[Como] usar o WhatsApp na sua estratégia de marketing

[Como] usar o WhatsApp na sua estratégia de marketing

Há muitas aplicações para dispositivos móveis, que servem para pequenas empresas, startups e empreendedores terem contato direto com os clientes, como

[Como] escrever uma bio perfeita para o Twitter?
Principais dados da mídia social para 2015
Porque o seu marketing de conteúdo não decola? Top 5 Razões

Há muitas aplicações para dispositivos móveis, que servem para pequenas empresas, startups e empreendedores terem contato direto com os clientes, como no caso de WhatsApp. Uma aplicação de mensagens móveis que está disponível em praticamente quase todos os usuários de telefonia móvel; Com cerca de 600 milhões de usuários em todo o mundo, podemos dizer que é necessário começar a pensar no uso desta aplicação, como parte de sua estratégia de marketing.

As marcas têm de prestar atenção às redes sociais e fazer avançar as suas estratégias de marketing. Novas formas de comunicação exigem aguçar sua inteligência e, acima de tudo, de acordo com as características da plataforma em questão para não errar na sua estratégia.

Aqui estão alguns dados que lhe convencerão a usar o WhatsApp marketing:

  • Mais de 600 milhões de pessoas usam este sistema de comunicação periodicamente.
  • Mais de 70% dos usuários que têm WhatsApp o usam diariamente.
  • Mais de 47 milhões de Brasileiros têm esse app em seus aparelhos.
  • Mais de 10.000 milhões de mensagens são enviadas diariamente através deste canal.

=> Aprenda a Utilizar o WhatsApp como Ferramenta de Negócios!

Ainda assim você ainda tem dúvidas do potencial desta ferramenta? Pense por alguns segundos, se você começar a pedir os telefones em um formulário inserido no seu blog ou comércio eletrônico, as possibilidades que este daria:

  1. Envio de promoções.
  2. Realização de sorteios.
  3. Envie notícias e atualizações.
  4. Envie vídeos, áudios, ou outro conteúdo viral.
  5. Enviar conteúdo com links para Lanqing Pages (otimizado para smartphones).

Sim, exatamente! com este canal de comunicação, não só chegaria a mais pessoas, mas você estaria batendo na porta de cada um de seus usuários, já que chegaria uma notificação para o celular, um aparelho que temos especial atenção durante todo o dia.

Eu desenvolvi um miniguia de 5 passos para ter sucesso em sua estratégia de comunicação de WhatsApp marketing.

1. considerar todas as opções

Você deve se concentrar na estratégia. Esqueça as características desta ferramenta e foque em como obter o máximo benefício da mesma para o seu negócio. Algumas das possibilidades que você pode usar WhatsApp são:

  • Boletim informativo: Este canal é muito válido para manter seus usuários informados. Mas cuidado! recorde que a vantagem de imediatismo e o que WhatsApp é uma aplicação que as pessoas ficam coladas praticamente o dia todo, então não envie mensagens todos os dias, as mensagens devem ser periódicas, uma vez por semana, uma vez a cada 15 dias, etc. Além disso, se você usar esse canal de comunicação para este, o site deve ser responsivo. Lembre-se que os usuários acessam a partir de seu celular.
  • Atendimento ao Cliente: Este é um dos mais válido para usar este canal de comunicação. O estabelecimento de uma atenção tão direta e imediata com o cliente é um aumento em suas vendas e fidelização de seus clientes.
  • Realizar sorteios: A simplicidade deste canal de comunicação e à facilidade com que algumas imagens, vídeos ou mensagens de se tornar viral fazendo do WhatsApp uma arma letal para sorteios, porque se você fizer bem a sua campanha poderá se tornar viral e chegar a muitas pessoas.
  • Promoções Originais: Tal como acontece com os sorteios, se você fizer uma promoção, com uma foto original ou vídeo, você terá não só captado a atenção imediata de seus assinantes, mas você também pode fazer a sua promoção viral. Pense como é fácil de compartilhar no WhatsApp

Não há nada mais odioso dos banners online “Parabéns, você é o milionésimo visitante a esta página, clique no banner para receber um presente.” Imagine-se, em vez disso, você envie a um cliente, apenas uma mensagem para informá-los que tele ganhou um presente.

Isso não seria uma farsa, ou uma tentativa sorrateira de lhe vender um aspirador de pó, mas um verdadeiro presente, e, não menos importante, criado especialmente para ele. Um desconto, um cupom, um gadget, algo que tenha sido oferecido exclusivamente a esse cliente e não para os outros.

2. Diferença entre Clientes e Impulsores

Este segundo código é muito importante. Eu acredito que, dentro dos grupos que a plataforma permite criar (máximo de 50 pessoas), é necessário diferenciar entre influenciadores ou muitos contatos interessados em seus produtos para que eles possam ajudar você e seus clientes:

  • Impulsores: Fale com pessoas de seu ambiente que são influentes e que tenham contatos no WhatsApp para enviar ocasionalmente seus produtos, promoções, etc. E crie um grupo para eles lhe ajudarem a espalhar mais e melhor seus produtos, promoções, sorteios, etc. Tudo depende do ROI de entrada nos impulsores.
  • Clientes: Este será o seu grupo de clientes, onde na próxima etapa, vamos ver como segmenta-los. Aqui você vai ter todos os seus clientes em potencial, alguns compradores habituais, outros compradores periódicos e outros usuários passivos, que são apenas curiosos, mas quando você menos espera, podem comprar.

E agora você está se perguntando … Ok Bruno, mas … “Onde posso obter esses números de telefone e contatos?”

Muito simples! Seu Blog ou Site é a sua maior fonte de tráfego, você pode colocar um formulário para captar os dados.

3. Segmentar de seus usuários usando Grupos

Estamos no Passo 3. Depois de definir o conteúdo da estratégia de divulgação e selecionar as opções que melhor se adequam ao nosso negócio no Passo 1, e fazer a diferenciação entre clientes e influenciadores e definir a estratégia para captação dos contatos do WhatsApp, é hora de iniciar uma segmentação em grupos com um máximo de 50 membros em cada grupo.

Antes de propor alguns tipos de segmentação, pense que você é a pessoa que melhor conhece o seu negócio e seus clientes, por isso, não há ninguém melhor do que você para desenvolver uma segmentação correta. Proponho alguns exemplos:

  • A segmentação por idade: um tipo de segmentação útil, especialmente ao fazer promoções e concursos. Dependendo da idade média de cada um dos grupos a sua comunicação com cada idioma será diferente.
  • Segmentação por cidades: Uma das opções mais úteis. Não só para o tipo de linguagem a ser usada em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, etc., mas porque dependendo de cada cidade as pessoas têm alguns gostos e interesses diferentes.
  • Tipos de segmentação de clientes: Dependendo dos tipos de clientes que você tem. Alguns compram mais produtos, outros compram menos, outros que nunca compram, mas subscrevem …
  • Segmentação Interna: Assim como você faz com seus clientes, este é também um grande canal de comunicação interno com os seus empregados, freelancers, fornecedores, não só pela proximidade que ele traz, mas porque eles também podem ajudá-lo em suas ações.

4. Envio Massivo

Chegamos ao penúltimo passo, Passo 4. Aqui entramos totalmente no assunto das mensagens que serão enviadas pelo WhatsApp. Aqui temos duas opções distintas:

  1. A aplicação normal: Usando um número de telefone específico para essa estratégia (não misture pessoal e profissional).
  2. MassyPhone (Ferramenta Profissional): Uma ferramenta profissional que executa exatamente o mesmo que o próprio aplicativo.

O que escolher?

Se você tem um pequeno banco de dados ou você está começando com esta estratégia neste canal de comunicação, apenas com seu aparelho será suficiente. O problema surge quando você tem uma grande base de dados com os clientes que já compraram e se você quer vender produtos e realizar todas as ações que temos visto neste artigo, neste caso eu recomendo MassyPhone pelo seguinte:

  • Realizar todas essas ações a partir de um dispositivo móvel pode ser loucura.
  • Quando você cria grupos no WhatsApp cada um dos membros podem ver os outros, e muitos não gostam. Isso não acontece com MassyPhone.
  • É sempre melhor usar uma ferramenta profissional para envio em massa.

A operação de MassyPhone é simples. Basta carregar o banco de dados do telefone em seu sistema e o sistema se encarregará de dizer quais tem WhatsApp ou não. A partir daqui, você pode começar a gerir a massa para todos os seus contatos de forma fácil e rápida.

5. Procure o impacto encaminhado

Não fique triste. Não faça o que todo mundo faz. Tente imaginar algo novo que traga valor seus contatos. Isso fará com que os seus receptores de comunicação passem automaticamente entre os seus seguidores, podendo chegar a milhares e milhares de pessoas.

Não se apresse. Pense no que você quer comunicar, discuta o assunto com pessoas de sua confiança tome uma decisão criativa.

Já temos uma pequena chave de usar WhatsApp como ferramenta de marketing. É perfeito para o serviço ao cliente, atendimento ao cliente, a confirmação de reservas, transporte cupons promocionais, etc.

Não há limites para o Marketing atingir seus clientes desde que não seja invasivo. Novas tecnologias democratizaram o caminho para o marketing eficaz em um custo muito baixo. Aproveite!!!

No mercado já há cursos bem completos de estratégias de marketing para o Whatsapp, como Curso Whatspp Marketing que é um programa de aprendizagem, transformação e evolução que proporciona uma visão estratégica na utilização do aplicativo como Ferramenta abundante de Negócios. Isso é o que define esta formação. É mais do que um curso, é mais que um treinamento, é uma atmosfera inovadora de ferramentas, conceitos e conteúdos para desenvolver você!

Em suma, aproveitar o potencial desta aplicação móvel moderna e econômica pode ser interessante e emocionante, especialmente para criar uma linha direta (em formato digital, a substância humana) entre marcas e consumidores, aumentando o nível de engajamento.

COMMENTS

WORDPRESS: 21
  • comment-avatar

    Novo guia => [Como] usar o WhatsApp na sua estratégia de marketing http://t.co/fhv42aYA47

  • comment-avatar

    Novo guia => [Como] usar o WhatsApp na sua estratégia de marketing http://t.co/UMUJvu4Aae

  • comment-avatar

    [Como] usar o WhatsApp na sua estratégia de marketing http://t.co/76jwaTwJ1a

  • comment-avatar

    Saiba como usar o WhatsApp na sua estratégia de marketing, http://t.co/2LYios8ssF via @101startup http://t.co/MGsmKVwRx1

  • comment-avatar

    [Como] usar o WhatsApp na sua estratégia de marketing http://t.co/uXxLr61YN7

  • comment-avatar

    Dicas para implantar uma estratégia de marketing no #WhatsApp. http://t.co/swkESvI3Nb

  • comment-avatar

    [Como] usar o WhatsApp na sua estratégia de marketing http://t.co/R2qW6GynQG

  • comment-avatar

    [Como] usar o WhatsApp na sua estratégia de marketing http://t.co/6HuQSTvQtr

  • comment-avatar

    [Como] usar o WhatsApp na sua estratégia de marketing http://t.co/sR2rktIwzZ

  • comment-avatar

    [Como] usar o #WhatsApp na sua estratégia de marketing http://t.co/seKNkEXJXk

  • comment-avatar

    [Como] usar o #WhatsApp na sua estratégia de marketing http://t.co/2A6qUTyXFV

  • comment-avatar

    [Como] usar o WhatsApp na sua estratégia de marketing http://t.co/UI9qZMHbpO #midiasocial

  • comment-avatar

    Olá Bruno!

    Não conhecia seu trabalho, mas acabei de acrescentar o seu blog na minha de favoritos.

    Excelentes estratégias sobre Whatsapp Marketing. Pena que a ferramenta ainda continua um pouco limitada no que se refere a número de clientes atingidos ao mesmo tempo. Para ficar ainda mais interessante, seria bom que fosse elevado o número de participantes por grupo.

    Grande abraço e obrigado pelo conteúdo!

  • comment-avatar

    https://www.youtube.com/watch?v=iCzizFwy-Bc
    Ultimo dia para fazer o seu cadastro Nestlevel ativação patrocinada com 500 euros cadastrese logo é gratuito duvidas
    whatsapp 952278416
    link: para fazer o cadastro
    http://www.nextmultilevel.com/users/register/wagnerjairo

  • comment-avatar

    Temos o kit completo para Whatsapp Marketing com ótimo preço..

    CONTATO:
    whatsapp: (62)8211-1963
    Skype: bms_vendas
    facebook: https://www.facebook.com/bmsvendas
    e-mail: bms_vendas@hotmail.com
    Site: http://www.bmsvendas.com

  • comment-avatar
    Ricardo 4 anos

    Boa tarde

    Bruno muito interessante seu artigo, gostaria de saber se você já modelou algo de mkt para whatsapp no segmento de comercio de veiculos.

    Parabens pelo artigo.

  • comment-avatar

    É ótimo desde que não seja evasivo. Muita gente vai aproveitar e vender produtos e serviços pelo Whatsapp. Tem que fazer um bom trabalho com ação de marketing para obter resultados. Abs

  • comment-avatar
    sidnei 4 anos

    Boa tarde a todos! Ótima oportunidade de negócio serio e honesto, alto retorno financeiro. trabalho em tempo integral e no conforto de sua casa ou escritório. Whatsapp 31999832083. Venha retirar suas dúvidas e obter mais informações. Te espero. abraços.

  • comment-avatar
    Camila 4 anos

    Existe alguma legislação quanto ao uso?

  • comment-avatar
    ANDERSON SILVA 2 anos

    Boa tarde.

    Bruno Souza

    Esse informativo é espetacular gostei muito

    e vou em frente com essas informações.

    Amém

    Obrigado

    ANDERSON SILVA /SP

  • DISQUS: 0