O verdadeiro significado da escrita criativa

O verdadeiro significado da escrita criativa

Falamos sobre escrita criativa, a tal ponto que alguém pergunta por que muitas vezes este nome. Além das definições de um dicionário, hoje eu quero da

Os 9 super poderes do blog corporativo
[Como] aumentar a visibilidade com Twitter Cards
Os Desafios da Produção de Conteúdo em Vídeo – Ep.04: rotina

Falamos sobre escrita criativa, a tal ponto que alguém pergunta por que muitas vezes este nome. Além das definições de um dicionário, hoje eu quero dar a minha opinião sobre a criatividade na escrita de ficção.

Costumamos fazer este nome para escrever histórias, a ficção literária, para diferenciá-la de outros tipos de escrita. Mas por que é criativa?

Onde está a criatividade do escritor?

Inventar histórias, em sua maioria. E você tem que ser criativo para inventar. Tendo imaginação e fantasia. Na verdade, penso eu, a verdadeira criatividade do escritor é ser capaz de construir situações especiais que se tornam histórias.

Saber como criar personagens, também, os atores de suas histórias. E os personagens não são pessoas simples, caso contrário ele seria chamado assim. É uma mistura, na minha opinião, entre pessoas reais e pessoas que têm de se encaixar perfeitamente nos eventos que nós criamos. Mas o escritor criativo mestre está em saber como construir uma história poderosa, forte, que consegue dar ao leitor o que você não encontra em sua realidade.

O que realmente cria um escritor?

Mundos, não apenas histórias. Se pensamos em novelas, temos um bom exemplo do que pode criar um escritor. Então, gostando ou não, isso tem pouca importância.

Quando eu li Cloud Atlas por David Mitchell, fiquei surpreso com a criatividade do autor. Para escrever seis andares ligados uns aos outros.

O que criou esse autor? Somente histórias? Não, ele criou os mundos, que é algo diferente.

O que não é escrita criativa

Tudo o que tem a ver com criatividade. Não só escrever histórias, mas também manuais técnicos, notícias, textos publicitários. Aqui está uma pequena lista do que não pode ser visto como a escrita criativa.

  • Escrevendo para a web
  • Redação
  • Jornalismo
  • Redação Técnica

A escrita criativa é uma expressão do eu

Eu já disse várias vezes que um escritor põe a nu, em um sentido. Quando escrevemos uma história, nós colocamos em nossas palavras, uma parte de nós. Diz-se que o protagonista do romance é uma cópia do nosso nós mesmos, mas no meio da história, há algo do escritor, sim.

O Quê?

Sua visão de tudo, na minha opinião. Como podemos perceber a vida, o desenrolar dos acontecimentos, o universo que nos rodeia. Mas até mesmo as nossas paixões, nossas dores, nossos medos. É normal dizer que incutimos isso em nossos escritos, conscientemente, talvez apenas o oposto acontece.

Estamos criando uma história, provavelmente a partir do nada, a partir de uma ideia simples, que nasceu com as muitas ligações que temos ao redor, mas nessa história – talvez não tão gritante – há vestígios de nós.

O que escrever é uma expressão do eu que temos dentro. Talvez ela é revelada a partir do primeiro trabalho, a primeira história, talvez até mesmo do segundo andar, mas não há.

A essência da escrita criativa

Estamos, no final. E, talvez, nós não criamos nada. Talvez remexemos nossos pensamentos, as partes de nós mesmos que costumam manter-se em privado. A verdadeira essência da nossa escrita é fazer história na forma de uma segunda via mais ou menos homogêneo, fiel, de nós mesmos.

E a leitura das obras completas de um escritor não pode ser rastreada até a sua filosofia? Lembro-me de na escola as aulas chatas sobre os autores. Foram artigos, ensaios, escrito depois de ler todas as obras desses escritores.

Escrever é recriar a nós mesmos. É criativo, porque não temos a ilusão de ser os verdadeiros criadores de uma história. Na verdade, é a ferramenta que impulsiona inconsciente de dizer ao mundo quem somos.

COMMENTS

WORDPRESS: 5
  • comment-avatar

    Novo artigo => O verdadeiro significado da escrita criativa http://t.co/1BVDyjyL9C

  • comment-avatar

    Novo artigo => O verdadeiro significado da escrita criativa http://t.co/Q5XFVAbvR0

  • comment-avatar

    O verdadeiro significado da escrita criativa http://t.co/KudhWO3fWG

  • comment-avatar

    O verdadeiro significado da escrita criativa https://t.co/k0NflQ1gWK #socialmedia #marketingdigital

  • comment-avatar

    RT @brunounix: O verdadeiro significado da escrita criativa https://t.co/k0NflQ1gWK #socialmedia #marketingdigital

  • DISQUS: