Trabalhando a fidelização de clientes

Trabalhando a fidelização de clientes

A fidelização de clientes é garantir que um cliente (um consumidor que tenha comprado o nosso produto ou serviço) se torne um cliente fiel, ou seja, t

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A fidelização de clientes é garantir que um cliente (um consumidor que tenha comprado o nosso produto ou serviço) se torne um cliente fiel, ou seja, torna-se um cliente regular ou frequente. A lealdade do cliente não só nos permite que o cliente volte e compre nosso produtos, mas também nos permite alcançar recomendações do produto ou serviço para outros consumidores.

Muitas startups negligenciam a lealdade do cliente em relação a captação de novos clientes, o que geralmente é um erro, pois a lealdade do cliente é muitas vezes mais rentável do que a captura de um novo, porque gera redução de custos em marketing (um consumidor antigo é mais propenso a comprar outra vez) e vender a um consumidor que já comprou exige menos operações no processo de vendas.

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A fidelidade é fundamental  quando há abertura de mercado, quebra de regulamentação, novos entrantes,  porque a todo momento surge um imenso leque de atrativos para cativar clientes de concorrentes. 

Vejamos algumas das principais estratégias que existem para manter os clientes:

Prestar um bom serviço ao cliente

Fornecer um bom ao serviço ao cliente significa, entre outras coisas prestar um bom atendimento ao cliente, serviço simpático, num ambiente acolhedor, conforto, serviço personalizado e atenção imediata.

Proporcionar um bom atendimento ao cliente nos permite ganhar a confiança e a preferência do mesmo, e assim, voltar a comprar, e provavelmente recomendar a outros consumidores.

Fornecer serviços pós-venda

Fornecer serviços pós-venda ao cliente é prestar serviços de pós-venda, tais como a prestação de serviços de entrega do produto, instalação gratuita do produto, informações sobre o uso do produto, reparação e manutenção do produto etc. Fornecer serviços pós-venda é semelhante a prestar um bom serviço ao cliente, que é ganhar a confiança e a preferência do cliente final, mas também nos permite manter contato com ele após a venda ter sido feita.

Manter contato com o cliente

Manter contato com o cliente é possuir os seus dados pessoais (nome, endereço, telefone, e-mail, data de nascimento), e depois se comunicar com ele, por exemplo, telefonando para perguntar como vai com o uso do produto, envio de cartões postais ou de cumprimentos para o seu aniversário ou em qualquer data festiva.

Manter contato com os clientes nos permite criar uma relação estreita e fazê-lo se sentir que nos preocupamos com ele, mas também nos permite, eventualmente, comunicar nossos novos produtos e promoções.

Encontre um sentido de pertença

Encontre um sentido de pertença é garantir que os clientes se sintam parte da empresa, proporcionando um bom serviço ao cliente, mas também participar na realização de melhorias para a empresa ou fazendo-o sentir-se útil para isso, por exemplo, pedindo seus comentários ou sugestões .

Outra maneira de conseguir um sentimento de pertença é criar a possibilidade para que o cliente se inscreva ou se torne um membro da empresa, por exemplo, dando um cartão de membro ou um cartão VIP para aceder a determinados benefícios, como descontos ou ofertas especiais.

Fornecer um produto de boa qualidade

Finalmente, a melhor maneira de reter clientes é oferecer um produto de alta qualidade, o que significa, entre outras coisas, fornecer um produto de primeira qualidade, que possui um design atrativo e durável no tempo e que satisfaz necessidades, gostos e preferências. A oferta de produtos de boa qualidade nos permite ganhar a preferência do cliente.

Atrair novos clientes está cada vez mais complicado e caro devido ao excesso de oferta na maioria dos mercados, menos diferenciação entre os diferentes produtos, concorrentes mais agressivos, mais sofisticado e consumidores e distribuidores informados com mais poder de barganha. Portanto, o sucesso do negócio é determinado pela capacidade de reter clientes e desenvolver negócios com eles.

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