Técnicas de motivação: Storytelling

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Contar histórias é simplesmente um nome Groovy e em Inglês para uma técnica que tem sido praticada toda a vida, mas ultimamente está em moda: contar uma história para fazer qualquer um pensar sobre um problema.

Aqueles que seguem este blog certamente já leram alguns posts sobre experiências pessoais ou corporativas de storytelling.

Contar histórias é apenas isso, contar uma história, uma anedota ou a experiência pessoal para ilustrar algum problema subjacente que é difícil ou chato explicar de outra forma. Tem sido utilizado desde tempos imemoriais. Sabemos que histórias mitológicas ou religiosas são normalmente um conjunto de histórias morais e contos de advertência por exemplo.

É difícil sentar-se com um grupo de pessoas e dizer: “Senhores, vocês não estão se esforçando o suficiente. Eles estão sabendo que eles não estão a abordar os problemas que enfrentam e, portanto, não são capazes de alcançar nosso objetivo “.

Outra maneira de colocá-lo é contar uma história, como fiz há algum tempo em grupo na igreja a qual frequento.

É difícil de dizer aos leitores “recicle-se profissionalmente ou você ficará sem trabalho.” É melhor contar a história. Usar histórias tem muitas vantagens que eu, pessoalmente, acho extraordinário.

  • Atenue a mensagem. Diga o que quer dizer, mas não para alguém em particular. Sem acusações diretas, apenas uma história.
  • Melhora a capacidade de concentração. É muito mais divertido seguir o fio de uma pequena história que atender a um monólogo.
  • Define laços pessoais. Quando você conta uma experiência pessoal, não está apenas dizendo o que você acha que deve fazer, você está, na verdade, mostrando que você esteve lá, você é capaz de se colocar no lugar dos outros e aconselhar de experiência.
  • Use sua imaginação.  Vamos ser honestos, às vezes é muito chato fazer uma apresentação sem os fatos e propor soluções.
  • Pode ser inspirador.Contos ou histórias têm um determinado efeito nas pessoas. Eles podem motivar e inspirar-se para alcançar novas metas. Quem nunca quis ser um cowboy quando criança depois de assistir a um filme? Quem não queria começar um negócio na garagem depois de ouvir a história de Mark Zuckerberg ou Steve Jobs (crivado de meias-verdades por sinal)?

É sem dúvida uma técnica que eu gosto especialmente porque eu “escrevo contos” desde que eu era um adolescente, então eu acho que as histórias têm um poder que não pode ser subestimado.

Desde que encontramos o canal certo e no momento certo, contar histórias bem implementado pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma mensagem, seja pessoal ou corporativa..

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