Storytelling: os passos básicos que (talvez) ainda não sei

Storytelling: os passos básicos que (talvez) ainda não sei

Quantas vezes já ouvimos a frase "todos têm uma história para contar"? Muitos, talvez. Para todas as histórias, mesmo - e principalmente, ao que parec

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Quantas vezes já ouvimos a frase “todos têm uma história para contar”? Muitos, talvez. Para todas as histórias, mesmo – e principalmente, ao que parece – para os usuários.

Storytelling, a metodologia com base nas regras da narrativa, está se tornando uma ferramenta popular entre os profissionais que querem encontrar novas maneiras de se comunicar com os usuários. Vamos aos passos básicos que (talvez) ainda não sabemos.

Brainstorming

Reúna sua turma, prepare uma bela garrafa de café, alguns petiscos e faça um balanço da situação. Defina os seus objetivos, a mensagem que deseja comunicar e a história que você quer contar. Inspire-se com a vida todos os dias, e as ideias virão do sol.

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O importante é, em seguida, colocar as ideias no papel, bloco de notas e estar pronto para a próxima etapa.

Planejamento

Mesmo a emoção precisa de regras. Parece um pouco exagerado ler tudo de uma só vez, mas realmente é verdade: o planejamento de contar histórias é fundamental. Uma vez coletadas as ideias que você precisa organizar é hora de construir os ciclo de histórias.

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Descreva em detalhes todas as etapas da evolução da história que você escolheu para contar, os personagens e suas caracterizações e, acima de tudo, o tempo em que isso vai acontecer e se os recursos envolvidos serão úteis para acompanhar todo o trabalho.

Compartilhando

Se a história não é compartilhada com os usuários é um fim em si mesmo e ninguém vai saber (é claro!).  A chave para obter uma história viral e seu endurecimento nas pessoas é a paciência, a intenção de entreter e emocionar aqueles que seguem, mas, acima de tudo, emoções.

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É por isso que há casos como Real Beauty Sketches da Dove eles tem milhões de visualizações.

Medição

Neste ponto, o ciclo de narrativa parece que terminou. Mas não! Está na hora de medir, ou seja, entender o que, de fato, envolveu os usuários. O fluxo gerado pelo contador, no entanto, deve ser seguido da primeira para a última fase, monitoramento e classificação de cada ação, a fim de tornar mais fácil a análise de relatórios.

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Por que isso funciona? De que maneira? Storytelling é eficaz porque a nossa maneira de pensar é a narrativa: a narrativa é um ponto de acesso na mente, o que ajuda a construir a identidade, a percepção de experiências intensas que serão lembradas por muito tempo.

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