Storytelling: o tempo para criar a sua história

Storytelling: o tempo para criar a sua história

Li recentemente um artigo interessante sobre os aspectos técnicos de contar histórias, na lógica de que acionar o nosso cérebro para reagir ativamente

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Li recentemente um artigo interessante sobre os aspectos técnicos de contar histórias, na lógica de que acionar o nosso cérebro para reagir ativamente para as histórias e a importância fundamental da comunicação emocional. Nós não estamos falando sobre o marketing inovador, mas uma dimensão de comunicação que capta a nossa capacidade inata para criar e contar histórias, um modo renovado para envolver e criar interação com nossos leitores.

Um artigo que me levou a alguns pensamentos, agora gostaria de compartilhar com vocês.

Cada vez mais temos de reiterar que é hora de se comunicar de uma maneira diferente. Eu sei que é uma dura realidade, mas se alguém ainda acha que pode se aproximar do mercado, para saber a sua situação real com a comunicação da década de 90, bem, talvez deva refazer seus passos.

Todos os dias eu digo e eu muitas vezes eu vejo que muitas empresas não tem uma história. Todos têm bons produtos, únicos no mercado, experiências extraordinárias, mas (por exemplo) sem história. Ou, pelo menos, não uma história que vale a pena contar.

Sem história?

Nas palavras do bom e velho Clooney em um famoso spot, Sem Martini, Sem festa.

Nenhuma história, nenhuma parte, nenhuma empresa.

Sem história você não tem uma empresa.

Mas você tem companhia!

Você a criou, fez um caminho, você estudou, procurou e encontrou soluções. Considere que, formado, amado, ajudado e, às vezes, pessoas perdidas.

Você fez uma viagem. Você enfrentou a adversidade.

Você tem uma história para contar!

Sua história é cheia de obstáculos, armadilhas, e espera, eventualmente, quando você chegar ao final do caminho, sucessos e soluções. E os lucros.

É tempo para criar a sua história. Não é uma história cronológica de sua empresa, você mente.

A verdade é que o sucesso da sua empresa, qualquer que seja sua atividade, depende também da sua capacidade de criar conteúdo valioso.

(Oh, bem, em seguida, dizer que chegamos ao mesmo ponto)

Sim, estamos no ponto de partida.

É preciso disciplina, criatividade rigorosa (sim, eu disse criatividade rigorosa) e é um trabalho exigente. Criar a história de forma consistente, escrever e publicar o índice bom. Digo, obter ajuda, escrever, editar, cortar, destruir.

Histórias interessantes para contar a resolução de problemas.

E a grande coisa é que não importa quão grande ou extraordinário tem sido a sua história até agora, o melhor que você tem ainda para contar.

Sua história deve ser de interesse para o seu leitor. A história TUA, entre os milhões de links para histórias que você pode encontrar no Google. Alguém vai estar interessado na sua. Mas não porque você vai ser mais inteligente e mais “técnico” do que outros para se posicionar na web, não em todos, mas porque você vai ser simples, interessante, útil. Você vai fazer a diferença e tornar-se indispensável.

Estou falando com você. Não um marciano que acabou de pousar na Terra a partir do espaço.

Contar a sua história é uma viagem.

Se você quiser vamos fazê-lo juntos, um passo de cada vez.

imagem: btusdin

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