Startup e propriedade intelectual, algumas dicas úteis

Startup e propriedade intelectual, algumas dicas úteis

O que é importante para garantir a propriedade intelectual para uma startup? A resposta é : muito. A globalização dos mercados tornou essencial para

6 dicas para criar e distribuir conteúdo online
[Como] escrever para os leitores ( a terceira dica é a melhor)
Canal proprietário: não há alternativa para o blog

O que é importante para garantir a propriedade intelectual para uma startup?

A resposta é : muito. A globalização dos mercados tornou essencial para proteger a criatividade das empresas e considerou que o sistema de negócios não pode ignorar os grandes insights, eles devem ser protegidos da melhor forma possível.

Quais as ferramentas que podemos usar para proteger e valorizar a propriedade intelectual da startup?

Acordos de não divulgação

Um dos remédios mais simples que qualquer empresa pode tomar para garantir a proteção da propriedade intelectual é aplicar a todos os fundadores, colaboradores e fornecedores para assinar um acordo de não divulgação.

Estes acordos são curtos, simples e geralmente contêm cláusulas que restrinjam a divulgação de informações confidenciais da empresa e proibição de uso para fins pessoais.

Apesar de sua facilidade de uso e acessibilidade de modo geral, muitas empresas não conseguem obtê-los. A não obtenção de tais acordos podem levar a grandes dificuldades de proteção, em alguns casos extremos, pode também ameaçar a rentabilidade da empresa

Grave todas as formas de propriedade intelectual

Um segundo passo é gravar tudo relacionado com a propriedade intelectual de uma empresa, esta estratégia irá evitar ter que correr para se esconder durante o período de projeto ou, pior, de produção, quando o calendário é muito apertado.

As empresas também devem registrar nomes de domínio na Internet, os nomes de conta de mídia social para fortalecer a marca e para melhor controlar o uso que dela foi feito.

blogger

Proteção dos sistemas informáticos

Além de garantir a propriedade intelectual através dos registros, as empresas devem evitar o acesso não autorizado dentro de seus sistemas de TI.

Você deve usar aplicações de seguro e criptografar e-mail e transferência de arquivos de armazenamento em nuvem para uma taxa (muitos serviços gratuitos são sem segurança), para solicitar e usar senhas apropriadas em computadores e dispositivos e, finalmente, aprovar e aderir a um determinado critério de manutenção de registros. 

Muitas empresas, especialmente as startups, não tomam medidas apropriadas para proteger seus sistemas de computador, muitas vezes consideraram que os custos dessas ferramentas simples são proibitivos. Quase todas as operações descritas acima, na verdade custam muito pouco.

entrepreneur

Acordos com ex-funcionários e propriedade intelectual

Uma das melhores maneiras de proteger a propriedade intelectual é garantir que os melhores funcionários continuem a trabalhar na fazenda; é claro que forçar os funcionários a ficarem em uma empresa é impossível, mas através de uma abordagem justa e razoável e criando um ambiente de trabalho positivo, metade do trabalho já foi feito.

Todas essas dicas são inúteis se a empresa não conseguir inculcar em seus empregados o valor e a importância da propriedade intelectual. Uma das maneiras mais fáceis é a adoção de políticas corporativas destinadas a promover o valor cultural, através da formação de pessoal, particularmente em novos recrutas.

COMMENTS

WORDPRESS: 4
  • comment-avatar

    Startup e propriedade intelectual, algumas dicas úteis http://t.co/eCXyDPsOl7

  • comment-avatar

    Startup e propriedade intelectual, algumas dicas úteis http://t.co/rQiLicshbF

  • comment-avatar

    Startup e propriedade intelectual, algumas dicas úteis http://t.co/lYjNRyeipJ

  • comment-avatar

    Startup e propriedade intelectual, algumas dicas úteis https://t.co/yF71RJfu8R #socialmedia #marketingdigital

  • DISQUS: