Social media optimization: Seus clientes vendendo pra você

Social media optimization: Seus clientes vendendo pra você

SMO é o processo de criação de múltiplos pontos de acesso ou visibilidade, utilizando o tráfego já existente através de mídias sociais para promover u

Marketing em mídias sociais: Quais técnicas você escolheu?
As 5 regras básicas para storytelling
Como criar conteúdo web que converta em vendas

SMO é o processo de criação de múltiplos pontos de acesso ou visibilidade, utilizando o tráfego já existente através de mídias sociais para promover uma marca ou serviço. Em termos simples, o SMO é a utilização de sites como Facebook e Twitter para criar um buzz sobre a sua empresa. É um processo que não só exige inovação, mas dinamismo contínuo.

Eu pessoalmente venho mudando um pouco minha visão sobre o que realmente é SMO, vejo muito que existe certa confusão entre a otimização de mídias sociais e gestão de reputação online. 

social-media-optimization

Em minha opinião, SMO significa integrar sua empresa com ferramentas de socialização (Compartilhar no Facebook / Twitter) com a possibilidade de estabelecer uma comunicação transparente e bidirecional. Ou seja, ao invés de trazer o cliente para visitar seu site, você torna-lo parte da empresa e não apenas conta-lo como mais um que acessou o site da empresa.

POR QUE DEVO ME PREOCUPAR COM O SMO?

De acordo com Graham Mudd , vice-presidente de Pesquisa e Mídia da comScore , atualmente, três de cada quatro utilizadores da Internet estão em uma rede social. Ao mesmo tempo, um outro estudo recente da Nielsen conclui que as recomendações de amigos do Facebook reforçam o recall da marca em 16%, chegando a 30% quando estas referencias são feitas no mural do usuário.

Não se esqueça de que na internet o boca a boca é quase incontável, porque ao contrário do que acontece em um boteco, onde somente quem está na mesa é ouvido naquele momento, a audiência para uma recomendação na Internet é muito maior e se perpetua ao longo do tempo.

Os depoimentos de seus clientes são materiais valiosos para sua empresa, porque melhoram sua reputação online, confirmam e fortalecem suasações fortalecer e sua posição em mecanismos de busca.

4 CHAVES PARA OTIMIZAR SEU RELACIONAMENTO E AUMENTAR SUAS VENDAS:

  • Foco no atendimento ao cliente: Ofereça valor para o usuário, fornecendo informações úteis e práticas para as decisões de compra, e não apenas mensagens comerciais.
  • Otimizar o processo de compra: Se seu site é voltado para a venda on-line ou leva para a coleta de serviços fora de linha, para ser eficaz e gerar lucros, você deve ter em mente a usabilidade . Não só melhorar o sua taxa de conversão (vendas / visitas), mas uma experiência para o usuário, afetar positivamente a disposição de seus clientes para ele gerar recomendação.
  • Atuar como um facilitador: Alguns de seus clientes estão dispostos a compartilhar sua experiência de compra por vários motivos (bom atendimento, vaidade, visibilidade, reconhecimento,…). Faça-os se sentirem parte da empresa.
  • Criar um ecossistema social: Incluir marcadores sociais permitindo os clientes a compartilharem seus testemunhos em outras plataformas como o Facebook ou Twitter. Eles já manifestaram as suas opiniões publicamente e você só tem que ajudar a difundi-las.

Encoraje os seus clientes a testemunhar suas experiências, essa é uma das metas mais importantes para maximizar o alcance do seu relacionamento. As recomendações de seus clientes são muito poderosas a fim de gerar confiança no seu negócio.

7 Passos para melhorar o seu SMO

Joshua Berg é um dos principais defensores do SMO. Ele promoveu um modelo de sete passo chamado REALSMO, que consite:

  • Reputação – construir sua reputação como uma fonte confiável.
  • Engajamento – incentivar o envolvimento, compartilhamento e recompensas.
  • Autoridade – tornar-se uma autoridade notável em seu nicho.
  • Liderança – originalidade e criatividade, ser um líder de pensamento.
  • Social – ser social, encontrar e se relacionar com peritos sociáveis ​​em seu campo.
  • Mídia – usar suas plataformas de mídia social para maximizar a influência.
  • Otimização – melhorar aspectos técnicos para aumentar a otimização.

Estas sete etapas fornecem uma boa referência contra o qual você pode avaliar e planejar suas atividades atuais de SMO.

Os comentários positivos sobre os produtos e serviço pós-venda de uma empresa são a melhor ferramenta para construir confiança, ganhar visibilidade na Internet, a fidelidade dos clientes existentes e atrair novos clientes para impulsionar as vendas.

COMMENTS

WORDPRESS: 7
  • comment-avatar

    Novo artigo => Social media optimization: Seus clientes vendendo pra você http://t.co/XIwb1FAStw

  • comment-avatar

    Social media optimization: Seus clientes vendendo pra você – #startup #marketingdigital http://t.co/9rKCZLfJty via @101startup #startup

  • comment-avatar

    Social media optimization: Seus clientes vendendo pra você http://t.co/TmODZ83qTt #marketing #midiasocial

  • comment-avatar

    RT @brunounix: Social media optimization: Seus clientes vendendo pra você http://t.co/TmODZ83qTt #marketing #midiasocial

  • comment-avatar

    Social media optimization: Seus clientes vendendo pra você – #marketingdigital http://t.co/9rKCZKXAfq

  • comment-avatar

    Social media optimization: Seus clientes vendendo pra você http://t.co/3AZ9SrE3mL #midiasocial

  • comment-avatar

    RT @101startup: Social media optimization: Seus clientes vendendo pra você http://t.co/3AZ9SrE3mL #midiasocial

  • DISQUS: