[Resenha] Quebre as Regras e Reinvente!

[Resenha] Quebre as Regras e Reinvente!

Seth Godin é um dos gurus do pensamento inovador e novas formas de ver o marketing nos Estados Unidos. Você pode vê-lo dando palestras interessantes e

Influenciadores Digitais: o que mensurar na estratégia?
Mídias Sociais: como iniciar um portfólio?
7 coisas que um gerente da comunidade deve saber

Seth Godin é um dos gurus do pensamento inovador e novas formas de ver o marketing nos Estados Unidos. Você pode vê-lo dando palestras interessantes em TED.com sobre conceitos como Tribos e sobre marketeiros serem mentirosos. (Bem … pode ter um ponto).

Quebre as Regras. ReinventeOntem terminei de ler mais uma de suas poderosas obras, seu Livro “Quebre as Regas” (“Poke the box”) é um livro curto e simples, mas com uma mensagem poderosa. Na nova economia, o capital mais indispensável não é o capital $$, nem o humano e nem os recursos naturais. O capital é a iniciativa.

Sim. Iniciativa

É simples assim. Pare de falar, de buscar aqui e ali. Quer fazer algo? Está bem. Faça-o. Ponto. E o “que se passa é que …” não existe. Faça-o. Ponto.

Se você está lidando com uma ideia, um sonho para cumprir, seja pessoal ou profissional, penso que este é um daqueles livros que você não deve perder, e ler em voz baixa, com o seu lápis e papel bem perto.

Na verdade, Godin nos diz que nos ensinam sobre tudo na vida. Técnicas para fazer alguma coisa, as outras formas de melhorar os procedimentos ou além. Na escola, na faculdade ou apenas em nosso local de trabalho. Na verdade, o mundo está cheio de pós-graduados e gente cheias de títulos. Mas o que ninguém nos ensina, nos prepara e nos empurra para nos transformar em “iniciadores”.

Profissão: iniciador.

Você já pensou em se tornar um “motor de arranque”? Sim, a partir de um projeto que está na gaveta da mesa, começar uma transformação no seu ambiente, iniciar um negócio. Parece bom olhar no espelho e dizer, eu sou um iniciador. A próxima vez que alguém lhe pergunta a pergunta típica pode responder com a cara erguida “… e o que você faz?”:  “Eu? Eu sou um iniciador… “.

O sétimo imperativo.

Godin também diz que, tradicionalmente, existem seis grandes imperativos para o progresso no mundo de hoje. E tudo amplamente coberto pela pós-graduação, livros, treinos, etc..

  • A primeira é ter consciência do seu mercado mesmo. 
  • A segunda é estar preparado. 
  • A terceira é ser bem relacionado com pessoas e organizações. 
  • A quarta é ser consistente, eles sabem o que esperar de você. 
  • O quinto é a criação de valor, para ter algo para vender. 
  • E o sexto, ser produtivo é oferecer um bom preço.

No entanto, Godin diz que, mesmo fazendo essas seis coisas, nós podemos falhar. “O mundo está mudando muito rápido, sem a centelha da iniciativa, você se limita a reagir ao que está à sua volta.” O sétimo imperativo é hoje o mais importante é ter iniciativa. Não há livros, não há pós-graduação que ensine. Depende apenas de você e ninguém na terra pode te entregar.

Dar voltas … o nosso pior inimigo.

Seth GodinÉ assim … damos voltas e voltas a uma ideia e aqui estamos. “Dar uma volta.” Os empreendedores, no entanto, têm essa qualidade extraordinária. São “iniciadores” o tempo todo. Porque eles têm a coragem e o coração para lançar “o que vem.”

Outro risco é acreditar na ilusão de avançar. E aqui a última e mais perturbadora citação do livro, Godin cita o. Dr. Jan Souman do Instituto Max Planck de Cibernética Biológica, que se dedicou a estudar o que acontece quando não temos bússolas ou mapas ou pontos de referências. 

Ele experimentou com pessoas perdidas em uma floresta e no deserto do Saara, sem que pudessem se orientarem sobre a localização. Sabe o que ele descobriu? Que essas pessoas inevitavelmente acabaram andando em círculos. Por mais que tentavam calcular que iam em linha reta, sempre acabavam chegando ao ponto em que eles partiram.

Nas palavras do Dr. Souman:

Não confie em seus sentidos porque, mesmo que ache que está em linha reta, não está.

As pessoas precisam de um mapa, norte, um objetivo ou um ponto de referência. Torne-se um grande desenhador de mapas e os coloque na frente de seus olhos. Evite perder-se e o mais importante, você deixará o risco de continuar “dando voltas”.

Você não vai chegar a lugar nenhum.

Uma das partes interessantes é capacidade que você tem em quebrar regras, durante toda a vida somos ensinados a seguir regras e se você as quebra, faz diferente, você é um doido. Godin criou uma fórmula interessante para quebrar regras:

[mnc<0-> mexer]

Onde se o Custo de quebrar regras (mnc) for menor que  o Custo de não fazer nada (0), então você deve ser mexer.

Faça um mapa, mas bem detalhado de onde você quer chegar, dessa forma você irá evitar a perda e seguirá em frente! 
É um livro para aqueles que de vez em quando precisam de um pouco de combustível, um pequeno chute na bunda para correr em direção ao nosso sonho. A sensação é de que Godin sofre porque não queremos mudar as coisas, porque o nosso medo de brilhar seja mais forte do que o nosso desejo de perseguir com os sonhos.

Trechos do livro que gostei

  • Quanto mais você fizer, melhor vai ficar, mais habilidade, mais alavancagem. Com o tempo, melhora.
  • Se pergunte: “Como você chegou nesse emprego?” Na maioria das vezes, a resposta é estranha, as pessoas não sabem bem porque e não refletem sobre isso a fundo. Há muita inércia.
  • “Continue começando, até você terminar”.
  • O mercado é obcecado por novidade. Então, vá fazer algo novo .
  • Surpresa, conexão, humanidade, transparência. Tudo isso cria alegria.
  • Na maioria dos casos, você vai chegar num lugar diferente de onde pensou que chegaria, quando começou. Tenha isso em mente.
  • Não somos criança e isso não é uma bicicleta.
  • Não dói perguntar. Na verdade, dói, Dói perguntar o jeito errado.
  • Iniciar é um ato intenciona. Ninguém atende ao telefone por acidente.
 Começar e Terminar – começar é o dom e o tom do empreendedor. Empreendedores são iniciadores por natureza. Mas terminar é na verdade parte do começar. Um começo sem término não é um começo, é só um hobby.

Material muito emocionante! Este livro inteiro é cheio de autorização, ideias inspiradoras, técnicas, estratégias e encorajamento para as pessoas e empresas, grandes e pequenos, prontos ou não. “Você tem que fazer a diferença ou você desperdiçar a oportunidade.”.

COMMENTS

WORDPRESS: 7
  • comment-avatar

    RT @brunounix: Novo artigo => [Resenha] Quebre as Regras e Reinvente! – Seth Godin é um dos gurus do pensamento inovado… http://t.co/eqMa…

  • comment-avatar

    [Resenha] Quebre as Regras e Reinvente! – #marketingdigital http://t.co/XSzdfJ7Nx0

  • comment-avatar

    RT @101startup: [Resenha] Quebre as Regras e Reinvente! – #marketingdigital http://t.co/XSzdfJ7Nx0

  • comment-avatar

    [Resenha] Quebre as Regras e Reinvente! http://t.co/QM6CxwADP1 #marketing #midiasocial

  • comment-avatar

    [Resenha] Quebre as Regras e Reinvente! http://t.co/QM6CxwADP1 #midiasocial

  • comment-avatar

    Acabei de comprar o livro, foi difícil de achar! Mas no final achei no site das americanas. Li sua resenha antes de clicar para comprar. Agora é só esperar ele chegar!!

  • DISQUS: