[Resenha] O manual da inovação social

[Resenha] O manual da inovação social

Você ouve mais e mais sobre a inovação social. Nos anos seguintes, a crise e as muitas mudanças tecnológicas têm estimulado o surgimento de novos para

Novo comercial da VIVO e o movimento #InternetJusta | JobCast #6
AIDA: a desconstrução e adaptação moldada pela evolução do ambiente
[Como] diminuir a taxa de rejeição com pequenos ajustes

Você ouve mais e mais sobre a inovação social. Nos anos seguintes, a crise e as muitas mudanças tecnológicas têm estimulado o surgimento de novos paradigmas e modos de interação entre as pessoas, com o objetivo de encontrar soluções práticas para os problemas que todos nós enfrentamos diariamente.

Para mim, a inovação social é uma questão muito importante, porque desde o início, é  uma abordagem que enfatiza o valor que as empresas procuram oferecer aos seus clientes e as necessidades reais e específicas que irão encontrar.

Por esta razão, quero fazer um apelo especialmente dirigido a todos os projetos empresariais desenvolvidos em território Brasileiro que têm a sua própria visão para resolver os principais desafios da inovação, a partir da sustentabilidade econômica e ambiental até chegar a temas complexos, como o trabalho ou a educação.

inovação social

O projeto do “LIVRO BRANCO SOBRE INOVAÇÃO SOCIAL” , será nossa estrela guia e nos guiará na análise das startups que queiram apresentar seus projetos. Antes de explicar mais detalhadamente o que é, como é o livro aberto, lhe deixo com a apresentação dos autores:

Este não é um livro ideológico, não é um manifesto. Compilado pelo think tank do governo britânico NESTA (National Endowment for Science Technology and the Arts), uma agência do governo que há muito tempo tem como missão estimular a criatividade da economia britânica. Tem como objetivo proporcionar sim uma espécie de catálogo de ferramentas e práticas que podem ser usadas. Além disso, há pouca necessidade de ideologias, nós já sabemos o que está errado e o que queremos, é então que precisamos de ferramentas.

Os autores do livro aberto sobre inovação social

Existem dois atores principais que contribuíram para a criação do livro aberto: Societing.org e Nesta (National Endowment for Science Technology and the Arts). Conhecê-los melhor.

Societing.org é um projeto que reúne um grupo de pesquisadores, ativistas, acadêmicos e gestores que compartilham um objetivo comum: encontrar soluções sustentáveis, tanto do ponto de vista dos problemas sociais e econômicos causados ​​pela crise. Para atingir este objetivo esse grupo de pessoas tira o máximo partido das novas tecnologias, que são os novos paradigmas que cada vez mais caracterizam a nossa época, incluindo precisamente os conceitos de inovação social e empreendedorismo social.

Por outro lado, encontramos o NESTA , um órgão independente que tem como missão tornar o Reino Unido um lugar onde a inovação é colocado em primeiro lugar na escala de valores. Esta entidade opera sem qualquer participação do ponto de vista financeiro dos cidadãos e vive principalmente de doações voluntárias.

O NESTA essencialmente executa três tarefas: Investir em startups inovadoras, fornecer informações sobre as diversas regras e leis que devem ser respeitadas e realizar iniciativas e programas que visam a resolução dos grandes desafios que o futuro nos traz. Tudo em colaboração e criação de sinergias com os políticos, a sociedade civil, educadores, investidores e, claro,todos lidando com a inovação.

A estrutura do livro aberto sobre inovação social

O objetivo deste artigo não é certamente explorar todos os conceitos presentes no e-book (mais “do que 500!), Mas intriga a entender por que vale a pena dar uma olhada nesta publicação . O livro e-book é dividido em três seções: métodos e processos de inovação, as instituições-chave que promovem a inovação e, por fim, as condições necessárias para que ela se traduz em todos os setores da economia e da sociedade. Nós vemos na prática o que você vai encontrar em cada um deles.

1 –  Processos de inovação social

Esta seção descreve os processos pelos quais materializam os projetos de inovação social. Em particular, o conceito-chave em torno do qual se desenvolve e a necessidade de construir sobre as idéias e sugestões daqueles que estão realmente indo para usar o serviço que é criado.

Muitas vezes nesta seção, salientam a importância do feedback e iteração continua no processo de desenvolvimento de uma startup. Quase sempre, a ideia inicial que nasceu do projeto se transforma completamente durante a sua evolução, aproveitando o poder e a energia do usuário, porque você pode falar sobre inovação social única e exclusivamente quando as pessoas e os problemas que enfrentam são colocados no centro dos processos de desenvolvimento.

2 – Conectando pessoas, ideias e recursos

Também sobre este ponto (que é o nosso leitor regular sabe) temos focado muito a atenção através de Como abordar em um desenvolvimento mais conscientes de sua startup para garantir que o nosso país redescubra o desejo e a capacidade de fazer a inovação social.

Nesta seção do livro aberto são explicados de forma concisa e clara todas as instituições-chave que contribuem para esse processo e como eles estão agindo da melhor maneira de se conectar com a aplicação destas ideias na vida das pessoas.

3 – Maneiras de apoiar a inovação SOCIAL

Esta última seção fez um foco especial sobre as condições necessárias e suficientes para que a inovação social realmente torne-se uma parte integrante do desenvolvimento do nosso país. O principal conceito que se expressa é que você deve se esforçar para encontrar e melhorar a sinergia entre o setor público, a subsidiária da economia da sociedade civil, o setor privado e as famílias (definitivamente ainda um dos pilares da nossa sociedade).

Espero ter intrigado e encorajados a fazer o download do livro aberto sobre a inovação social de graça ! O Conteúdo do Material está em italiano, vale, vale muito a leitura.

Estou ansioso para ouvir seus projetos!

COMMENTS

WORDPRESS: 10
  • comment-avatar

    [Resenha] O manual da inovação social http://t.co/4fDQFPGhj7

  • comment-avatar

    [Resenha] O manual da inovação social – Você ouve mais e mais sobre a inovação social. Nos… http://t.co/ZXWjDM9MoY

  • comment-avatar

    [Resenha] O manual da inovação social – Você ouve mais e mais sobre a inovação social. Nos… http://t.co/IgZ4FaPym3

  • comment-avatar

    [Resenha] O manual da inovação social http://t.co/rkbKPpVQIk #marketing #midiasocial

  • comment-avatar

    [Resenha] O manual da inovação social http://t.co/ESvdUE3KIe
    #marketing #midiasocial

  • comment-avatar
  • comment-avatar

    [Resenha] O manual da inovação social http://t.co/Zg7HcqJJiw #McNegoDoBorelJaDeuOtobas

  • comment-avatar

    [Resenha] O manual da inovação social – #marketingdigital http://t.co/0amDlXlY9N

  • comment-avatar

    [Resenha] O manual da inovação social http://t.co/x3vGYNsn32 #midiasocial

  • comment-avatar

    RT @101startup: [Resenha] O manual da inovação social http://t.co/x3vGYNsn32 #midiasocial

  • DISQUS: