Reputação online para startups

Reputação online para startups

A Internet funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano. Durante esse tempo, circula na rede uma grande quantidade de informações, comunicações e /ou o

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Prevenção: o primeiro passo da reputação online

A Internet funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano. Durante esse tempo, circula na rede uma grande quantidade de informações, comunicações e /ou opiniões. Deste incessante rio de informações é possível extrair opiniões de pessoas sobre empresas, marcas, produtos ou serviços.

O conhecimento, acompanhamento e “controle” de toda a informação que afeta uma pessoa, empresa ou marca é parte do que é chamado em Inglês de “Online Reputation Management”, traduzindo: Gestão de Reputação Online.

Reputação Online é um reflexo do prestígio ou estima de uma pessoa online, organização, instituição ou marca. A reputação não está sob o controle absoluto do indivíduo ou startup, mas é gerada por outros usuários na conversa, divulgação, link, e apresentação de suas opiniões.

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Esta percepção afeta negativamente o comportamento do usuário, o ponto mais famoso de contratação de bens ou serviços oferecidos por uma startup. Hoje é extremamente fácil de divulgar informações a qualquer pessoa, sendo muito significativo o uso cada vez mais generalizado de mídias sociais.

Em muitos casos, uma reputação negativa on-line é difícil de controlar, deixando como último recurso de uma gestão reativa do problema. Portanto, recomenda-se precaução para evitar estas situações, controlar e monitorar o clima de opinião.

Diariamente são feitas várias perguntas sobre reputação online, como várias dessas perguntas são repetidas em vários discursos, eu pensei que seria boa escolha no artigo de hoje uma lista de perguntas frequentes sobre reputação online:

Por que é tão importante reputação online?

Você sabe o que acontece quando alguém procura a sua marca em uma pesquisa?

Construir uma marca tem enormes custos de marketing, e um complexo processo de criação de publicidade e meios de comunicação de todos os tipos. Neste contexto, a Internet e as novas plataformas de participação social têm dado novas e modernas ferramentas para o internauta comentar, informar e comunicar.

A ascensão e a importância de áreas como a Internet se transformou em uma plataforma da liberdade de expressão, sem concorrência ou limitações, e isso tem sido um grande avanço para todos. No entanto, seu uso nem sempre é adequado ou, pelo menos em muitos casos pode não coincidir com os interesses pessoais ou de negócios das pessoas envolvidas nos relatos da rede.

Como criar reputação quando você já não tem?

Em minha opinião, a construção de uma reputação online não é construída durante a noite, mas os passos a seguir podem ser resumidos como a geração de conteúdo, presença online (colocar o nosso conteúdo nos mecanismos de busca) para obter alguma visibilidade, e trabalho de escuta ativa (em redes sociais, fóruns, blogs) para fornecer respostas para as dúvidas e questões que possam surgir no nosso campo de conhecimento. Ser generoso em compartilhar o que sabemos, assim a nossa reputação vai crescer.

Que ferramentas de monitoramento são ideais para uma startup?

Não há soluções mágicas: é preciso encontrar um equilíbrio entre investir muitas horas usando ferramentas gratuitas e trabalhar com esses dados para tirar conclusões ou investir em uma boa ferramenta de paga. Ambas vão exigir esforço…

Como criar a reputação de uma startup em construção?

Antes de responder, você sabe o nome do pedreiro que construiu sua casa? Alguns podem saber e outros não… No caso das empresas públicas que, provavelmente, só se preocupa em saber quando há problemas graves, é importante trabalhar a imagem do site, o mesmo ter que passar qualidade, confiança e oferecer um formulário de contato fácil, altamente visível e bem cuidado. Vale a pena manter contato com o mercado através de redes como o Linkedin… Como se isso traz mais informações.

Qual a importância do comunicado de imprensa na reputação?

Declaro-me um fã do uso de comunicados de imprensa on-line, não tanto para enviar aos jornalistas (que se for enviado e publicado na imprensa, é melhor), mas principalmente como ferramenta de pesquisa e otimização em mecanismos de busca e como um canal de informação extra.

Podemos ganhar presença na Internet construindo nossa redação como um blog corporativo. E uma sala de imprensa nos dará um espaço no qual a startup vai explicar a sua visão, seus sucessos, seus clientes ou novos desenvolvimentos, seja um líder em seu campo.

Muitas vezes quando as startup s desenvolvem seus sites, elas estão orientadas a um objetivo específico (por exemplo, vender) e não tem espaço para expressar o que pensam.

Em que casos a reputação online é representativa?

Para não alongar muito na resposta, vou citar três cenários em que as startup s muitas vezes falham:

O cliente não é estúpido, e se ignorarmos as queixas e o mesmo buscará o apoio de mais usuários, não devemos confundir uma reclamação com uma crise de reputação, e é verdade. Mas às vezes não atender as primeiras queixas que são feitas pelos os usuários, fazendo o se sentir ignorado, isso faz com haja uma mobilização de pessoas contra a marca. E ai já seria uma crise.

Guardar o conteúdo é gastar em reputação. Usar o conteúdo de terceiros para o blog, gerenciar redes sociais sem conhecimento suficiente da startup ou ter uma página no Facebook desatualizada são um terreno fértil para perder credibilidade. O que transmite uma página web de baixa qualidade ou um Twitter cheio de spam, onde a conversa não?

Se você fizer isso errado, você provavelmente será criticado. Errar é humano e as startups são grupos de pessoas, cometer erros é normal. O que não deve ser normal é fazer a coisa errada, sabendo que estamos fazendo errado, e fingir que não foram criticados por isso… A melhor maneira de cuidar de sua reputação é fazer bem em seu negócio (online e off-line.).

Um cliente insatisfeito sempre gera muito mais barulho do que um bem satisfeito e nós perdemos para sempre. A gestão da reputação online preventiva é feita quando detectamos um descontentamento em um estágio inicial e pode ir diretamente à fonte do problema para resolver, gerando dessa maneira a percepção positiva do usuário.

COMMENTS

WORDPRESS: 7
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    This form of reputation is usually called web or digital reputation to distinguish it from the online reputation.

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    O publicitário Luiz Lara, chaiman da Lew Lara TBWA, lançou ao mercado a Corpora-BR , empresa com foco na reputação coorporativa com ações de branded content e brand experience. Além de Lara, a companhia tem como sócios o publicitário Dalton Pastore e o empresário José Victor Oliva, da Holding Clube, especializado nas áreas de eventos e marketing promocional.

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