Relatórios para Mídias Sociais: a dica mais importante de todas

Relatórios para Mídias Sociais: a dica mais importante de todas

Este seria o último conteúdo da série sobre relatórios para mídias sociais, seria... Hoje, para “finalizar” essa sequência de vídeos com insights s

Os desafios da produção de conteúdo em vídeo – Ep.01: o primeiro passo | JobCast 70
JobCast #1 | O Jeito Zuckerberg de fazer Negócios | Leitura de Setembro
A importância das comunidades online na nossa vida

Este seria o último conteúdo da série sobre relatórios para mídias sociais, seria...

Hoje, para “finalizar” essa sequência de vídeos com insights sobre relatórios para mídias sociais, abordei, talvez, a mais simples e importante de todas as dicas que foram apresentadas no decorrer do conteúdo: reportar algo concreto e que faça o seu cliente  realmente enxergar o impacto que o seu trabalho com mídias sociais teve sobre o negócio dele.

Bom, digamos que a dica é simples. Já a aplicação, nem tanto.

É uma trajetória que vai exigir do responsável pela entrega, um pouco além, apenas, de entender de ferramentas, automação ou de métricas “frias”. Exige muito estudo, maturidade e, principalmente: compreensão sobre o objetivo do negócio proposto no meio de atuação.

Em um dos JobCast passados, eu abordei uma metodologia que me ajuda a simplificar a minha maneira de pensar quando o assunto e planejamento de conteúdo para mídias sociais. Pode se um bom conteúdo complementar para os próximos parágrafos. Se tiver interesse em conferir o conteúdo, é só clicar aqui. (depois de terminar este texto :))

Relatório para mídias sociais: a conclusão sobre o impacto dos resultados

Foram 5 vídeos ao todo e, em todos eles, eu fiz questão de sempre ressaltar algum muito importante: a objetividade na conclusão do seu raciocínio analítico na hora de reportar o resultado visual no relatório.


Independente de onde e como você for apresentar o relatório com o retorno que o cliente obteve, a conclusão da entrega será muito mais eficaz – e empolgante -, para ambas as partes, se dentro da história que você construiu no relatório, para explicar um pouco da performance da empresa, contenha o retorno sobre um investimento claro e objetivo: em outras palavras, um report de resultados que de alguma maneira impactaram diretamente no negócio dele.

Por que eu disse que não é fácil? Porque estamos falando de Mídias Sociais: um ambiente inicialmente idealizado e alimentado por uma premissa básica: o relacionamento entre pessoas. E eu creio que isso já tenha virado um mantra por aqui.

Conhecendo bem o perfil comum da maioria dos empresários que investem em Mídias Sociais, principalmente os marinheiros de primeira viagem, posso destacar aqui um ponto comum entre a maioria deles: a ânsia pelo retorno imediato sobre o investimento.

Essa ânsia é uma questão delicada e já abordada em outra edição de algum JobCast, falando sobre alinhamento de expectativas entre cliente e profissional/agência. Se quiser conferir, é só clicar no link adicionado nesse mesmo parágrafo. 😉

Mas, então, qual seria o primeiro passo para uma conclusão interessante e relevante? Entender que relatórios devem ser vistos como complementos estratégicos da sua atuação.

Não encare o seu relatório de mídias sociais como parte final do processo, encare como parte de um todo. No entanto, para que isso esteja lapidado na mente, você precisa de um bom planejamento de comunicação.

Só com um bom planejamento e alinhamento estratégico você será capaz de saber quais foram as suas principais atividades e, a partir daí, conseguir visualizar quais KPIs impactaram direto no negócio do cliente, para reportar isso no seu relatório.

Evite entulhar gráficos e não abuse e termos técnicos, isso pode te atrapalhar na interpretação do seu conteúdo para o cliente e, consequentemente, na conclusão objetiva tão falada por aqui.   

Resultados negativos também impactam no negócio; não omita-os

Algumas horas extras dedicadas no planejamento é a melhor dica que posso deixar por aqui.

É o planejamento que vai te fazer entender e ter essa maturidade para compreender melhor o que é, ou não, relevante para o negócio do cliente. O que realmente funcionou e o que não funcionou.

O que impactou e o que não impactou. Ressalta importante: Positivamente ou negativamente. Seja transparente.

Se você vem acompanhando essa série, provavelmente vai lembrar que já disse por aqui sobre a importância de também se reportar resultados negativos no seu relatório para mídias sociais e, de contrapartida, o medo de algumas profissionais de exporem esses resultados negativos. O que eu julgo um erro gravíssimo, afinal de contas, se o seu cliente quebrar, você também vai perdê-lo.

E se isso acontecer por omissão de resultado para sustentar o seu ego, muito pior. Pois você pode ter sido parte do fracasso dele. Seja profissional.

Caso você tenha chegado até este ponto do texto, vou deixar abaixo as edições anteriores. Espero sinceramente que eu tenha contribuído de alguma maneira com estes humildes insights sobre relatórios para mídias sociais.

Como disse no início do texto, devido ao feedback positivo que recebi dessa série, continuaremos a abordar o tema. Só não sei ainda a frequência.

Confiram as edições passadas.

 

Relatórios para Mídias Sociais: o que não se fazer

A partir de hoje, o JobCast terá uma uma série de vídeos especialmente para falar sobre Relatórios de Mídias Sociais. Ler texto completo.

 Modelos de Relatórios para Mídias Sociais: usar ou não usar?

De todos os vídeos dessa série, eu arrisco dizer que esse tema é o que eu mais me deparo quando o assunto é mídias sociais. Modelos de relatórios: usá-los ou não usá-los para otimizar o meu tempo? Ler conteúdo completo.

Relatórios para Mídias Sociais: preocupe-se com a linguagem

E lá vamos nós para o terceiro vídeo da série dedicado a falar sobrerelatórios para mídias sociais.

Caso ainda não tenha visto os vídeos anteriores, no primeiro vídeo eu abordei um dos erros que julgo mais graves quando o assunto são relatórios para mídias sociais. Ler conteúdo completo.

Relatórios para Mídias Sociais como complemento estratégico

Sempre que pensamos em relatórios para mídias sociais, nos vem em mente que você só precisará dar a devida atenção para essa tarefa quando estiver chegando o final do mês. Ler conteúdo completo.

Se você rolou a barra até aqui sem ler o texto, pode reconsiderar e pensar em escutar o conteúdo. 🙂
🙂

Até o próximo JobCast! 😉

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: