Os desafios da produção de conteúdo em vídeo – Ep.10: CCC | JobCast 79

Os desafios da produção de conteúdo em vídeo – Ep.10: CCC | JobCast 79

Chegamos ao último episódio. Depois de um ritmo bem diferente da minha rotina anterior, de um vídeo por semana, uma sensação: dever cumprido. Assis

Twitter e pequenas empresas: 6 dicas de bom uso
Os ingredientes de um storytelling de vídeo perfeito
Marketing de conteúdo sim, mas com uma boa experiência do usuário

Chegamos ao último episódio. Depois de um ritmo bem diferente da minha rotina anterior, de um vídeo por semana, uma sensação: dever cumprido.

Assista e, se animar, tem “textão” complementar, logo abaixo.


Além da satisfação de ter sido uma série construída de maneira colaborativa, produzir todos esses episódios, 3 vídeos + 3 textos por semana, me fez perceber que é possível produzir mais, desde que eu me organize.

Parece que estou exagerando, mas só quem está na ativa, diariamente produzindo conteúdo, sabe como isso demanda tempo.

É prazeroso, sim. Sinto que estou fazendo o que gosto.

Mas, se você pretende produzir conteúdo de nicho, de maneira consistente e responsável, saiba: você vai precisar reservar boas horas para tal atividade.

Bom, mas vamos ao que interessa. Para finalizar a série, não poderia deixar de abordar os 3 C´s.

O que são os 3 C´s?

Os 3 atributos básicos na hora de se pensar na construção do tom de voz da sua marca. Quando eu digo “sua marca”, pode ser tanto sua empresa quando o seu próprio nome.

Nós somos a nossa marca e todo conteúdo que nós produzimos, nos posicionar de alguma maneira na cabeça das pessoas que nos acompanham.

Por isso eu sempre digo: pense muito bem nos seus objetivos quando for produzir conteúdo para que você consiga mensurar o quão próximo você está de alcançá-lo.

O primeiro C da produção de conteúdo e tom de voz é o C de cultura.

Sei que é muito complicado definir o que é ou não cultura. No entanto, dentro do nossos objetivos e do contexto Produção de Conteúdo, posso dizer que a os Valores aos quais você pretende passar com o seu conteúdo tem muito a ver com o fato de você iniciar a estabelecer uma cultura, seja de organização ou baseada nos princípios expostos na sua mensagem.

Por isso, escolhi o C para representar a cultura e os valores da sua mensagem. Essa vai ser a primeira característica que você, como produtor de conteúdo vai precisar levar em consideração.

Sem entender como os seus valores podem influenciar a sua mensagem, fica complicado construir um tom de voz adequado para a sua comunidade.

Comunidade, por sinal, é o segundo C que eu pretendo abordar por aqui.

Visto que você tem muito bem definido os seus valores e tem maturidade na mensagem, será que essa mensagem está conversando com a comunidade a qual você pretende estar presente?

Muita atenção para a comunidade em torno de você. É ela, na maioria das vezes que vai guiar a sua linha estratégica como produtor de conteúdo.

É a sua comunidade que vai dizer se o seu conteúdo faz sentido para eles ou não.

Falando em conversa, este é o último C, dos 3 C´s abordados neste conteúdo, o C mais importante e mais simples de se aplicar: a conversa.

Não adianta nada você ser uma empresa/pessoa/marca que transmite determinados valores para uma comunidade se essa comunidade não se sente à vontade para estabelecer uma conversa com o seu conteúdo.

Estamos em uma rede social, lembra.
Fala valer o propósito da plataforma e use o seu conteúdo para contribuir com a rede.

Eu vou ficando por aqui, muitíssimo obrigado pela sua atenção e até o próximo conteúdo.

 

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: