Os Desafios da Produção de Conteúdo em Vídeo – Ep.03: equipamentos
Os Desafios da Produção de Conteúdo em Vídeo – Ep.03: equipamentos

Os Desafios da Produção de Conteúdo em Vídeo – Ep.03: equipamentos

Importante: eu não vou dar dicar de equipamento, vou te apresentar um ponto de vista mais importante. Mas, se você chegou aqui em busca de equipamento...

Marketing de Conteúdo: aqui estão as tendências para 2017
Planejamento Estratégico: Pesquise para compeender o escopo do projeto
Métricas de vaidade vs. Engajamento: Quem é a sua marca no ambiente digital?

Importante: eu não vou dar dicar de equipamento, vou te apresentar um ponto de vista mais importante. Mas, se você chegou aqui em busca de equipamentos, acho que esse conteúdo não vai resolver. Agradeço se quiser assistir, mas não quero fazer você perder o seu tempo.

Depois de abordarmos questões mais comportamentais, como o medo do que as pessoas vão pensar do nosso trabalho e a autenticidade na hora de se produzir conteúdo em vídeo, hoje o assunto é mais técnico e que sempre me perguntam: o que eu uso para gravar.  Confira a edição. Se tiver um tempinho, logo abaixo, com de costume, tem um texto complementar.


Sinceramente, confesso que eu não tinha a ideia de falar sobre equipamentos, visto que não sou profissional de audiovisual e entendendo o básico do básico.

Tenho certeza que qualquer profissional de audiovisual que parar para analisar os meus vídeos vão identificar inúmeros defeitos estéticos. No entanto, a imagem, por mais que estejamos falando sobre produção de conteúdo em vídeo, não é prioridade pra mim.

É claro que a imagem é muito importante, mas, na minha opinião, a mensagem que o produtor de conteúdo vai passar deve SEMPRE ser a prioridade. O quão relevante o assunto que você vai transmitir para sua audiência, é.

Depois de colocar a mensagem em primeiro lugar, eu sempre me preocupei muito com o áudio. Eu prefiro assistir um vídeo em baixa qualidade e com uma má iluminação do que um vídeo com áudio ruim.

É uma opinião minha, OK?

Eu falo um pouco mais sobre isso no vídeo, mas, se eu posso deixar uma dica valiosa para você, essa dica é: equipamento não é desculpa para não se produzir um bom conteúdo em vídeo.

Você tem um celular que filma? Serve.

Conclusão?

O YouTube está repleto de canais com vídeos super produzidos de mensagens rasas e vários outros com belas mensagens filmados naturalmente, no meio da rua, com celular, de pessoas que entenderem o princípio básico da produção de conteúdo em vídeo: estabelecer uma conexão com a audiência por meio de uma mensagem.

Vídeo é um formato. O conteúdo estará sempre na mensagem.
E aí, vamos começar a produzir?

Eu vou ficando por aqui, obrigado pela atenção e até a próxima edição.

COMENTÁRIOS