Achou o valor alto?! Saiba Dizer Não! | JobCast 14

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Achou o valor alto?! Saiba Dizer Não! No JobCast 14, vou abordar um assunto pouco explorado: o descaso no processo inicial de uma negociação entre

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Achou o valor alto?! Saiba Dizer Não!

No JobCast 14, vou abordar um assunto pouco explorado: o descaso no processo inicial de uma negociação entre um possível cliente e agência.

Ambas as partes precisam entender que existe, ou pelo deve existir, um processo de comunicação organizado, desde o início da solicitação de uma simples proposta comercial, até, de fato, a conclusão das etapas desse processo.  

E, quando falo em conclusão, ela deve ser tanto negativa quanto positiva. O que o empresário precisa ter em mente é que quando ele solicita uma proposta comercial, demonstrando interesse em ser atendido por determinada agência de comunicação, essa agência não está fazendo um favor.

A partir de um primeiro contato, vão existir etapas no meio do processo de elaboração de uma proposta comercial que, na maioria das vezes, será necessário algumas horas para a conclusão da proposta, reuniões e alguns contatos, posteriormente, para sanar dúvidas e realizar eventuais ajustes para um alinhamento de expectativas e objetivos. Principalmente quando estamos falando de processos de uma empresa de comunicação.

Feedback é importante, mesmo que seja negativo

Dizer não, não é feio. Feio é ficar enrolando ou deixar que o processo de comunicação, seja por e-mail, telefone, WhatsApp (não muito recomendado), sinal de fumaça, seja, propositalmente ignorado e deixar que ele caia no limbo das propostas, entra no mundo dos guarda-chuvas perdidos, que não passaram pela aprovação do futuro contratante.

Tenha em mente que você estará representando uma marca, e que está sendo “avaliado” como profissional. Tenha a maturidade, inclusive, para dizer dar o retorno negativo caso a proposta solicitada não esteja de acordo com o esperado. O mais indicado, e já esperado por ambas as partes, é uma contraproposta. Isso é natural. Faz parte de uma negociação.

Mas, se, mesmo assim os valores ou o contexto da proposta não agradou e não chegou onde os seus gestores ou responsáveis esperava, entre em contato com a empresa, agradeça o tempo dedicado e dispense. Fazendo isso você estará finalizando com maturidade o processo de negociação, deixando claro os “porquês”. Ser transparente, desde o início, é a melhor maneira de se posicionar profissionalmente no mercado. Ficar enrolando ou, pior ainda, mentir e inventar motivos para dizer não, não é a saída. A transparência faz com que ambas as partes envolvidas cresçam.

Pra finalizar, vale sempre lembrar que o conteúdo é baseado na minha vivência e experiência no mercado local e que não, não é para levar como verdade absoluta. A  ideia principal e proposito deste humilde canal de conteúdo é compartilhar a minha opinião sobre tudo que envolve o universo da comunicação.

Obrigado pela atenção e até o próximo JobCast! 😉

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