Seu posicionamento de marca é consistente e claro?

Seu posicionamento de marca é consistente e claro?

Definir o posicionamento de uma marca é um dos maiores  desafios no desenvolvimento de um negócio ou da atividade de uma startup, sendo vital para o s

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Definir o posicionamento de uma marca é um dos maiores  desafios no desenvolvimento de um negócio ou da atividade de uma startup, sendo vital para o seu sucesso.  Os elementos estratégicos são os gêneses da identidade,  estabelecendo as bases para o desenvolvimento das componentes operacionais, como nome, logótipo, cores, fonte, tom  de voz, comportamento, etc. Da sua originalidade e singularidade nasce uma marca com uma proposta de valor clara  e diferenciadora.

Antes de criar ou repensar o posicionamento é necessário uma minuciosa análise de mercado  e do negócio ou atividade do cliente. Analisar as questões essenciais que afetam a identidade e o  posicionamento da marca. Recolher todos os inputs necessários para a definição da marca – estudos quantitativos e qualitativos relativos aos mercados onde a marca  irá atuar, à sua concorrência atual e futura, benchmarks  internacionais de modo a:

  • Identificar as melhores práticas neste negócio.
  • Identificar pontos de diferenciação relevantes para esta marca.

Seguidamente, realizar workshops com a sua equipe, entrevistas pessoais e, sempre que necessário, estudos de mercado. A última etapa é posicionar a marca. O posicionamento deve ter um propósito relevante, claro e compreensível para os públicos internos e externos, nos  seus diversos mercados. O propósito do posicionamento é ocupar um espaço próprio na mente dos públicos-alvo da marca.

posicionamento

1 – Definir mercado-alvo

O primeiro passo para posicionar a nossa marca é definir claramente o que o nosso mercado-alvo, ou seja, definir claramente qual mercado iremos abordar. Para uma maior eficiência ao posicionar a nossa marca, devemos evitar de ir a “todos”, o ideal é segmentar o mercado e selecionar a partir de todos os mercados resultantes que se tornam mais atraentes para se aventurar. Selecionar e definir o nosso mercado-alvo nos permitirá entender melhor o consumidor que se conforma, se especializar nela, e projetamos nossas estratégias de posicionamento com base em suas características.

2 – Determinar os atributos ou benefícios para destacar

Para posicionar a nossa marca em nossa publicidade temos de destacar um ou mais atributos ou o principal benefício que tem o nosso produto, no qual queremos que seja associado com a nossa marca ou produto pelos consumidores.

Para determinar esses atributos ou benefícios, é preciso levar em conta o consumidor que faz com o nosso mercado-alvo, por exemplo, poderia destacar nossos preços baixos, se é um consumidor sensível ao preço.

3 – Localize atributos ou benefícios da concorrência

A chave do posicionamento é a nossa marca ou produto se destacar de outras marcas ou produtos concorrentes na mente dos consumidores. Devemos escolher atributos ou benefícios que não estão fortemente associados com as marcas ou produtos de nossos concorrentes, e sim que nos permitem diferenciar e distinguir-nos com eles.
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4 – O QUE É QUE A MINHA MARCA REPRESENTA?

Uma marca deve representar o que foi definido no processo de definição do posicionamento. Esta declaração estratégica normalmente responde às seguintes perguntas: quem é a nossa audiência, qual é a nossa  diferenciação e o que é que aportamos?

5 – O QUE É QUE DISTINGUE A MINHA MARCA?

Em qualquer mercado há hoje uma miríade de concorrentes que representam diferentes e variadas opções para os consumidores. Por isso, é crucial para qualquer marca ser distinta e sustentável através de um posicionamento claro e diferenciador, com real valor acrescentado. É fundamental criar um espaço próprio na mente do consumidor e saber sustentá-lo.

6 – SERÁ QUE A MINHA MARCA CONSEGUE SER UTILIZADA PARA UMA NOVA OFERTA?

Para saber se a sua marca consegue ser estendida é necessário verificar se o posicionamento permite a nova oferta através de um estudo de brand extension. Se não for possível, tem de avaliar se compensa criar uma nova marca ou reposiciona a marca original. Ou seja, fazer um rebranding (por favor, leia o folheto sobre o nosso serviço Rebranding).

Finalmente, podemos ver que muitas marcas extremamente valiosas, foram as primeiras em sua categoria (criaram). Isso não quer dizer chegar a todos os pontos de venda antes da sua concorrência, mas em ser o primeiro a atingir a mente do consumidor.

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