Porque pequenas empresas devem blogar

Porque pequenas empresas devem blogar

O artigo de hoje é um Guest post, escrito pelo César que é publicitário, marketeiro e o blogueiro por trás da Capito Comunicação. Tem mais de 12 anos

6 tipos de conteúdo para a sua estratégia
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O artigo de hoje é um Guest post, escrito pelo César que é publicitário, marketeiro e o blogueiro por trás da Capito Comunicação. Tem mais de 12 anos de experiência voltados para a área de comunicação em agências de publicidade, editoras de revista, jornal e televisão. É ainda casado, pai de dois meninos sapequinhas e um grande fã de séries Sit Com.

No acirrado mundo dos negócios as empresas que querem sobreviver devem que se destacar perante a concorrência. Chamar a atenção para o seu produto ou para sua marca não é tarefa das mais fáceis e quando se é dono de uma pequena empresa o negócio é ainda mais difícil.

blog

Muitos pequenos empreendedores ainda são fiéis a apenas técnicas tradicionais de propaganda. Acreditam que um panfleto bem elaborado, um outdoor e um boca-a-boca convincente já resolvam o seu problema e é aí que reside o problema. Uma infinidade de potenciais consumidores acaba se perdendo pelo fato da exclusiva utilização de propaganda fixa e pontual pois essas pessoas jamais ouvirão falar de sua marca.

Conrado Adolpho afirma que a melhor maneira de encontrar o seu consumidor é ser encontrado por ele e não poderia estar mais certo. Pensando nisso, alguns micro-empresários mais ousados até decidem investir em um bonito site. Mas e aí? Um site por sí só não traz visitar a sua página, ou você acha que as pessoas terão a curiosidade de entrar em sua página apenas para conhecer a sua página “sobre a empresa”? Pensando nisso, separamos 5 vantagens de porque pequenas empresas devem blogar:

1. Aumenta o tráfego de seu site

Não é nenhuma novidade que existem centenas de milhares de blogueiros espalhados pelo mundo. Muitos deles chegam a atingir facilmente marcas de mais de 100 mil visitantes por mês. Já imaginou esse número de visitas vendo a sua marca e/ou seu produto?

Mas para conseguir atingir números tão expressivos é preciso muito trabalho. É preciso trabalhar um conteúdo de qualidade, regularidade e diversos outros fatores de optimização de sua página que o ajudarão a trazer as chamadas visitas orgânicas, aquelas oriundas do google e outros motores de busca sem que seja preciso pagar por elas.

2. Coloca a sua marca como autoridade

Escrevendo bons conteúdos a sua marca começa a ser percebida com um novo diferencial, o de autoridade em determinado assunto. Por isso, procure por assuntos que sejam relevantes ao seu nicho e faça um estudo bem aprimorado antes de publicar um post. Procure estudar artigos que já foram escritos com diferentes pontos de vistas para que você possa embasar ainda mais o seu.

Um blog com um bom conteúdo  passa a ser respeitado na blogosfera e seus visitantes terão interesse de assinar o seu feed ou newsletter. Além disso, isso pode gerar links para a sua página que ajudarão a turbinar a sua página perante os motores de busca da internet.

3. Boca a boca digital

boca a boca

Existem diversas pesquisas que comprovam que é muito mais fácil uma pessoa contar uma experiência negativa com alguma marca e/ou produto do que elogiar. No mundo digital essa realidade consegue tomar proporções inimagináveis quando publicadas e, em muitos casos, compartilhada ou retwitada. Por que não usar isso a nosso favor?

Escrevendo um blog de qualidade podemos fazer com que os nossos visitantes sejam os grandes propagadores de nossa marca, compartilhando o nosso conteúdo para sua timeline de graça e de maneira muito mais convincente. Além disso, um conteúdo bem trabalhado pode acabar viralizando na rede e atingir marcas que dificilmente seriam alcançadas em mídias impressas.

4. Novos conhecimentos

ideia

Para escrever novos posts é preciso uma certa pesquisa a respeito do assunto. Isso acaba trazendo a empresa novos conhecimentos e ideias para novos produtos e/ou serviços.

Quando procuramos assuntos para trabalhar novos posts acabamos conhecendo novidades que jamais imaginaríamos se não estivéssemos envolvidos neste processo de criação. Passamos a conhecer melhor a nossa concorrência, entendemos mais o nosso mercado e podemos nos antecipar às tendências mundiais.

Neste processo é interessante que o blogueiro possua alguns sites e blogs mapeados para buscar essa referência, mas, tão importante quanto, é estar sempre em busca de novos. Fazendo isso, você certamente sempre encontrará um novo conhecimento que poderá divulgar, muitas vezes, com certo pioneirismo.

5. Novas parcerias de negócios

Colocar a sua marca em evidencia com um bom blog, além de trazer autoridade pode gerar boas parcerias de negócios. Imagine que você possua um blog de decoração de interiores e começa a gerar conteúdo de excelente qualidade. Com o passar do tempo, lojas de vendas de sofás, estantes ou artigos de decoração poderão propor algum tipo de parceria e gerar mais evidência de sua marca na blogosfera. Isso sem falar que pode gerar também um dinheiro extra.

Claro que nem sempre essas parcerias cairão em seu colo. Para consegui-las é preciso trabalho. Procure fazer comentários em outros blogs que você gostaria de fazer parceria, twite com outros blogueiros ou interaja como puder para trazer estas parcerias para seu blog. Seja sempre sincero em seus contatos e busque, antes de receber algo, agregar conteúdo a seus futuros parceiros.

E a sua empresa? Já tem um blog de qualidade? Conte para nós como sua empresa vem conseguindo resultados através de seu blog corporativo.

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