Porque os clientes fogem do seu blog?

Porque os clientes fogem do seu blog?

Quantos visitantes deixam seu blog nos primeiros 3 segundos? Use os próximos 3 minutos para ler esta mensagem até o final, e entender o que faz reduzi

Técnicas de motivação: Storytelling
Novo Comercial da Renault | Tá tranquilo, tá favorável…
O Big Data é o futuro do marketing de conteúdo e da experiência do cliente?

Quantos visitantes deixam seu blog nos primeiros 3 segundos? Use os próximos 3 minutos para ler esta mensagem até o final, e entender o que faz reduzir drasticamente o número de potenciais clientes que deixam as páginas do seu site, mesmo sem ter estudado o que você tem a dizer.

Cada um de nós usa a web como um usuário final e não como um leigo e como você sabe muito bem podem ser aventureiros na sua navegação diária.  A partir de um site para outro, por meio de pesquisa, links e qualquer forma de aconselhamento oferecido pela rede.

Olhe o histórico do seu navegador no final do dia para ver a lista de sites visitados e aparentemente desconhecidos. Você se lembra dessas visitas? 

A verdade é que cada um de nós vai se deparar com muitas páginas que são abandonadas dentro de alguns segundos – para a sua url não vou dizer muito – e se você tem um blog uma dessas páginas pode ser a sua.

A taxa de rejeição que pode ser analisada através do Google Analytics mostrando a quantidade de pessoas que visitaram o seu blog e o deixaram em questão de segundos, faz parte deste grupo de visitantes.

Porque deixaram a página? Não encontrou o que estava procurando.

O número de visitantes que deixam seu blog pode estar relacionado com algumas das questões abaixo:

A velocidade de carregamento

Você está com pressa? Tempos de carregamento muito longos podem desencorajar os leitores interessados, as pessoas na internet são impacientes para esperar por seu host fazer o seu trabalho.

Um estudo da KISSmetrics examina este aspecto em detalhe, se você acredita que o seu blog tem tempos de carregamento muito longos, leia o artigo para ver onde você está errando.

Responsivo 

O tráfego de dispositivos móveis (smartphones e tablets) está subindo – outros dados que podem ser analisados por meio de análise – por isso, se o seu blog não usa um modelo ágil capaz de se adaptar ao dispositivo móveis, o  abandono da página pode ser instantâneo.

Acima da dobra

A definição técnica tem suas origens no mundo da impressão, a área de “acima da dobra” é o que lemos na metade superior de um jornal (literalmente “acima da dobra”). A analogia com a web é feita rapidamente: a área de interesse do seu blog tem que ser sem rolar para baixo.  É muito importante porque é a primeira coisa que o visitante vê e a primeira impressão é que conta!

Usabilidade

Um blog é uma ferramenta simples, mas acredite o fator de usabilidade em um blog conta muito, a dificuldade de algumas pessoas encontrarem o que procura é mais comum do que você pensa. Para você, tudo é claro, mas o usuário não conhece a estrutura do blog. Lembre-se que diante de um momento de confusão, a resposta mais frequente é sempre a mesma: o abandono do local. 

Para testar a usabilidade do seu blog corporativo, você pode pedir a ajuda de amigos não muito experientes. Peça-lhes para ir ao blog e fazer coisas simples como fazer o download do relatório que você disponibilizou, enviar um e-mail, comentar no seu post, encontrar um post específico e outras ações conjuntas.

Apelo a ação

Se as suas páginas contêm Call to Action certifique-se de que elas são claras e óbvias.  Muitos blogs corporativos são estruturados de forma a gerar leads, para trabalhar em uma estratégia de conteúdo destinada a estimular uma resposta específica do leitor, mas, se o apelo à ação, não é realçado todo o trabalho perde valor.

Comunicação e posicionamento de marca

O blog é sobre o que? O que eles vendem? Quem sou eu? Deixar o usuário se perder em um mar de questões não significa ter trabalhado o suficiente para obter uma resposta clara e definida.

Comunicação clara é um pressuposto de partida essencial para a sobrevivência online. Se o usuário não entender quem é você, ele vai abandonar o blog rapidamente. Uma estratégia de posicionamento de marca se torna ainda mais valiosa, graças a uma comunicação clara e simples.

Em conclusão, use seu bom senso antes de qualquer outra regra! Pergunte a si mesmo como melhorar todos os aspectos de ações simples e imediatas. Tome uma atitude e monitores os resultados, a única coisa que conta!

COMMENTS

WORDPRESS: 5
  • comment-avatar
  • comment-avatar

    Porque os clientes fogem do seu blog? Quantos visitantes deixam seu blog nos primeiros 3 segundos? Use .. http://t.co/Mhlya5DPiN

  • comment-avatar

    Porque os clientes fogem do seu blog? http://t.co/Q79FL6pptQ

  • comment-avatar

    Muito boa leitura.

  • comment-avatar

    Isto ocorre porque a rea de vendas n o enxerga a rea operacional como seu cliente e acredita que a sua responsabilidade termina com a efetiva o das vendas. No entanto, se o produto vendido n o for entregue ao cliente final, o resultado de toda a organiza o ser comprometido e, futuramente, isto pode se reverter em dificuldades para a pr pria rea comercial converter as vendas.

  • DISQUS: