Por que nós compartilhamos em mídia social? A  psicologia responde!!

Por que nós compartilhamos em mídia social? A psicologia responde!!

Sem compartilhamento não existe uma rede, e em qualquer ambiente como em mídias sociais este mecanismo é absolutamente vital. Apesar de ser um gesto t

5 dicas para uma estratégia de conteúdo bem-sucedida
Marketing de Conteúdo: como reter aqueles que irão ler e aumentar a retenção de clientes
5 formas que funcionam para conseguir tráfego na web

Sem compartilhamento não existe uma rede, e em qualquer ambiente como em mídias sociais este mecanismo é absolutamente vital. Apesar de ser um gesto tão importante para criar uma comunidade é impossível não considerar a psicologia do indivíduo. 

Compartilhar é um ato diário natural, mas quando isso acontece em mídia social torna-se a fonte de novos canais de informação: os sharecasters ou nós com conteúdo que ajudam a se espalhar. The New York Times realizou uma pesquisa interessante nas cidades de Nova York, Chicago e San Francisco.

O estudo define as alavancas primárias que precedem uma ação e trilha perfis de algum tipo de sharecasters. Muitos compartilham nas mídias sociais principalmente para se divertir com os amigos, mas também para informá-los de algo que pode ajudá-los. Um comportamento típico de usuários, especialmente mais seletivos, para o qual o conteúdo deve ter um valor imediato, e altruísta, mas muitas vezes não escolhe o compartilhamento público: “Eu mandei um par de artigos sobre nutrição e bem-estar a uma amiga que teve problemas saúde. Ela me agradeceu com um e-mail, apreciando o fato de que eu pensava nela “.

POS_PUBLIC0819-620x465

A segunda alavanca mais importante é a construção da identidade e meios de comunicação social neste parecem amplificar os traços que são decisivos neste processo. Há, por exemplo, quem quer construir uma imagem profissional forte, concentrando-se a discussão sobre o que gostam mais, ou os diferencia, e escolhe fazê-lo especialmente no LinkedIn. 

[bctt tweet=”Porque nós compartilhamos em mídia social?”]

Os perfis são extremamente conscientes do potencial – e provavelmente também dos limites – de mídias sociais, tanto que 78% do grupo envolvido considera a partilha de informação online oportunidade para ficar conectado com pessoas que você de outra forma teria perdido o contato.

Como você pode imaginar, a definição do perfil também pode apontar em questões relacionadas com as nossas ideias e maneira de perceber a realidade. 84% dos entrevistados dizem que compartilham para apoiar uma causa, para sensibilizar e inspirar a ação. Mas também é interessante, dado pouca atenção até agora: 69% da amostra de compartilhamento de informações provoca uma sensação de envolvimento que se realiza sobretudo na quantidade de ações de um like e subsequentes. 

Portanto, uma forma de valorização sobre as posições assumidas nas três áreas, talvez, o foco do debate. Mas também para estar perto de tudo o que é inovador, popular, criativo como os descolados, que tal como salientado por esta pesquisa não é apenas um estilo, mas uma atitude de abertura vanguarda.

E qual sharecaster é você?

COMMENTS

WORDPRESS: 4
  • comment-avatar

    Por que nós compartilhamos em mídia social? A psicologia responde!! https://t.co/nuQeOGkbeM #socialmedia #marketingdigital

  • comment-avatar

    RT @brunounix: Por que nós compartilhamos em mídia social? A psicologia responde!! https://t.co/nuQeOGkbeM #socialmedia #marketingdigital

  • comment-avatar

    Por que nós compartilhamos em mídia social? A psicologia responde!! https://t.co/85Xf6yF7IB | https://t.co/Vb7zvEks7a

  • comment-avatar

    Por que nós compartilhamos em mídia social? A psicologia responde!! – https://t.co/idrRM2eaZg #midiassociais #marketingdigital

  • DISQUS: