Por que o e-mail marketing é essencial para a sua empresa

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Por Melissa Peters

A maioria das pessoas checa o e-mail todos os dias. Mas nem sempre entra no site de sua marca ou loja virtual favorite todos os dias. Logo, se você tem uma empresa online e ela não tem uma boa estratégia de e-mail marketing, você está perdendo uma ótima oportunidade de atingir seu public alvo e obter vendas extras.

Conduzir um bom e-mail marketing não é fácil e requer tempo. Mas o esforço vale a pena, caso você faça tudo corretamente.

Para garantir o sucesso do seu e-mail marketing, é preciso fazer duas coisas: 1) garantir que sua newsletter seja legível por qualquer um, em qualquer navegador ou plataforma. 2) Fazer com que o conteúdo chegue ao seu público alvo. Para conseguir estas duas coisas, você vai precisar de um provedor de serviços de e-mail (ESP, na sigla em inglês).

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Preciso mesmo de um provedor? Não posso fazer tudo sozinho?

ESP torna mais fácil realizar os dois passos mencionados acima e traz inúmeras vantagens ao seu negócio online. Veja quais são:

Com um ESP, você tem um template pronto para montar a newsletter. Basta apenas preenchê-lo com seu próprio conteúdo. Você pode ir visualizando seus rascunhos durante o processo, vendo exatamente como a newsletter vai ficar. Isso garante que a newsletter fique bonita e legível em todos os navegadores (inclusive os de celular).

O ESP mantém uma lista atualizada de assinantes para você, te poupando do trabalho de sempre atualizar o seu software de e-mail marketing.

Você não precisa gastar dinheiro com hardware, já que a maioria dos ESP oferecem soluções  “web based”, ou seja, que você acessa pela Internet.

OS ESP’s mantêm boas relações com provedores de e-mail e internet, garantindo que sua newsletter não caia direto na caixa de spam.

Se você está interessado em começar a usar um ESP para otimizar seu e-mail marketing, aqui vão sete dicas para escolher o provedor certo:

1 – Alcance internacional

Você planeja expandir seus negócios para o exterior? Neste caso, escolher um ESP com experiência multinacional vai te ajudar a penetrar em novos mercados.

2 – Determine o tamanho da sua base de dados

O tamanho da lista de distribuição vai determinar o quanto você deve investor em um ESP e de que maneira você pode usá-lo eficazmente. Por exemplo, se a sua base de dados contém menos de 2 mil endereços de e-mail, você pode usar a MailChimp, que dispara até 2 mil e-mails por mês sem custo. A desvantagem da MailChimp é que o logo deles vai aparecer no pé de cada newsletter que você enviar, a não ser que você assine o serviço pago. Então, antes de tomar sua decisão, pese bastante os pros e os contras.

Se sua lista de assinantes tem mais de 2 mil endereços e você quer expandi-la ainda mais, então é preciso escolher um pacote professional, com uma interface mais adaptada às suas necessidades. Isso também te dá ed ántrole maior sobre o visual e as funcionalidades da sua newsletter.

3 – Tenha uma ideia clara do que você quer atingir com o ESP

Antes de contratar um provedor, faça uma análise realista da situação atual da sua empresa e de onde você quer chegar no futuro. Se você quer crescimento contínuo e alcance extenso, procure um pacote de ESP específico para este objetivo. Saber o que você quer antes de começar a procurar os provedores faz com que nem você nem eles desperdicem tempo.

4 – Use seu próprio know how técnico

Se a sua empresa tem seu próprio departamento de TI, você pode consultá-los para descobrir o que falta ao seu programa atual de disparo de e-mails. Seus funcionários de TI podem te aconselhar se vale a pena sincronizar sua base de dados com a do ESP, por exemplo.

5 – Faça uma boa pesquisa de preços

Pagar muito dinheiro por um ESP só vale a pena se os serviços deles de fato se converterem em mais rendas para você.  Faça uma pesquisa detalhada de preços de vários provedores e o que cada um oferece. Pondere quais dos serviços oferecidos você de fato vai usar.

Os preços geralmente são calculados por pacote de mil e-mails enviados, então, quanto maior for a sua base de dados, mais o ESP deverá custar. Os preços também aumentam quanto mais suporte técnico você precisar. Se você tem seu próprio departamento de TI,  o ESP custará menos.

4 – Trabalhe no seu nicho de mercado

Pode ser interessante contratar um provedor que trabalhe exclusivamente com o seu nicho de mercado, afinal eles terão experiência em fazer campanhas bem-sucedidas na sua área de atuação. De repente, graças a essas experiências anteriores, eles podem ter boas ideias que você não consideraria inicialmente.

Faça um teste antes de contratar o ESP

A única forma de ter certeza de como a sua newsletter vai ser e se os serviços do ESP são bons é… Pedindo um teste. Não tenha medo de pedir uma demonstração dos serviços. Muitos provedores oferecem também treinamento para seus clients – se este for o caso do ESP em que você está de olho, aproveite a oportunidade de saber mais sobre como tudo funciona .

Este artigo foi escrito por:

Melissa Peters é gerente de e-mail marketing e redes sociais da Imbull, empresa holandesa de marketing online responsável pelos maiores sites de cupons de desconto da Holanda e criadora do Flipit, um portal mundial de cupons hoje presente em 14 países (e com mais 12 a ser lançados em breve). Tradução de Marjorie Rodrigues, editora do Flipit Brasil.

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