Por que perder curtidas no Facebook pode ser bom

Por que perder curtidas no Facebook pode ser bom

Parece que muita coisa irá mudar para as Fanpage do Facebook nos próximos dias. Na semana passada, o Facebook mandou uma breve mensagem em “Informaçõe

[Como] fazer o Planejamento Supremo das mídias sociais
Startup e propriedade intelectual, algumas dicas úteis
Novo Comercial da Renault | Tá tranquilo, tá favorável…

Parece que muita coisa irá mudar para as Fanpage do Facebook nos próximos dias. Na semana passada, o Facebook mandou uma breve mensagem em “Informações” das fanpages, dizendo:

Recentemente atualizamos a forma de medir quantas pessoas ‘curtem’ sua página. Os administradores verão uma diminuição nas ‘curtidas’ depois de 12 de março, pois removeremos do Facebook ‘curtidas’ de contas inativas.

No próprio artigo do Facebook – como fazer a página ter curtidas significativas – eles explicaram que, ao longo da semana serão retiradas contas inativas que são usadas como “memoriais” (na qual uma pessoa morreu e sua família a mantém como um memorial) ou contas que foram “voluntariamente desativadas”.

Depois disso, mil perguntas devem estar passando por sua cabeça, acalma-se, essas dúvidas se resume apenas duas: como afetará nas fanpages e como, de certa forma, pode ser bom para sua página.

Como isso afetará as Fanpages

Muitas páginas fazem anúncios para ganhar mais “likes” e mais interações. Mas, os anúncios também atraem contas falsas.

Sendo assim, pode ocorrer que fanpages mais antigas tenham um impacto maior que as mais novas. Afinal, fanpages mais recentes ainda estão construindo sua rede de “curtidas”, nos levando a supor que a maioria, se não todos, as “curtidas” são provenientes de contas ativas. Já as mais antigas acumularam ao longo de sua existência contas falsas, desativadas ou que se tornaram inativas.

Então, se você possui uma página com um número grande “curtidas” é possível que tenha uma diminuição nela. Quanto mais “curtidas”, maiores as chances de ter contas inativas.

Lembre-se: nem todas as “curtidas” são boas!

Muitos são os esforços para aumentar o número de “curtidas” e de envolvimento na página. E logo pensamos: “Ah, quanto mais curtidas eu tenho, melhor é a aparição da minha página!”. Mas será que é isso mesmo?

Nem sempre, há outros meios que permitem que sua página seja mais visualizada e, consequentemente, aumente suas “curtidas”. Saiba que:

  • Facebook recompensa os proprietários de páginas que publicam conteúdo divertido e útil;
  • Quanto melhor o seu conteúdo mais sua comunidade vai se envolver com ele (estamos falando de curtidas, comentário, clique e compartilhamentos);
  • Como orientação, você deve visar uma taxa de engajamento de mais de 7% (Fonte: Meltwater)
  • O Facebook vê que o seu conteúdo é realmente envolvente e compartilha (fazendo com que aumente seu alcance orgânico – o número de pessoas que veem as suas mensagens sem que você tenha que pagar por isso.).

De certa forma, a medida tomada pelo Facebook em eliminar as contas inativas será favorável, pois essas contas estavam trazendo baixo engajamento e reduzindo o alcance orgânico das fanpages. Não acham?

Bom, vamos ficar de olho no quanto isso afetará.  E você, se perceber algo, comente aí, ok?

COMMENTS

WORDPRESS: 6
  • comment-avatar

    Nov artigo => Por que perder curtidas no Facebook pode ser bom http://t.co/oGKH0vJKwy

  • comment-avatar

    Nov artigo => Por que perder curtidas no Facebook pode ser bom http://t.co/l7VOauKFDb

  • comment-avatar

    Novo artigo aí, gentch! > Por que perder curtidas no Facebook pode ser bom http://t.co/UATljWnDVs #startup101

  • comment-avatar

    Por que perder curtidas no Facebook pode ser bom http://t.co/G0FExNKnCN

  • comment-avatar

    RT @filipe_bsantos: Por que perder curtidas no Facebook pode ser bom http://t.co/G0FExNKnCN

  • comment-avatar
    Alvaro 3 anos

    Podem mandar conteúdos para o meu e-mail?

  • DISQUS: