Por que mídias sociais são uma obrigação para as empresas?

Por que mídias sociais são uma obrigação para as empresas?

A mídia social está a nossa volta e se tornou parte de nossa vida. A partir deste mês haverá, aproximadamente, 650 milhões de usuários no Twitter, po

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A mídia social está a nossa volta e se tornou parte de nossa vida.

A partir deste mês haverá, aproximadamente, 650 milhões de usuários no Twitter, postando uns 58 milhões de coisas a cada dia. O Facebook é ainda maior, com 1,4 bilhões de usuários, gastando 700 bilhões de minutos na rede todos meses. Nos Estados Unidos 58% da população ao menos uma rede social, e esse numero salta para 98% para aqueles com idade entre 18 a 24 anos de idade.

E ainda temos organizações ou consultores que dizem, “ meus clientes não estão realmente em redes sociais”.

Seus clientes ESTÃO nas redes sociais

A menos que seus clientes vivam debaixo de uma pedra e não têm acesso a internet ou um smartphone, você deve assumir que eles estão nas redes sociais. Na verdade, de acordo com a pesquisa realisada pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, cerca de 80% dos entrevistados usam a internet para procurar um produto ou serviço que desejam consumir, e cada vez mais, estão nas redes sociais, não buscam no Google.

Usando as mídias sociais para alcançar seus clientes e contar a sua historia não é mais um “se”, mas um “deve ter”.

Mas, por onde começar e como descobrir quais mídias sociais deve usar? Você vai querer um plano. A única coisa pior do que não estar lá e a criação de um perfil sem nenhum conteúdo ou informação.

8 passos para você começar

1 – Pesquise quais redes sociais seus clientes mais usam e comece por elas

 Se seus clientes são na sua maioria consumidores, então o Facebook é obrigatório ter e um bom lugar para começar. Se você é um produto ou serviço “de empresa para empresa”, então comece pelo Twitter. Um dos modos mais rápidos de descobrir onde começar é pesquisar onde seus clientes em potencial têm presença e tenha certeza que você está no assunto.

2 – Crie um ótimo perfil

 Ao criar seu primeiro perfil, certifique-se de que está seguindo as melhores práticas. Cada rede social fornece guias úteis ou sugestões. E se você não tem tempo ou pessoas, então contrate alguém para fazer isso.

3 – Desenvolva conteúdo atraente

o conteúdo é o carro chefe nas mídias sociais. Passe um tempo pesquisando a sua concorrência ou lideres de mercado, e assim determinar quais tipos de conteúdo está gerando melhor engajamento e aumento de seguidores. Se você não sabe o que escrever ou não têm os recursos, procure por ajuda especializada de uma analista de mídias sociais ou de uma agência.

4 – Aumente sua base de seguidores

 Apesar do que algumas pessoas dizem, aumentar os seguidores deve sempre ser um caso de qualidade sobre a quantidade. Pense em seus seguidores como lideres. Você é capaz de fazer isso organicamente ou em custo muito baixo.

5 – Medir, analisar e adaptar

 À medida que você começar a construir sua presença, certifique-se de que está usando os dados necessários para determinar o que está funcionando e o que não está, e acompanhe o seu progresso. Você deve fazer no inicio métricas de referencia e continuar a utilizar os dados para melhorar seu engajamento e adicionar seguidores.

6 – Aumente a frequência do conteúdo

 Uma vez conhecendo quais os tipos de conteúdo melhor funciona com seus seguidores, tente fazer mais. Mas seja claro quais redes sociais usar, pois cada uma exige diferentes níveis de frequência. No Twitter, trabalhe cerca de 10 postagens por dia. Para o Facebook, 1 ou 2 por dia é suficiente. Utilize estes números como ma diretriz, como na prática é ligeiramente diferente. Experimente com a frequência das postagens, enquanto está medindo, determine o que funciona melhor para você, procure por ferramentas que possa ajudá-lo a encontrar bons conteúdos e no agendamento das postagens, como Hootsuite ou Buffer.

7 – Faça campanhas direcionadas a seguidores

 Como você está trabalhando na construção de sua comunidade, procure “taguear” seguidores nas campanhas. De novo, seu objetivo não é SÓ quantidade, mas usar filtros, comparativos e pesquisa para ter uma base relevante de usuários que estejam interessados no que você tem a dizer e vender.

8 – Repita com a próxima rede social

 De lá, você vai querer procurar por outros canais, com base no mercado e no seu produto. Embora seja tentador estar em todas as redes, é melhor ter uma grande presença em uma ou duas mídias sociais, do que ter uma péssima presença em muitos.

É claro, isto está bastante simplificado, e cada uma dessas etapas geram um trabalho árduo. Mas lhe dá uma ideia de como se mover no caminho das mídias sociais.

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