Plano e calendário editorial: qual a diferença?

Plano e calendário editorial: qual a diferença?

Muitas vezes falo sobre como criar um plano de publicação para o blog e a importância de um calendário editorial. Mas nós sabemos que existe diferença

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Muitas vezes falo sobre como criar um plano de publicação para o blog e a importância de um calendário editorial. Mas nós sabemos que existe diferença entre os dois? Em suma: o plano editorial é o projeto real de nosso blog, enquanto o calendário editorial é a programação dos posts.

Portanto, é evidente que é preciso primeiro estudar um plano de publicação, caso contrário, não poderia criar qualquer calendário. Posso dizer que o calendário editorial é a representação visual, esquemática, de fato, do nosso plano.

O plano editorial: concepção e diretrizes do blog

Para o projeto eu não quero dizer o design do blog, mas as informações sobre a plataforma a ser utilizada devem ser incluídas. Eu acredito que se nós temos uma ideia clara desde o início, o nosso blog vai nascer como uma criatura saudável, sem a necessidade de cuidados continuados para sobreviver.

O nicho: o tema do nosso blog

Ninguém abre um blog aleatório, certo? Assim, pelo menos uma vaga ideia do tema principal que gostaríamos de tratar. Se precisamos do blog para trabalhar – se somos freelancers ou se queremos abrir um blog corporativo -, então a definição do nicho na minha opinião é mais fácil: o nicho é a nossa atividade profissional ou comercial.

Caso contrário, é apenas a nossa paixão. Nesse caso, temos de perguntar:

  • Como eu amo este tema?
  • Quanto posso escrever?
  • Estou preparado sobre o assunto?
  • Encontrarei os leitores interessados?

Estas são perguntas que vamos entender se realmente vale a pena abrir o nosso blog.

É apenas uma questão que você nunca vai se perguntar: há outro blog no meu tópico? Porque a resposta a essa pergunta é “sim”, mas, em seguida, você pode desistir de montar um blog, porque na rede já falam sobre tudo.

  • O startup101 é o blog sobre a minha paixão por marketing e mídia social.
  • Este é no entanto o meu blog profissional: Quando eu criei eu sabia que havia outros blogs sobre o assunto, mas eu precisava desse outro blog e escrever conteúdo no meu próprio caminho.

Leitores: Sabemos quem é o nosso público?

Nicho e audiência está ligado um ao outro, não é tão difícil descobrir quem são os nossos leitores. Se abrirmos um blog sobre cervejas artesanais, quem pode ser o nosso público? E se você abrir um blog sobre super-herói, quem serão os nossos leitores.

O discurso no blog corporativo é o mesmo: os leitores vão ser os nossos clientes e potenciais clientes. É para eles que nós escrevemos. Queremos manter os nossos clientes e transformar potenciais clientes em reais.

Categorias: Os tópicos abordados no blog

A escolha das categorias do blog nem sempre é fácil. Muitas vezes somos tentados a criá-las sem pensar, sem perceber talvez a semântica, o verdadeiro tema do blog. Aqui está o que devemos sempre ter em mente: o tema principal. O que define o nosso blog.

[bctt tweet=”As categorias do #blog são como os órgãos do corpo humano: juntos, eles dão vida a todo o sistema.”]

Aqui eu estou escrevendo principalmente conteúdo. É o marketing o tema principal do blog. Então, eu escolhi falar sobre:

  • Marketing
  • Blog marketing
  • Escrita
  • Fidelização
  • Estratégia
  • Marca Pessoal
  • Resenhas
  • Psicomarketing
  • E-books
  • Planilhas

Eu também tenho uma categoria para as notícias do blog: parece-me uma excelente ideia para gerenciar post sobre o blog, mas não diretamente ao tema principal.

A política editorial sobre o conteúdo: como e o que a publicar

Cada blog tem que ter regras, vamos chamar de fato de orientações sobre criação de conteúdo. Aqui eu sei o que fazer e os leitores também. Se um dia eu publicar um post sobre as eleições parlamentares, não seria estranho?

Mas este é apenas um exemplo extremo, e talvez não muito apt. Em um blog da empresa: você pode publicar qualquer coisa dentro de seu nicho? Até mesmo o nome do cliente que tem desafiado uma ordem?

Para mim, existem quatro pontos principais a serem considerados:

  • Quem escreve?É uma questão fundamental para uma empresa que quer começar um blog. Para mim, há duas alternativas: entrar em contato com um copywriter web ou formar alguns funcionários.
  • E sobre a empresa e o que não funciona:Eu já mencionei antes. Há informações protegidas por sigilo, há situações não revelados. Nós podemos fazer tantos exemplos.
  • Como escrever o post:o idioma a ser usado? A escolha de “você” ou “você” deve ser feita.
  • Qual o estilo de usar:frio e quente? Separado? Família? A última hipótese para mim continua a ser o mais válido.

Haveria também o discurso sobre os links aqui e há várias escolas de pensamento. Para mim um link externo é um recurso para os meus leitores e não os invejo: se eu encontrar conteúdo útil para o meu público, eu posto links sem problemas, mesmo de outros sites.

A frequência de publicação: quando e qual publicar?

Este é um aspecto crucial em blogs: não podemos publicar apenas quando nos apetece, quando nos lembramos, especialmente se tivermos um blog profissional ou de negócios. Em vez disso, devemos estabelecer uma periodicidade na publicação do post.

Por que é tão importante decidir uma agenda para o blog?

  • O que não nos faz esquecer os nossos leitores:isso aconteceu comigo não se lembrar que este blog existiu, precisamente porque a publicação ficou semanas parada.
  • Cria expectativas em leitores
  • Dá credibilidade ao blog:o leitor o percebe como uma estrutura viva e curada.
  • Produção de conteúdo em uma base contínua:tematizar cada vez mais o blog e melhorar o posicionamento.
  • Aumentar a capacidade de criar relatórios:mais conteúdo on-line e mais leitores próximos. Vamos ser visto como figuras de autoridade e isso cria confiança nos outros.

A política editorial em comentários: tolerância zero?

Eu digo a você agora, e sem rodeios: Eu não aprovo comentários de pessoas anônimas ou que usam e-mail fictícios. Não aprovo comentários que me atacam sem dar um valor ao que eles expressam. Para mim, os comentários são o verdadeiro sucesso de um artigo, e não o número de suas ações.

Mas se tivermos um blog corporativo, então temos de estabelecer uma linha editorial precisa para comentários. Muitos blogs obrigam o leitor a registar-se a comentar: Acho que é errado e contraproducente.

A tolerância zero apenas, na minha opinião, é para spammers e trolls de plantão. Mas os verdadeiros leitores vão comentar como forma rápida e simples possível.

O calendário editorial: a programação de pós

E aqui estamos nós o resultado do nosso plano editorial: muito estudo e muitas discussões para se preparar um calendário de publicações.

É a representação esquemática das publicações do blog. On-line, existem muitas ferramentas para a criação de um calendário editorial. Eu uso um modelo do Excel.

Que informação está incluída no calendário editorial

  • Categoria:Blog marketing
  • Título:Plano e calendário editorial: qual a diferença?
  • Legenda:A partir do projeto dos artigos de programação do blog
  • Descrição:A diferença entre o plano e o cronograma do blog: o que considerar no projeto do blog e que informações incluir no calendário das publicações.
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  • Url:http://danieleimperi.it/piano-calendario
  • Status:programado
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A primeira parte é puramente técnica e um segundo, continuamente atualizado, que me mostra as interações recebidas em cada post. Dessa forma, posso perceber o quão bem sucedido é um artigo.

Entenda a diferença entre plano e calendário editorial?

Você preparou seu plano para o blog? Quais os problemas que você tinha tanto na elaboração do plano editorial no calendário? Conte a sua história. 

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