Planejamento Estratégico: Pesquise para compeender o escopo do projeto

Planejamento Estratégico: Pesquise para compeender o escopo do projeto

E lá vamos nós para mais um vídeo sobre Planejamento Estratégico. Se você é novo por aqui ou ainda não está sabendo sobre essa nova série de vídeo

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E lá vamos nós para mais um vídeo sobre Planejamento Estratégico. Se você é novo por aqui ou ainda não está sabendo sobre essa nova série de vídeos, este é o terceiro conteúdo dedicado a falar sobre a importância de uma boa pesquisa como start do seu planejamento.

A intenção com estes vídeos é listar alguns benefícios que o profissional de planejamento ganha ao investir o tempo necessário em pesquisar antes de colocar as ideias em um ppt e apresentá-las.

A ideia é ressaltar que por mais criativa que seja a sua ideia, ela não depende apenas de investimento financeiro. Ou, na pior das hipóteses, suas ideias não dependem apenas da criatividade.

É obrigatório que o planejador tenha visão estratégica e know-how sobre todo o escopo do projeto.

O terceiro benefício que um profissional de planejamento estratégico ganha investindo em pesquisa, e agora, aproximando-nos um pouco mais da operação em si, é a compreensão do escopo do projeto vinda da pesquisa inicial para o seu planejamento.

No vídeo, eu detalho um pouco melhor e dou alguns exemplos que podem deixar mais claro o meu ponto de vista. Até porque quando o assunto é Planejamento, cada profissional tem uma visão estratégica diferente e uma maneira de se planejar.

Mesmo compreendendo que o papel do planejamento é encontrar soluções e resolver problemas baseados em estudos já existentes no mercado há anos, ainda sim, o planejamento nos permite termos identidade quando o assunto é definir estratégias seja pra qual for o meio.

É interessante dizer por aqui, já adiantando um dos próximos tópicos, que existe diferença entre Planejamento Estratégico de Marketing e Planejamento Estratégico de Comunicação.

No entanto, não vamos abordar isso agora. Fica para um próximo vídeo. Se você gostou da proposta conteúdo e assim como é apaixonado com o tema Planejamento Estratégico, é só assinar o canal ou o blog que toda quinta-feira temos novos conteúdos.

Compreender o escopo do seu Planejamento é diferente de entender sobre prazos e plataformas envolvidas

Voltando ao tema: compreensão do escopo no seu planejamento Estratégico.

Depois de abordarmos sobre maturidade profissional e ganho de visão estratégica, não tenha dúvidas que não adiantar de nada ser um Profissional de Planejamento desorganizado, ou, na pior das hipóteses, apresentar um planejamento, aprovar todo o plano estratégico, sem ter real compreensão do escopo de maneira ampla.

Compreender o escopo é diferente de entender sobre os meios e os prazos envolvidos para a ativação do planejamento.

A compreensão do escopo está bastante relacionado com o trabalho de mentalidade que o profissional de planejamento adquiriu ao dedicar um bom tempo para a pesquisa. A compreensão do escopo do seu planejamento estratégico vai permitir, por exemplo, que você tenha mais facilidade e agilidade caso precise MUDAR TODA a linha estratégica.

Planejamento Estratégico precisa de saída de emergência

Quando você compreende o escopo, você consegue saber exatamente que todo plano estratégico precisa ter saídas de emergência.

Desde uma simples gestão de crise pré-planejada, até algo mais sério que possa vir a causar ruídos indesejáveis na comunicação ou na ação planejada.

E como nós bem sabemos, ruídos indesejáveis dentro de um plano de comunicação ou de marketing podem ser extremamente prejudiciais para o sucesso e retorno esperado.

Por isso, jovem padawan, quando você investe em um bom tempo para pesquisar antes de apertar o start no seu planejamento, na minha opinião, você consegue ter muito mais maturidade e autoridade sobre qual caminho tomar, caso haja a necessidade de uma conversão desplanejada no meio do caminho. 

E se me permitem a analogia, não compreender o escopo do seu planejamento é a mesma coisa que virar uma curva sem dar seta. Você pode ser surpreendido e causar prejuízos. OK. Eu sei que não foi lá uma analogia muito criativa.

Se você leu até aqui, muito obrigado pela sua atenção e até o próximo conteúdo.

 

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