Planejamento Estratégico: a importância da pesquisa

Planejamento Estratégico: a importância da pesquisa

Se você estiver sem tempo para ler ou assistir, pode optar por escutar. ;) Depois da série de vídeos sobre relatórios para mídia sociais, q

Bate-papo com o D20inc | JobCast 45 (3/3)| JobCast 47
Planejamento editorial de conteúdo: por onde começar?
Planejamento Estratégico: Know-how e Ganho de Visão Estratégica

Se você estiver sem tempo para ler ou assistir, pode optar por escutar. 😉

Depois da série de vídeos sobre relatórios para mídia sociais, que felizmente eu tive uma repercussão bastante positiva de profissionais e amigos que admiro, começo hoje uma nova série sobre Planejamento.

Para iniciarmos essa série de vídeos, nada mais justo que começarmos pelo início. Parece meio redundante o que você acabou de ler, mas, calma, eu explico melhor no próximo parágrafo.

O Planejamento Estratégico de Comunicação, não é uma área engessada e que eu possa listar o que é certo ou errado. Eu julgo muito importante, SEMPRE começarmos um planejamento, dedicando um bom tempo, ou, o tempo necessário para uma boa pesquisa. Conheço profissionais que não começam pela pesquisa, pelo menos não da maneira que eu vou abordar por aqui hoje, e são ótimos profissionais.

Por isso eu disse que não é tão redundante, neste caso, dizer que começarei a série de vídeos, pelo começo. Um começo que eu acredito ser relevante para o futuro de um bom planejamento.

 

Planejamento Estratégico: o primeiro benefício

Listarei, ao longo desta série de 5 vídeos, os 5 benefícios que, na minha humilde opinião, você terá, dando a devida importância e investindo o tempo que for necessário em uma boa pesquisa.

O primeiro benefício, e que eu tenho bastante claro na minha mente e experiência profissional: é o “ganho” de maturidade e mentalidade sobre o mercado e segmento de negócios do meu cliente/prospect, quando eu invisto boas horas para pesquisar.

Desde uma boa pesquisa de mercado, passando pelo estudo de comportamento de consumo do público, até o estudo estratégico sobre a concorrência.

 

Planejamento Estratégico e maturidade profissional

Maturidade profissional não se compra em cursos. Maturidade profissional você vai adquirir com o tempo e com a bagagem dedicada aos seus na elaboraão dos seu planejamentos estratégicos.

Elaborar um bom planejamento está longe de ter a ver com um power point complicado e cheio de gráficos bonitos para mostrar para o seu cliente.

Ao dedicar o tempo necessário para uma boa pesquisa, é normal que você tenha muito conteúdo para agregar nas suas estratégias, no entanto o bom planejador é aquele que consegue curar estes dados, contando um boa história sobre como o seu planejamento estratégico vai resolver o problema do seu cliente. Mas, cuidado, é aí, também, que você pode estar errando, e errando logo no início.

A apresentação de um bom planejamento está muito além de tamanho e números de páginas que você vai apresentar. Acho que já disse isso aqui, certo? Mas vale enfatizar novamente.

 

Planejamento Estratégico: se não faz sentido para o cliente, não adianta

Tente, sempre que possível, elaborar um roteiro que faça sentido.

Um roteiro que tenha início, meio e fim. Só assim, você vai conseguir extrair uma boa narrativa e amarrar as suas estratégias na hora de realizar a conexão com o seu cliente e transmitir não apenas a confiança necessária para que ele acredite no seu planejamento, mas para que o seu planejamento seja de fato algo que vá trazer resultados e resolver as questões necessárias apontadas por ele ao te contratar ou contratar a sua agência.

 

Planejamento Estratégico; não existe “eu acho”

As alterações e questionamentos vão surgir e você precisa escutar o que o seu cliente tem a dizer.

Não vá subir em um salto e achar que você é o dono do negócio. Essa não é uma boa hora para se ter ego elevado. Na verdade eu tenho pra mim que nunca e uma boa hora para isso. No entanto, se você perceber existem questionamentos sem sentido, faça o seu papel de profissional e oriente o seu cliente para caminho certo.

Oriente-o de maneira que você consiga provar todo o know-how apresentado veio através de pesquisa, não de achismo.

Para encerrar este conteúdo, já adianto para você que no próximo vídeo sobre planejamento, falaremos sobre um outro benefício: a visão estratégica do profissional de planejamento que investe em pesquisar.

Se você leu até aqui, muito obrigado pela sua atenção e até o próximo conteúdo.  

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: