Planejamento de Conteúdo para Facebook: simplifique antes de aplicar

Planejamento de Conteúdo para Facebook: simplifique antes de aplicar

Planejamento de Conteúdo para Facebook, com certeza, será um tema que ainda conversaremos em muitas outras edições do JobCast. Não apenas por ser al

5 razões pelas quais as mídias sociais aumentam o valor do seu negócio
Um blog como alternativa ao currículo tradicional?
6 qualidades que levam as pessoas a compartilharem conteúdo


Planejamento de Conteúdo para Facebook, com certeza, será um tema que ainda conversaremos em muitas outras edições do JobCast. Não apenas por ser algo que gosto e que faz parte do meu dia a dia, mas, por entender que quanto mais o tema for abordado de maneira séria – não chata –  no mercado, mais o mercado, e os novos profissionais de conteúdo, têm a ganhar.

Planejamento de Conteúdo faz parte da minha trajetória profissional há alguns anos. Direta ou indiretamente, sempre fui uma pessoa envolvida e muito presente nas redes sociais, principalmente com produção de conteúdo pra blogs. No entanto, se você me perguntar se eu me sinto um profissional completo, eu diria pra você, sem sombra de dúvidas, que não.

Se você trabalha com comunicação, você nunca será um profissional completo. Lidamos com pessoas e as pessoas mudam. E isso já é motivo suficiente basta para entendermos que na nossa profissão, nada será definitivo.

 

O Planejamento de Conteúdo Visual é uma etapa dependente

 

planejamento de conteúdo para facebook
Trabalhar com planejamento e produção de conteúdo, independente do meio em que ele será inserido, é uma função, hoje em dia, extremamente estratégica.

É preciso saber equilibrar a criatividade da sua narrativa com o contexto proposto pelo posicionamento de marca e argumentos oferecidos no seu conteúdo, sem esquecer do objetivo final.

É importante ressaltar aqui que texto, vídeo, imagem e áudio não são conteúdos, são apenas os formatos de mídia disponíveis para que você consiga distribuir a sua mensagem no ambiente digital. Assunto que vou guardar para um outro(s) JobCast(s).
Visto toda essa liberdade e formatos disponíveis, algumas vezes vejo empresas ou profissionais perdidos e não sabendo diferenciar os meios dos formatos. Ou não respeitando as características básicas e propósitos estabelecidos pela rede. E, pensando nisso, hoje vamos manter o nosso foco apenas no Planejamento de Conteúdo para Facebook, e em uma metodologia simplificada de como pensar o planejamento de conteúdo e maneira visual, depois de ter feito todo o planejamento estratégico necessário para que a inserção da mensagem proposta seja condizente com a plataforma, no nosso caso hoje, o Facebook.

A ideia é que depois eu faça uma série analisando outras plataformas e suas características, além de uma série só pra falar sobre Planejamento de Conteúdo para mídias sociais.

Planejamento Estratégico de Comunicação Digital; invista nele antes

O ponto mais importante citado no vídeo é exatamente esse: conseguir simplificar a sua linha e planejamento, tomando como princípio o raciocínio visual dos blocos, divididos em períodos. Cada um com um critério a ser respeitado de acordo os objetivos definidos no Planejamento.

É de extrema importância termos em mente que a ideia de aplicar um modelo de raciocínio visual, depende de um trabalho de pesquisa e planejamento mais detalhado. Esse modelo NÃO SUBSTITUI o planejamento de comunicação digital estratégico primário.

Iniciar uma linha de raciocínio visual, sem estudar e sem planejar os objetivos da comunicação junto ao cliente ou equipe e marketing, não só vai te atrapalhar com os resultados, como vai confundir todas as partes envolvidas no processo.

No vídeo acima, eu exemplifico melhor sobre o planejamento de conteúdo para Facebook, pensando em blocos. Espero que as dicas tenham te ajudado de alguma maneira, muito obrigado pela sua atenção e até o próximo conteúdo. Ah, e claro, fique a vontade para sugerir novas pautas de conteúdo.

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: