Os 4 níveis da Relevância em mídia social

Os 4 níveis da Relevância em mídia social

De uns tempos pra cá, comecei a perceber como é fácil e comum confundir a visibilidade com a relevância. Considero que existem quatro níveis dentro da

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De uns tempos pra cá, comecei a perceber como é fácil e comum confundir a visibilidade com a relevância. Considero que existem quatro níveis dentro da comunicação 2.0 que vale a pena considerar e que podem se aplicar a um profissional, uma pessoa ou empresa que está fazendo Social Media Marketing (embora se aplique a todo o marketing e comunicação em geral).

A sua posição sobre o que você gosta… Não que um é melhor que o outro, como sempre depende dos objetivos de negócios.

  • A visibilidade é alcançada quando é onipresente. Basta pressionar e ter presença contínua no Facebook, Twitter, na TV ou no jornal do bairro. Serve para isso, para quando alguém encontrá-lo e dizer-lhe “Sua cara não me é estranha ….” .
  • Notoriedade: Aqui você não precisa escrever ou aparecer tanto. Com pouco a fazer o efeito e impacto são altos. É quando dizem  Amigo, que boa notícia você compartilhou no dia 4 às 17h32min.e a partir daí a notícia se espalha.
  • Relevância: É quando a visibilidade é permanente. O que você escreve interessa as pessoas e assim te seguem onde quer que vá, te seguem porque não querem perder as coisas que você publica. Você é o que chamam de um ponto de referência no campo. Tem prestígio e sua opinião é levada em conta.
  • Influência: E este é o mais alto grau.  É quando o Relevante rompe fronteiras. Suas histórias são compartilhadas em abundâncias estratosféricas e até mesmo por pessoas que não costumam te seguir.

Muitos devem se perguntar como faço para ser relevante nas mídias sociais? Essa resposta quem vai dar é o Felipe Morais Autor do Livro Planejamento Estratégico Digital.

Em todas as minhas aulas e palestras eu sempre falo um conceito que acredito ser importante: hoje a principal estratégia de marketing digital de uma marca é a geração de conteúdo! Afinal, ninguém segue Twitter parado, ninguém volta a site desatualizado, ninguém participa de comunidade “morta” e o Google indexa as páginas (entre outros fatores) pela sua relevância.

E como saber o que o usuário quer? Simples. Pergunte! Para ser relevante é preciso saber o que as pessoas buscam da sua marca e então oferecer isso a elas. Pesquise, converse, entenda.

Então, basicamente, concentrando-se em algo e agregando valor. Fale do que é valioso para o usuário. O que você compartilha é o que configura a sua rede de contatos e seguidores. Te seguiram porque você ofereceu o que eles buscaram.

Se destacam aqueles que oferecem mais do que precisam. O segredo está no engajamento, na criação da interatividade. Ganha a atenção aquele que constrói experiências.

O que você acha que é preciso para ser relevante? Que níveis podem ser adicionados? Deixe sua opinião.

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