O princípio 80/20 em blogs corporativos

O princípio 80/20 em blogs corporativos

Vilfredo Pareto não foi um blogueiro, mas sua descoberta permite criar e gerenciar um blog corporativo com o mínimo esforço. Como? Vamos seguir uma or

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Vilfredo Pareto não foi um blogueiro, mas sua descoberta permite criar e gerenciar um blog corporativo com o mínimo esforço. Como? Vamos seguir uma ordem. Você sabe o que é o princípio 80/20?

Esta lei estabelece que 80% dos resultados vêm de 20% das causas. Ou 80% do que você fez na sua vida é produzido por 20% do tempo gasto. Assim, para todos os efeitos práticos, a 4/5 do esforço é irrelevante.

No mundo dos negócios, podemos encontrar um monte de aplicações do princípio 80/20. Por exemplo, 20% dos produtos são geralmente de 80% do volume de negócios.

Estendê-lo para outras áreas, você vai descobrir que 20% de suas roupas são usadas por 80% do tempo. O motor de combustão é um exemplo perfeito do princípio 80/20: 80% da energia é perdida na combustão enquanto que apenas 20% atingem as rodas.

Exemplos existem aos moentes. Se você olhar para o progresso de seu trabalho, a vida privada e a gestão do tempo, você vai perceber como o princípio 80/20 está sempre presente, mesmo com pequenas variações (80 e 20 são aproximados).

Um breve histórico do nascimento do princípio 80/20

Vilfredo paretoO princípio 80/20 foi precisamente analisado pela primeira vez pelo economista italiano Vilfredo Pareto (1848-1923) que deu origem ao Princípio da palavra “Pareto”. Nos anos seguintes, a descoberta de Pareto contribuiu grandemente para a construção do mundo moderno, apesar da descoberta para muitos ele ainda é totalmente desconhecido.

Mas como nasceu o princípio 80/20? O economista italiano tinha estudado durante anos a distribuição da riqueza no século XIX. Ele descobriu que quase toda a riqueza e renda estavam concentradas nas mãos de uma minoria da população. A mesma coisa acontece hoje, 45% da riqueza nacional está nas mãos de até 10% das famílias.

O espanto não surgiu muito com esta descoberta aparentemente normal, mas a existência de dois fatores julgados por Pareto altamente significativos, o que é uma relação matemática precisa entre o percentual da amostra observada e a quantidade de riqueza ou de renda, que era titular.

A outra descoberta de Pareto foi à persistência desta razão desequilibrada em todas as estatísticas relativas a períodos diferentes e países diferentes. Hoje, este método é muito comum e tem levado a grandes inovações em economia e negócios.

O princípio 80/20 não foi imediatamente recebido com entusiasmo e por quase uma geração não se falou nele, apesar de uma abordagem tímida no período do fascismo. A importância do princípio de 80/20 foi revisto após a Segunda Guerra Mundial por alguns economistas dos Estados Unidos que tomaram consciência de sua importância.

Como aplicar o princípio 80/20, em blogs corporativos

Mesmo em blogs é possível aplicar o princípio 80/20. Primeiro de tudo, se dermos uma olhada nas estatísticas de cada blog, podemos ver que cerca de 20% do conteúdo publicado gera 80% do tráfego total.

A aplicação do princípio 80/20 em blogs corporativos implica que a organização deve comportar-se da seguinte maneira:

  • Celebre a produtividade. Aproveite o blog com muita naturalidade, sem considerá-lo um trabalho duplo. Abandone a tática e comece a contar nos seus dias de trabalho, como você resolveu os problemas de um cliente e as fases do nascimento de um novo produto. O blog nasce para o âmbito corporativo, não para um jornal online.
  • Olhe para o atalho. Tendo em conta o ponto anterior, deixe o jargão . Escreva no mais simples e espontâneo possível. Isso permitirá que você exponha seus pensamentos com maior fluidez e imaginação.
  • Exercer o controle sobre o seu trabalho. O blog corporativo é essencialmente um canal de conteúdo, como tal, requer uma linha editorial para guiá-lo em direção a um objetivo. Portanto, primeiro formule e com base no que você estabeleceu desenvolva a linha editorial de seu blog de negócios.
  • Seja seletivo, não exaustivo. Quem diz que cada artigo deve ter 5000 caracteres? Ninguém vai parar de publicar post curtos. Diluir um conceito apenas para fazer parecer cheio de informações, não é a escolha a fazer. Os leitores não são estúpidos e na Internet não há tempo a perder. Seja conciso e direto e não subestime o poder de um artigo curto, mas de forma abrangente. Seth Godin fez disto um estilo. Suas publicações, apesar de serem curtas são verdadeiras pérolas de sabedoria.
  • Visando a excelência em algumas áreas específicas. Seu blog não deve ser “o blog de todos.” Concentre-se apenas em seu setor e ganhe uma fatia do mercado que não é muito genérica. Seja o porta-voz de um nicho, o benchmark de usuários que procuram por uma solução para um problema específico.
  • Delegar. O blog não deve ser escrito por um único representante da empresa. Pelo contrário, o ideal é ter a certeza de que uma única pessoa não é a responsável por publicar os conteúdos, para evitar que o blog da empresa seja percebido como “blog de John Smith.” Então, delegue a atividade para vários blogueiros de vários campos. Isto lhe dá artigos de marketing, recursos humanos, de vendas, a força de vendas, o atendimento ao cliente.
  • Escolha com cuidado os blogueiros. Não presuma que um empregado deve necessariamente ser um blogueiro só porque está nos termos do contrato. Apesar da quantidade de dicas que você vai encontrar na web para blogar efetivamente, nem todos têm a capacidade de escrever em um blog. Escolha com cuidado o seu blogueiro corporativo. Uma boa alternativa é uma relação ganha-ganha entre as partes: fazer do blog uma janela com o que colocou em evidência, sugerir ideias, fazer uma carreira dentro da organização.
  • Basta fazer o que você gosta. Não imite outros blogs. Embora estes sejam bem sucedidos, é dito que seu estilo de escrita e sua linha editorial podem ser adaptados ao seu público e de negócios. Tente criar voz própria. A Internet é um oceano infinito onde as réplicas são ignoradas enquanto a originalidade sempre desperta entusiasmo.
  • Olhar abaixo da superfície das coisas. Aguçar seus sentidos para os blogueiros. Desenvolver ao longo do tempo a confiança para transformar cada episódio. Pergunte aos seus clientes o que eles querem ler e você vai se surpreender com suas respostas. Nesse ponto, você tem que fazer para agradá-los.
  • Maximizar os “momentos mágicos”. Não exclua as mídias sociais da sua estratégia de comunicação corporativa. Se você não tem tempo ou forma de publicar um post no blog (ainda que breve) lembre-se do Twitter e Facebook. No primeiro são necessários apenas 140 caracteres, enquanto que nos Facebook às vezes uma foto ou vídeo publicados em tempo real é mais do que suficiente.

Como vimos, não há nenhuma esfera ativa e imune à influência do princípio 80/20. Mas tem afetado a vida de milhões de pessoas. No entanto, hoje o princípio 80/20 é raramente considerado. É hora de colocar as coisas direito!

COMMENTS

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    RT @brunounix: Novo artigo => O princípio 80/20 em blogs corporativos – Vilfredo Pareto não foi um blogueiro, ma… http://t.co/yylyZQt2W0

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    Wagner 5 anos

    Muito interessante. Parece que Pareto influenciou muitas áreas. Em uma das aulas de Engenharia de Software, o professor mencionou que o Princípio de Pareto realmente existe, ou seja 80% das falhas de software estão concentradas em 20% de seu código.

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      Olá Wagner!!

      No comércio e empresas seja qual for o ramo na maioria das vezes 20% dos clientes correspondem a 80% das vendas. Os números não têm vida própria. Refletem o comportamento de seres humanos “a sério”, que fazem coisas reais.

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    Gostei das dicas, já conhecia a regra de Pareto na Administração, mas não tinha visto alguém relacionar com blogs, muito bom.

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