Networking vai além da troca de cartões em eventos

Networking vai além da troca de cartões em eventos

Social ou Business Networking? Quando eu falo sobre Networking, gosto de separá-los em dois tipos; o Social Networking e o Business Networking. No

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Social ou Business Networking?

Quando eu falo sobre Networking, gosto de separá-los em dois tipos; o Social Networking e o Business Networking. No entanto, nesse texto eu vou misturar um pouco dos dois e colocar um pouco da minha visão sobre o que eu julgo mais importante nessa prática, esquecendo os termos bonitos, OK?

Se você me perguntasse, alguns anos atrás, o que eu julgaria mais importante para minha carreira, ou pelo menos para a construção da minha imagem profissional, sem sombra de dúvidas a resposta estaria na ponta da minha língua: Networking.    

Mas, e se você me fizesse a mesma pergunta, hoje? Não tenha dúvidas que a resposta seria exatamente a mesma; Networking.

O Networking, ao contrário do que muitos imaginam, não precisa ser feito apenas, necessariamente, em eventos relacionados ao seu mercado de atuação. Eu diria que, mesmo que muita gente não consiga enxergar, nós começamos a prática do Networking na faculdade

Networking é investimento a longo prazo.

Não adianta você investir uma grana em cursos, pós-graduação, mestrado, se você não mantiver uma boa rede de contatos. Não adianta você ser o The Lord of Business, se você não é um profissional acessível e que não contribui com a sua comunidade.

Não adianta ter uma mega audiência se você se prende ao seu mundo e tem medo de compartilhar conhecimento.

Networking é sobre relacionamento

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Networking não é adicionar uma pessoa no Linkedin visando apenas futuras oportunidades e vai muito além dos nossos interesses próprios. Adicione sim, profissionais de seu interesse, no entanto, apresente-se e cuide do seu “meio de campo” de apresentação.

Muitas vezes, mesmo que você tenha estabelecido um primeiro contato em algum evento, pode ser que a pessoa não lembre de você. Isso é normal.

Networking precisa ser visto como uma maneira fomentar o mercado sem visar apenas os seu interesses profissionais. Isso pode ser uma postura bastante desagradável quando percebida por das partes. Eu sempre vi essa prática como uma maneira de aprender para compartilhar e ensinar para contribuir.

A única maneira do mercado evoluir é ele ser “habitado” por profissionais capacitados a mostrarem resultados. E o Networking é parte fundamento nesse processo.  

Dizem que a boa propaganda, em plena era do relacionamento, é aquela que não parece propaganda. Bom, Networking também deve ser assim.

Networking estratégico existe?

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Sim. Existe. O problema é confundir Networking estratégico com forçação de barra.

Networking estratégico nada mais é do que você conseguir filtrar os contatos que julga relevantes para não perder tempo com picaretagem. Ponto.

Seu tempo é valioso para desperdiçá-lo com quem não entende o valor de um relacionamento entre profissionais.

Aqueles caras que só querem se aproximar de você com um único objetivo: gerar negócio. Se é sobre relacionamento, o fato de você se dedicar a gerar negócio, apenas por gerar negócio, faz com que o seu Networking não seja estratégico, seja interesseiro e tenha vida útil curta.

O lado legal do Networking

networking

Pra finalizar, e não menos importante do que os pontos abordados há alguns parágrafos acima, gostaria de pontuar o lado legal de se entender o valor do Networking. Legal de ser legal mesmo. Não tem nada a ver com legislação; conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.

Parece algo romantizado e você tem total liberdade de discordar. Afinal de contas, se Networking é sobre relacionamento, que mal há em explorá-lo – no bom sentido – para trazer pessoas de bem pro nosso lado? Seja na via profissional ou nada vida pessoal.


Eu vou ficando por aqui e até o próximo conteúdo. 😉

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