Monitoramento de mídia social: como saber o que dizem sobre nós

Monitoramento de mídia social: como saber o que dizem sobre nós

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A web é sobre nós e muitas vezes isso está além do nosso controle. Conversas online, ou todo o conteúdo gerado pelos próprios usuários, isso foi criado para ampliar a percepção e a imagem que os nossos clientes potenciais têm de nós. Com que efeito?

Aí entra o monitoramento ou atividades de escuta e monitoramento da web em canais sociais que nos permite ou deveria permitir nos prevenir de situações de crise, analisando conversas existentes em torno de uma marca e, sobretudo, antecipar e interceptar novas tendências. Fantástico. Mas como?

Existem várias ferramentas on-line que podemos usar e isso certamente é uma estratégia que deve ser considerada e em nenhum caso deve ser negligenciada. 

Acredita-se muitas vezes que o que é publicado on-line não é permanente ou, pelo menos, que é rapidamente esquecido. 

Mas a verdade é que o fluxo das coisas que são publicadas on-line é bastante rápido, e é igualmente verdade que a Web não se esquece: depois de anos agora temos acumulado uma espécie de “enciclopédia” da história dos momentos mais significativos da Internet, conduzido revoluções históricas em mídia social.

É por isso que quando você pensa sobre a sua reputação on-line deve, sem dúvida, também pensar sobre a ideia de camadas. 

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A reputação on-line é na verdade o resultado de estratégias, atividades, do que foi publicado no tempo e que ajudou a construir uma imagem.

Por outro lado, também é o resultado do que os outros dizem sobre nós, e que precisa ser monitorado, assim como você faria com uma marca, para quando necessário, intervir, mas acima de tudo para entender se o que é dito sobre nós é realmente consistente com nossa pessoa e nossos objetivos.

Qual a importância da análise de redes sociais em uma estratégia digital?

Dentro de uma estratégia digital, Social Media Analysis é um elemento essencial, para garantir, que estamos colocando em prática algumas medidas muito eficazes e saber o que estamos fazendo, e por outro lado para entender quais são as direções a serem tomadas.

Como é possível, de fato, saber qual é a estratégia correta, como prever, pelo menos, dentro de certos limites, saber qual o poder das ações que você está planejando?

As plataformas de monitoramento são apenas um elemento de um cenário mais amplo onde podemos seguir partir da análise do contexto do concorrente, até ao apoio na construção de pisos de inquietação social.

Também desempenha um papel importante a busca de coerência com outras estratégias de comunicação e marketing da marca, em relação às quais a presença de mídia social é um elemento essencial, sim, mas também complementar.

Dizem que nem todas as plataformas são adequadas para você e você não é adequado para todas as plataformas. Como escolher?

Who Is Talking About You Sticky Notes Question Buzz Social Media

É verdade que nem todas as ferramentas são adequadas ao nosso caso. A escolha de um instrumento, na verdade, não é – nem deve jamais ser – imposto de cima: não há nenhuma ferramenta perfeita, existem alguns usos que são mais ou menos adequados para as atividades diárias de um analista, bem como estrategista de mídia social que constantemente precisa se manter atualizado sobre o progresso e eficácia das ações postas em prática.

A variedade de ferramentas disponíveis poderia, contudo, ser confusa, mas a única maneira de avançar é testando: você tem que experimentar várias até você descobrir qual é a mais adequada, não digo apenas uma única ferramenta, é provável que múltiplas plataformas sejam necessárias para atingir o seu objetivo.

Também não se esqueça de que muito do trabalho e a eficácia de uma análise de mídia social é o resultado do trabalho do analista, que não basta copiar e colar dados de relatórios gerados a partir das plataformas, mas – a começar e conhecer os objetivos da marca, a fim de entender e buscar alterações na estratégia da empresa.

As atividades de monitoramento estão mudando

De fato, nos últimos anos, o monitoramento em mídia social mudou significativamente. Quando eu comecei, em 2009, já havia um número de ferramentas disponíveis, mas a sua importância na construção das estratégias foi significativamente menor (embora ainda triunfe as métricas de vaidade).

Hoje não é exagero dizer que as plataformas de monitoramento representam uma espécie de mercadoria, algo que todos deveriam ter, porque todo mundo entendeu o significado. 

Vector illustration of web analytics information and development website statistic

É realmente impensável realizam atividades de gerenciamento de mídia social no Facebook, Twitter, Instagram ou outros canais, sem medir a sua eficácia usando ferramentas internas da plataforma ou ferramentas externas.

No futuro vejo uma centralidade crescente de análise de mídia social, e não apenas a capacidade de ler os dados e convertê-los em ações, mas que possa criar uma vantagem competitiva para aqueles que decidem assumir esta profissão.  Mas é claro: é um processo contínuo de aprendizagem que é altamente competitivo.

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