Mídia social: o que estamos fazendo de errado?

Mídia social: o que estamos fazendo de errado?

O digital no Brasil é ainda algo a surgir. É verdade que as empresas estão prestando e pagando mais e mais atenção ao marketing on-line, também é verd

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O digital no Brasil é ainda algo a surgir. É verdade que as empresas estão prestando e pagando mais e mais atenção ao marketing on-line, também é verdade que é difícil entender por que usar a mídia social. Muitas vezes, não há nas empresas um centro de mídia social, mas um gerente de mídia social única para todas as marcas e canais de essa empresa.

Até agora, ficou claro que as mídias sociais são tão importantes quanto a marca e seu reconhecimento, como vendas. Sua presença na mídia social tem que ter exatamente a sua estratégia de negócios.

“Ele diz que a web!”

Não é feliz

Não importa quanto dinheiro você gasta em branding, marketing e publicidade; tudo vai ser reduzido para que seus produtos sejam percebidos. Como muitas vezes dizia meu professor de marketing:

Não há qualidade, mas apenas a qualidade percebida. 

E agora essas percepções podem ser ouvidas e valorizadas por todos, graças à web. É por isso que usamos o Google antes de comprar qualquer coisa. O TripAdvisor antes de ir em qualquer lugar. O Reclame aqui para consultar a reputação de uma empresa.

Uma maneira rápida de entender como o seu negócio é apreciado é ver os comentários no Google. Mas não entre em pânico para obter cinco estrelas de cinco, um resultado perfeito pode ser visto como suspeito e, em seguida, ter opiniões sobre as áreas de melhoria pode ser sempre positivo.

Personalidade, não é?

Personalidade

A maneira como você gerencia sua conta online deve refletir o seu negócio. Agora as pessoas esperam mais que um som profissional de um tweet. As empresas que não revelem a sua “personalidade” de seu tom sempre são vistas com desconfiança. Quando você escreve um tweet ou posta uma atualização, você deve sempre perguntar se esse post ou atualização realmente reflete os valores da marca.

Quem é você e o que você faz são os dois mantras que devemos sempre ter em mente. Sempre tendo em mente o core business da empresa e da sua identidade on-line para não cometer erros sobre estes aspectos.

Cada um é especial

Especial

Ter tantos seguidores no Facebook e Twitter é certo, mas não devemos misturar nada. Cada plataforma de mídia social tem seu público: por exemplo, a chamada “Geração Z” – os nascidos a partir de 2000 – preferem rápidas rajadas de comunicação. Os millennials, enquanto isso, estão se voltando para Tumblr. E, como uma marca, o seu objetivo é chegar a todos, em seguida, atacar os mesmos canais com o mesmo público.

Uma vez que você está nesses canais, você deve continuar a usá-los. Se você parar de repente, seus seguidores vão saber onde você está acabado e vai parar de seguir você. A consistência é importante, especialmente para aqueles que fazem uso de CRM social. Se os usuários têm um problema e são ignorados, mensagens com raiva vão arruinar seu relacionamento.

Engajamento não é apenas o engajamento

ENGAJAMENTO

Tempo é dinheiro, tanto para você quanto para seus clientes. Lembre-se que nem sempre o foco é você, e nem sempre dizem como é grande o seu produto ou serviço. Tente dar informações para criar diálogos, fazer amigos e conversar. Muito frequentemente, são os relacionamentos que apertam uma marca que vai empurrar as pessoas para continuar a comprar a partir dessa marca, apesar dos concorrentes. Construir relacionamentos com clientes é o segredo.

Proporcionar um mercado de serviços, as empresas podem rapidamente atrair uma boa quantidade de seguidores, mas ganhar seguidores não é tudo; você precisa para mantê-los. É preciso haver um incentivo para interagir com a sua marca. Informações e dicas são uma ótima maneira de manter os usuários a ouvir. Eu, por exemplo, viajo, muitas vezes, mas eu não sigo todas as páginas da empresa de transporte existente, apenas aqueles que me dão descontos, promoções ou dicas.

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