4 Métricas que devemos controlar nas mídias sociais

4 Métricas que devemos controlar nas mídias sociais

Já foi dito aqui no blog em muitas ocasiões a importância das mídias sociais para as empresas sobre como as empresas podem aproveitar esta filosofia (

As métricas de marketing digital: a palavra dos especialistas
22 ideias para criar conteúdo
Inbound marketing: onde estamos?

Já foi dito aqui no blog em muitas ocasiões a importância das mídias sociais para as empresas sobre como as empresas podem aproveitar esta filosofia (lembre-se, é mais social do que mídia) para chegar aos clientes potenciais, clientes satisfeitos, e os que ainda não são clientes. Mas para isso as Empresas devem evitar grandes erros, como cruzar o ROI com as potenciais vendas, etc.

Métricas em mídias sociais são uma questão complexa para as empresas ou agências e devem ser levadas a sério, e são muitas vezes uma questão de discussão na tentativa de determinar o que está certo para cada caso.

metricasmonitorar

Antes de continuar, parece apropriado dizer que, a fim de determinar as métricas é importante ter objetivos claros, pois caso contrário, eu, você ou qualquer outra pessoa pode medir algo que não serve pra nada.

“Uma métrica é um sistema de mensuração que quantifica uma tendência, dinâmica ou característica. Métricas são usadas para explicar fenômenos, diagnosticar causas, compartilhar descobertas e projetar os resultados de eventos futuros.”  Paul Farris; Neil Bendle; Phillip Pfeifer; David Reibstein.

4 métricas que não devemos perder de vista

Quociente de conversão

Usando um mecanismo de controle, podemos identificar quando lead ou potenciais clientes vêm de Redes Sociais. O mais comum é o uso de Url’s encurtar + um cookie (com Hootsuite usando o Ow.ly isto é relativamente simples ou o Bit.ly.).

Tendências de Crescimento

Basicamente para obtermos as informações chave para redirecionar (ou não) todos os esforços. Através do Google Analytics, você pode ver as principais fontes de dados de tráfego, seja para uma Landing Page ou na Web corporativa. Podemos incluir também neste ponto, a evolução do número de assinantes do newsletter, No Facebook pode se usar o Facebook Insights.

Histórico da Campanha

Nós estamos repetindo os erros do passado? A comparação com campanhas similares ou anteriores é essencial para reforçar os pontos fortes e eliminar os erros. Se você também tiver os dados / resultados das atividades off-line de comunicações e marketing. Vamos utilizar estas métricas para traçar novas estratégias.

Dados, dados, dados…

Realmente não é “apenas” uma métrica, mas um conjunto de informações que dependem uma da outra para funcionarem perfeitamente. Sabemos que para obter resultados relacionados ao sucesso, primeiramente devemos definir o “sucesso” junto com a estratégia e ação, em seguida, verificar todos os dados (Bounce Rates, CTR, Comentários versus interações, Publicações, os números absolutos de fãs / seguidores…).

Em conclusão, a questão das métricas deve ser uma prioridade para todas as marcas, são graças a elas que sabemos se o planejamento e execução estão dando o resultado esperado. 

COMMENTS

WORDPRESS: 9
  • comment-avatar

    Novo artigo => 4 Métricas que devemos controlar nas mídias sociais http://t.co/SxzSW9oAqh

  • comment-avatar

    Novo artigo => 4 Métricas que devemos controlar nas mídias sociais http://t.co/peO2MDm41L

  • comment-avatar

    4 Métricas que devemos controlar nas mídias sociais http://t.co/qQmL8oGuiM

  • comment-avatar

    4 Métricas que devemos controlar nas mídias sociais http://t.co/HVyJpQiOmv

  • comment-avatar

    Olá, Bruno. Antes de fazer um planejamento para um cliente, sempre pergunto sobre as KPIs que ele deseja medir e a partir daí, traço um diagnóstico da presença online do cliente (mesmo aquela que não é espontânea dele) e cruzo os dados obtidos no monitoramento com as KPIs. Assim, consigo obter um panorama do que deve ser trabalhado para tentar chegar ao ROI que o cliente deseja. Queria saber tua opinião sobre isso.
    Abs.

    • comment-avatar

      É importante levar em consideração que não existe formula pronta para KPIs, vai depender do seu negócio e as ações que irá exercer nele.

      O problema desse tipo de medição nas mídias sociais é que esses canais tendem a envolver as pessoas no topo do funil de vendas, em vez de logo antes da compra. A maioria dos clientes descobre as empresas pelas mídias sociais e demora algum tempo para conhecer seus produtos ou serviços e mais ainda para fazer assinatura de e-mails ou retornar novamente através de outro canal.

      O essencial é mensurar, assim você terá uma visão real sobre a situação da sua ação.

  • comment-avatar

    4 #Métricas que devemos controlar nas #mídias sociais http://t.co/a8pbts5SY0^LN @101startup @brunounix

  • comment-avatar

    4 Métricas que devemos controlar nas mídias sociais – #marketingdigital http://t.co/pYKVGi15Zg

  • comment-avatar

    RT @101startup: 4 Métricas que devemos controlar nas mídias sociais – #marketingdigital http://t.co/pYKVGi15Zg

  • DISQUS: