Mercado Digital: Por um mercado mais inteligente e menos rotulado

Mercado Digital: Por um mercado mais inteligente e menos rotulado

O Mercado Digital está na moda e isso não é novidade. Uma das coisas que eu tenho observado muito hoje em dia é que o mercado digital está sendo form

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O Mercado Digital está na moda e isso não é novidade.

Uma das coisas que eu tenho observado muito hoje em dia é que o mercado digital está sendo formado por profissionais estereotipados, mais preocupados com rótulos do que com os resultados do trabalho executado.

O Mercado Digital e sua Siglas bacanas

Todos os dias inventam alguma sigla bacana para dar significado a estratégias de comunicação mais antigas que o rascunho da bíblia.

Todos os dias adotamos um termo em inglês para rotular estratégias digitais simples e nem tão desconhecidas o quanto dizem por aí. Todos os dias inúmeros cursos são lançados, provenientes desses rótulos. Uns bons, uns ruins e outros eu prefiro nem comentar por aqui.

Estamos apresentando fórmulas mágicas de se vender o próprio status profissional, e esquecendo do verdadeiro objetivo, quando assumimos a comunicação de uma marca no ambiente digital.

O profissional, hoje em dia, está entrando no mercado digital  e acreditando mesmo que existe uma profissão chamada Mídias Sociais. Só que Rede Social não é profissão e não deve ser rotulada como tal.

Calma, termine de ler antes de deixar que o seu êgo xoxo-mídia seja afetado.

Traçar estratégias de comunicação para uma marca, seja você o responsável pela comunicação digital ou não, exige um pouco mais de inteligência e responsabilidade do profissional, e menos rótulo.

Tá na moda, eu sei, mas vamos descer do salto, gente, entendam que os sites de redes sociais são fortes aliados na comunicação e no relacionamento de uma marca com seu consumidor, e extremamente importantes para o mercado digital. No entanto, não vamos deixar de lado o verdadeiro proposito de um investimento em comunicação: o resultado esperado daquele investimento que foi feito.

E esse resultado precisa ficar muito claro na cabeça de quem investe e de quem executa.

Por mais que o planejamento te leve a atuar “apenas” na internet, e focando em sites de redes sociais, o que é muito comum em pequenas empresas devido ao fácil acesso e liberdade na hora de se planejar e definir os valores que serão investidos, seja qual for a rede, esse status em que o novo profissional de comunicação digital está se metendo é errado e pode comprometê-lo bastante.

Hoje em dia, tanto as agências de comunicação, quanto os clientes que depositam confiança nessa gama de “novos serviços e estratégias” digitais oferecidos, prometendo resultados fantásticos vindo do Marketing Digital e suas fórmulas mirabolantes, tem que entender que o mercado precisa ser fomentado de fórmula inteligente.

Dados: o mercado digital vive de dados e eles estão por toda parte. Não ignore-os.

Eles estão por todos os lados. Vamos dar mais atenção à eles. São eles os indicadores que nos farão obter sucesso nas nossas estratégias de comunicação, antes, durante e depois. Mas, cuidado, quem quer mostrar muito, acaba não mostrando nada. Planejamento é a alma de uma estratégia de negócios maduro e inteligente.

É gravíssimo, mas o que eu mais vejo hoje em dia é o “profissional de mídias sociais” olhando para o próprio umbigo e criando conteúdo para si mesmo, ou para o amigo que trabalha na área.

Já passamos por uma época em que empresas que desejavam “bom dia” no Facebook, por exemplo, era pauta de palestras. Já passamos (passamos?) da época de que criar conteúdo comemorativo é super bacana e gera um “engajamento” legal para a marca do cliente. Mas e daí?

Já tá na hora de colocar na balança o quanto vale de verdade apenas gerar conteúdo pra falar sobre algum hype ou MEME, apenas por gerar. É legal estar “antenado” no que estão falando, claro, mas desde que você saiba o porque e como isso vai ser positivo para sua marca ou a marca que você atende.

Não é pra deixar de lado as datas comemorativas na estratégia de comunicação nas mídias sociais, citei datas comemorativas apenas para exemplificar que, entender que se a sua única estratégia baseia-se em gerar engajamento, deixando o propósito comercial, de lado, esquecendo dos valores que a marca precisa passar, do produto que a marca precisa vender, do serviço que a marca precisa oferecer, algo pode estar errado. Esse post da Polícia Militar, por exemplo, serve muito bem de exemplo de como fazer bem feito. Na entrevista abaixo, a Martha Gabriel resume bem a importância de se saber lidar com os dados.

Já disse que o mercado digital é movido por dados, certo?

Precisamos começar a entender que estamos nadando em um mar de dados relevantes e extremamente importantes para definir estratégias inteligentes e, mesmo assim, não estamos conseguindo nos exercitar da forma correta. Estamos morrendo na praia.

A ansiedade e a falta de conhecimento do cliente, principalmente em mercados menores, é algo que as vezes (muitas vezes) conflita com o profissional que quer fazer as coisas da forma certa. Já disse isso por aqui, e não acho que o cliente esteja errado, e queira vender pelo Facebook, afinal de contas, se ele te contratou, vocês tiveram uma reunião e você deve ter entendido o que ele queria, aceitando que ele iria vender por ali, e vender muito. Muito rápido. Não é obrigação do cliente entender do mercado digital, o cliente tem que entender do negócio dele.

A disputa de likes com a concorrência, a inveja dos seguidores alheios e o não tão sonhado resultado imediatado que o cliente espera é muito comum e frustrante para ambas as partes envolvidas, e se o profissional não começar a educar esse cliente e entender que, dizer não as vezes é necessário, só atrapalha quem se dedica, estuda e tem conhecimento para fazer um trabalho sério e inteligente.

Ser responsável e transparente é regra de qualquer profissão. Vamos fazer a nossa parte com responsabilidade e em prol de um mercado digital mais inteligente e menos rotulado. Mesmo sabendo que profissionais rotulados vão surgir a todo momento, não seja um deles. Não venda fórmulas mágicas, venda e entregue resultado transparentes.

No mais, é isso.

Até o próximo post.

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