O Mercado são conversações

O Mercado são conversações

São grandes as experiências que vivemos diariamente. Poucos delas são memoráveis. Muitos delas não são. Outras não têm a força, alguma interpretação. 

[Como] criar campanhas de marketing econômicas
Por que mídias sociais são uma obrigação para as empresas?
Storytelling: habilidades fundamentais da nova comunicação

São grandes as experiências que vivemos diariamente. Poucos delas são memoráveis. Muitos delas não são. Outras não têm a força, alguma interpretação. Poucos têm o poder de cativar e falar em uma linguagem honesta, direta e simples. Muito marketing técnico, muito blablabla.

Pense sobre o que suas experiências memoráveis: Primeiro dia de escola, um aniversário, em particular, o jogo de futebol, o primeiro beijo, diploma universitário, primeiro dia de faculdade, último dia de faculdade, o altar, as crianças, o riso, emoções, tristezas, raivas; casa, automóvel, viagens. Este é provavelmente o ciclo de experiências, cada uma delas com diferente importância.

A Internet está imersa na era da web 2.0, web social e colaborativa para usuários. Esta participação é uma mudança significativa no modelo de comunicação tradicional, até agora, considerada a base da teoria da comunicação. Elementos necessários permanecem os mesmos: emissor, receptor, mensagem, canal e código. Mas os papéis mudaram: agora o receptor pode tornar-se um transmissor, se quiser. Ele passou de um modelo unidirecional ou bidirecional para outro multidirecional. 

Se alguém tem uma mensagem a transmitir, você pode. O código é simples: a palavra, imagem, som… Ou seja, mídia e canalizar recursos exigem pouco conhecimento técnico. Exemplos disso são os blogs, Grande exemplos de Web 2.0. Atualmente, qualquer um pode ser um transmissor da rede e ser um amplificador do Word-of-Mouth (WOM).

Um cliente insatisfeito pode estar falando sobre sua marca, sua empresa, seus produtos em qualquer lugar do mundo e muitos podem estar lendo sua mensagem. Como escrito no Manifesto de Cluetrain idealizado em 1999 os mercados são formados por pessoas que tem conversas continuas. 

A conversa é a essência da nova era da Internet e isso também se aplica ao campo dos negócios

Por isso, é importante fazer parte dessa conversa e, portanto, é preciso ter uma voz. Um blog fornece uma identidade na Web e fornece a oportunidade de ser parte da conversa e, portanto, do mercado.

Não é como antes que trabalhávamos a publicidade de massa unidirecional. Agora, os consumidores são “prosumers”, ou seja, são os consumidores e, ao mesmo tempo, “produtores” de bens e serviços que as empresas oferecem (através dos seus comentários). As empresas já não têm o destaque que tinham antes e agora devem ouvir e ter uma comunicação de mão dupla. O Outbound Marketing está desatualizado e Inbound Marketing está crescendo.

No entanto, também deve ser notado que as discussões não ocorrem apenas com os clientes, mas também dentro das empresas e, por isso, as empresas precisam mudar sua cultura corporativa. Eles precisam fazer uma migração digital para uma mais colaborativa e menos piramidal e mais cultural horizontal, com uma liderança participativa, etc.

A conversa e os relacionamentos posteriores são o que  realmente importam nos mercados reais

Em um ambiente  virtual ou físico, onde as pessoas se encontram para fazer negócios e  criar cultura. A conversa não pode ser “distribuída”. Não é um  “Conteúdo”. Não tem a ver com a marca, ou os meios de comunicação, escrever blogs é uma questão pessoal. 

As vozes que são ouvidas nos blogs são pessoais, e não corporativa, mesmo que sejam  destina a servir fins comerciais. Claro, as empresas também têm caráter, como  indivíduos.

 A diferença é que as empresas não podem falar  de si

Qualquer relação de negócios é baseada na confiança, e como a empresa está totalmente exposta na internet, você deve fazer seus clientes perceberem a transparência em tudo que faz. Os mercados não querem conversar com charlatões e vendedores ambulantes.

Eles querem participar nas conversações em curso atrás do escudo corporativo. Mercados são compostos de seres humanos, precisamos receber a mensagem clara, transparente e cara a cara.

COMMENTS

WORDPRESS: 10
  • comment-avatar

    Novo artigo => O Mercado são conversações http://t.co/k5UPnIv4Mr

  • comment-avatar

    Novo artigo => Mercado são conversações http://t.co/OzCGkET75h

  • comment-avatar

    Novo artigo => Mercado são conversações http://t.co/SvQIvVZN5K

  • comment-avatar

    O Mercado são conversações São grandes as experiências que vivemos diariamente. Poucos delas são .. http://t.co/kUmeMNvBsC

  • comment-avatar
  • comment-avatar

    Novo conteúdo => O Mercado são conversações http://t.co/wxFYyzLDog

  • comment-avatar

    Novo conteúdo => O Mercado são conversações http://t.co/N3kngkSgyO

  • comment-avatar

    O Mercado são conversações – #marketingdigital http://t.co/h8SKtZVWtr

  • comment-avatar

    O Mercado são conversações http://t.co/YoqzZlEYeO #socialmedia

  • comment-avatar

    O Mercado são conversações http://t.co/YoqzZlnnng #midiasocial

  • DISQUS: