Melhores horários para as mídias sociais?

Melhores horários para as mídias sociais?

Se você estiver sem tempo para ler, ou ocupado, pode optar por escutar. ;) Mesmo que você seja apenas um curioso no universo das mídias socia

Planejamento de Conteúdo para Facebook: simplifique antes de aplicar
Spotify escreve mensagem contra a violência sexual através de playlist
Carta para Facebook: nós perdemos o controle

Se você estiver sem tempo para ler, ou ocupado, pode optar por escutar. 😉

Mesmo que você seja apenas um curioso no universo das mídias sociais, eu arrisco dizer que você já esbarrou em algum infográfico com números e elementos coloridos, apontando os melhores horários para se postar nas mídias sociais.

Cuidado. Eu demorei para falar disso, até porque não é um assunto muito recente, no entanto resolvi não deixar de falar. Acho importante, principalmente, para os novos profissionais que estão caindo nessa “armadilha”, e considerando como verdade absoluta os melhores horários das mídias sociais.

Antes que você já encha o seu coração de ódio e comece a formular ofensas gratuitas para descarregar em mim, calma, não estou falando que esses infográficos são falsos. O principal intuito deste conteúdo é alertá-los de alguns riscos de achar que as mídias sociais tem melhores horários.

Quando você toma como verdade uma pesquisa de melhores horários para se postar nas mídias sociais, você simplesmente desconsidera inúmeras características importantes do comportamento de consumo do seu público. Por isso, um dos riscos é considerar muita audiência como audiência qualificada.

Cada segmento de mercado é composto por públicos e comportamentos diferentes. No vídeo eu exemplifico com dois segmentos bem diferentes.

Um segundo risco e que também pode dificultar o alcance das suas menagens e, consequentemente, o sucesso das ações, é quando você quer falar quando todo mundo está falando. Simples assim.

Imagina que eu tenha uma audiência de 100k de pessoas que se conectam em massa às 16h da quarta-feira.

Seguindo a lógica dos infográficos de melhores horários para mídias sociais – e desconsiderando o segmento e comportamento da minha persona – eu vou estar disputando o espaço com várias outras marcas de vários outros segmentos, e isso, além de dificultar no alcance da minha mensagem, vai fazer com que eu tenha a atenção desejada muito dispersa e disputada, visto que estamos falando de plataformas com feeds de atualizações extremamente dinâmicos, e milésimos de segundos, neste caso, importam.

Neste caso, quem pesquisou e levantou dados mais detalhados sobre o mercado de atuação e comportamento daquele público, com certeza terá mais vantagens. E são nesses casos que os infográficos vão te atrapalhar na performance e entrega de resultados finais da suas ações nas mídias sociais, pois eles te dão sim, um direcionamento, no entanto, um direcionamento genérico e bastante amplo.

Não estou aqui para dizer que os infográficos são inúteis, repito, são bem legais, mas cuidado ao tomá-os como verdade e usar para um direcionamento de ações, pois eles não são nada estratégicos. Normalmente estes infográficos são desenvolvidos considerando o universo mídias sociais como um todo, e não são focados em nichos específicos.

Para finalizar, gostaria de dizer que não seria justo da minha parte, generalizar, pois já vi bons infográficos desse tipo que, por exemplo, dão dicas mais avançadas da importância de se entender o seu público e segmento de mercado. No entanto, vi outros bem ruins, que simplesmente são feitos para gerar tráfego ou vender algo. Só cabe a nós, profissionais, sabermos avaliar a qualidade do conteúdo que estamos consumido e dedicando tempo para consumir no dia a dia.

Se você assistiu o vídeo e leu até aqui, muito obrigado pela sua atenção e até o próximo conteúdo.

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: