Marketing Digital para iniciantes: uma dica pro resto da carreira!

Marketing Digital para iniciantes: uma dica pro resto da carreira!

E lá vamos nós para mais uma dica de Marketing Digital para iniciantes. Talvez essa seja a dica mais valiosa que eu vá te passar dentre todas as

Marketing Digital: um eterno mercado beta
Persona, RPG e Marketing de Conteúdo.
Planejamento editorial de conteúdo: por onde começar?

E lá vamos nós para mais uma dica de Marketing Digital para iniciantes.

Talvez essa seja a dica mais valiosa que eu vá te passar dentre todas as que já abordei por aqui e que ainda abordarei em edições futuras. A mais simples de se aplicar e que você, caso entenda a importância dela, poderá usar para resto da sua vida. Uma dica que você pode aplicar em qualquer área.

Que dica é essa? Leia muito (oohhhh). Ou, pelo menos, tente estabelecer uma rotina diária, semanal ou, no pior das hipóteses mensal.  

Acredite; se você conseguir reservar 30 minutinhos do seu dia à leitura destinada a ler autores sobre comunicação e Marketing Digital, os efeitos serão extremamente positivos.

Você só tem a crescer. Pessoalmente e profissionalmente. Não é mágica, é prática e exige disciplina. É hábito.  

No vídeo, indico dois autores que gosto muito, mas, como ainda pretendo dedicar um conteúdo só sobre alguns autores e profissionais que acompanho, as indicações ficam para um próximo vídeo. Assine o nosso canal no YouTube para acompanhar. 😉

Sou iniciante no Marketing Digital, o que devo ler?

Eu costumo dizer que não existe a pessoa que não gosta de ler. Existe a pessoa que ainda não encontrou a história ou tema certo. Mas, como o nosso objetivo aqui é falar sobre Marketing Digital para iniciantes, vamos deixar a ficção de lado.

Se você é iniciante no Marketing Digital, ou é de outra área e tem interesse em começar a atuar e entrar para esse universo, eu recomendo que você não se prenda a estudar as plataformas. Estude-as, sim, mas na minha opinião, o ideal é que você busque por leituras mais amplas e conceitos menos engessados ou rotulados sobre comunicação.

A melhor maneira de entender sobre estratégias de comunicação para o ambiente digital, principalmente se você for iniciante, é buscar por leituras que ampliem o seu conhecimento sobre  a influência da comunicação na sociedade. Eu entendo que exista um certo fascínio e um imediatismo, exercido pelo profissional de Marketing Digital que está iniciando a sua carreira, em entender sobre métricas e estratégias avançadas.

No entanto, para entender sobre  métricas a primeira regra é entender que elas são dados disponíveis entregues por meio de ações vindas do comportamento do consumidor. Envolve emoção.

Importante: não é uma regra, é uma dica. Percebo que atualmente os novos profissionais que estão entrando no mercado acabam focando demais nos termos técnicos e no operacional. E isso pode ser um erro.

Mas… e os Blogs sobre Marketing Digital?

São, sem sombra de dúvidas, excelentes fontes de conteúdo complementar. No entanto, ficar refém apenas de blogs pode não ser, na minha opinião, o recomendado.

A maioria dos blogs que produzem conteúdo sobre Marketing Digital, são excelentes fontes complementares. 

Raramente você vai encontrar em um blog uma proposta de conteúdo com uma didática e organização que cumpra o papel de ensinar um iniciante. E outra, mesmo reconhecendo que hoje temos muita gente boa produzindo conteúdo de altíssima qualidade, nem sempre podemos realmente confiar em tudo que lemos na internet.

Resumindo: livros ainda são as melhores formas de nos aprofundarmos e aprimorarmos o nosso capital intelectual. Desconectar-se às vezes também pode ser um bom exercício para entender o mundo fora do digital. E nesse ponto, nada melhor que a companhia de um livro.;)

Bom, espero que você tenha gostado de mais esta dica e, como sempre, se você chegou até aqui ou assistiu o vídeo, muito obrigado pela sua atenção e até o próximo conteúdo.




COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: