Marketing Digital para iniciantes: distribua seus estudos

Marketing Digital para iniciantes: distribua seus estudos

E lá vamos nós para mais um JobCast dedicado a dicas de Marketing Digital para iniciantes. Como prometido no primeiro vídeo da série de dicas de

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E lá vamos nós para mais um JobCast dedicado a dicas de Marketing Digital para iniciantes.

Como prometido no primeiro vídeo da série de dicas de Marketing Digital para iniciantes, hoje eu vou falar um pouco sobre um dos erros mais comuns entre os profissionais que estão começando a atuar no Mercado Digital: resumir todas as estratégias de Marketing, Digital em mídias sociais.

Resumir todas as possibilidades estratégicas no ambiente online, em gestão de conteúdo e mídia no Facebook. Que o seu cliente, provavelmente, terá que marcar presença no Facebook, é quase que uma regra.

Se a sua marca pretende usar as redes sociais como ferramenta para ampliar o relacionamento entre marca x consumidor, ele precisa estar ali. Na minha humilde opinião, isso é praticamente incontestável.

Muitas vezes eu posso até dizer que o empresário demande certa culpa, ao procurar o profissional, muito focado apenas em atuar com mídias sociais.

Sendo mais realista, focado em estar no Facebook. É errado? Não.  Às vezes, ele realmente entende a importância de fomentar e ter uma presença estratégica nas redes sociais, outras vezes, apenas por que a concorrência está lá. Isso é normal.

Você entende e Marketing Digital, não do negócio do seu cliente

Que fique claro: o empresário não precisar entender de estratégia de Marketing Digital e Mídias Sociais. Se não, qual motivo ele  teria de procurar um profissional capacitado para ajudá-lo com o negócio dele no ambiente online?

No entanto, outro adendo importante que gostaria de fazer: você não entende mais do negócio do seu cliente do que ele mesmo. Saiba escutar e absorver o problema, para, ai sim, oferecer uma solução viável e dentro do possível – e atingível, digamos assim – para ambas as partes.

Se de fato a necessidade for apenas a gestão estratégia de conteúdo, ótimo, Mãos à obra. Caso contrário, tente entender sobre o negócio e ver se seria possível definir outras ferramentas de marketing que trariam resultado para o nicho em questão.

Concentrar todas as suas forças no Facebook, e esquecer das inúmeras possibilidades em que o Marketing Digital nos oferece, pode não ser uma boa ideia.

Estude os movimentos do Mercado Digital

Se por fim, você realmente identificar que o seu cliente, ou os seus clientes, tem a demanda maior em atuar no Facebook, excelente, eu não estou aqui dizendo que você precisar deixar de estudar a plataforma Facebook.

O recado é:  se você está começando agora, não concentre-se em estudar “apenas” estratégias de conteúdo pra mídias sociais em uma única rede.

Explore outras redes, outras ferramentas. Leia muito. Leia sobre o Mercado do Marketing Digital. Entenda os movimentos dos anunciantes. Busque por cases maiores e que não envolvam apenas o Digital.

Seja um profissional de Marketing Digital que entende o Marketing Digital como mercado. Tenha uma mente mais planejadora do que executadora e, acima de tudo, seja sempre transparente com os resultados. Não adiantar entender tudo sobre Marketing Digital e não ser transparente na hora da entrega do proposto.

No mais, é isso. 😉

Espero que as dicas tenham ajudado de alguma maneira.

Eu vou encerrando por aqui e, se você leu até aqui, muito obrigado pela sua atenção e até o próximo JobCast.

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