Marketing Digital: a diferença entre métricas, KPIs e Metas

Marketing Digital: a diferença entre métricas, KPIs e Metas

Os 3 termos que você leu no título do post, não são termos exclusivos apenas dentro de estratégias de Marketing Digital e a ideia com este conteúdo nã

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Os 3 termos que você leu no título do post, não são termos exclusivos apenas dentro de estratégias de Marketing Digital e a ideia com este conteúdo não é nos aprofundarmos em estudos avançados sobre esses conceitos. Isso nos renderia um livro daqueles que você consegue colocar em pé.

A ideia com este conteúdo é desmistificar e simplificar os 3 conceitos (métricas, metas e KPIs), fazendo com que vocês compreendam a importância de cada um deles dentro das suas estratégias de Marketing Digital, e como usufruir de maneira inteligente deles.

 

A confusão entre Métricas e Metas no Marketing Digital

Uma confusão muito comum entre alguns profissionais que estão iniciando sua trajetória no Marketing Digital, é não diferir, ou confundir, metas com métricas. Essa confusão, com certeza, vai te prejudicar em todo o andamento dos processos estabelecidos na comunicação, entrega de resultados e, principalmente, na tomada de novas decisões estratégicas da comunicação, quando for preciso.

Como o nosso foco aqui é falar sobre estratégias para quem está atuando em projetos de comunicação de Marketing Digital e Mídias Sociais, uma coisa é certa; mudança de estratégia e tomadas de decisões serão necessárias.

Se você encara o ambiente digital de forma engessada, você precisa rever os seus conceitos sobre estratégias de comunicação digital. Já tá virando mantra, mas, sempre que posso, faço questão de reforçar a mensagem; automação sem planejamento estratégico, não funciona.   

Visualizando as Metas, Métricas e KPIs em projetos de Marketing Digital

A metodologia de organização visual no planejamento digital é uma das maneiras mais simples de sintetizar a importância de cada um deles de forma madura e hierárquica dentro do projeto. O pensamento visual, facilita na hora da mudança de estratégias, ou até mesmo na coleta de dados para a entrega e resultados ao final da atuação.

Vamos ao que interessa.

A diferença hierárquica entre Metas, Métricas e KPIs no Marketing Digital


As Métricas no Marketing Digital

De que adianta um mar de métricas se você não sabe surfar?

Saber o significado, e conseguir interpretá-las, cada uma das métricas oferecidas pelo Mercado Digital, é um bom começo. É um ótimo começo, na verdade. No entanto, cuidado, pois é exatamente aí que a maioria tende a errar; confundem quantidade de dados com qualidade, ou efetividade da informação.

Não adianta você ter acesso a um mar de métricas avançadas, se você não visualiza a manobra que vai executar antes de entra na água para surfar. A onda vai te derrubar e te forçar a voltar pra beira da praia para conseguir visualizar o seu objetivo e, consequentemente, gastar novos esforços para encarar as ondas novamente.

O bom surfista não é aquele que faz muitas manobras, mas aquele que visualiza e executa com precisão as manobras estudadas.

O bom surfista do Marketing Digital tende a impressionar com os movimentos certeiros, não com a quantidade de manobras executadas de qualquer maneira.

Para concluir o raciocínio sobre como entender o valor da Métricas que podemos explorar no ambiente digital de maneira mais ampla, busque pelo principal indicador responsável pela existência das métricas no Marketing Digital: o comportamento de consumo das pessoas. 

É através do comportamento das pessoas que o ambiente digital vai nos disponibilizar todo o escopo operacional que trabalharemos nas estratégias de comunicação. Na pirâmide abaixo, eu ilustro um pouco melhor sobre a hierarquia dos conceitos explorados neste conteúdo. <jaba>Inclusive, esta pirâmide é de um futuro curso que pretendo aplicar online. </jaba> 😉  

métricas-marketing-digital

KPI: o Indicador chave da performance na sua estratégia de Marketing Digital (Key Performance Indicator)

Depois de compreender que de nada adianta ter um Mar de Métricas disponíveis, se você não sabe interpretá-los de maneira inteligente, é hora de falarmos do seu indicador de performance. O indicador que fará com que o seu objetivo seja claro e mensurável estrategicamente, com foco no seu planejamento e, claro, nas suas metas.

A importância dos KPIs as estratégias de Marketing Digital


Análise, validação e mensuração. O olhar analítico é um diferencial e tanto para o profissional que está trabalhando diretamente com planejamento estratégico desenvolvido dentro de qualquer que seja o escopo operacional.

É o olhar analítico do profissional de Marketing Digital que vai definir se os KPIs definidos na estratégia são condizentes com as metas estabelecidas esperadas ao final da ação. O famoso ROI.

O erro na definição de KPIs pode simplesmente ser o motivo do insucesso de qualquer  ação de Marketing Digital. No entanto, como disse há alguns parágrafos acima, a tomada de novas decisões e mudanças de estratégias, podem – e devem – ocorrer, caso o nosso escopo operacional planejado sofra alterações, inclusão ou exclusão de metas.

Importante: Assim como é errado mergulhar no mar de métricas sem saber o que fazer com elas, definir muitos KPI dentro de uma estratégia de Marketing Digital, pode não ser o ideal, e mostrar falta de objetivo nas ações.

Metas no Marketing Digital: o sucesso, ou o fracasso, delas, será responsabilidade do planejamento

Por último, e consequência de uma estratégia bem executada sobre os pontos abordados acima, as metas no Marketing Digital vão ditar o quão efetiva – ou falha – foi a execução das etapas do seu planejamento, contemplando todo o escopo operacional do projeto e cada um das parte envolvidas.

A grosso modo dizendo, são os resultados apresentados nas metas da sua comunicação é que vão dizer o seu cliente/empresa vai mandou bem e obteve retorno que impacte diretamente no negócio. E para finalizar com chave de ouro, gostaria de compartilhar uma imagem que resume tudo isso que disse.

Se você leu até aqui, muito obrigado pela sua atenção e até o próximo conteúdo! 😉

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