Marketing de Conteúdo: Qual é a melhor estratégia?

Marketing de Conteúdo: Qual é a melhor estratégia?

O marketing de conteúdo é agora uma verdadeira disciplina e, potencialmente, todas as marcas e empresas podem se beneficiar. A substância, no entanto,

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marketing de conteúdo é agora uma verdadeira disciplina e, potencialmente, todas as marcas e empresas podem se beneficiar. A substância, no entanto, é saber como usar a estratégia correta, sabendo o básico e implementá-las de uma maneira que é mais consistente para à sua identidade de marca.

Porque o conteúdo é rei: a centralidade do conteúdo em uma estratégia de marketing digital é indiscutível. Saber como criar conteúdo eficaz que pode falar com a mente e o coração de seu público-alvo é a chave, adotar um plano de publicação eficaz, capaz de lidar com a narração de uma marca, são prioridades para cada guerreiro de marketing e comunicação que querem fazer um impacto no ecossistema de web 3.0.

Mas qual é a melhor estratégia? Vamos ver algumas abaixo.

1. Alguém ainda fala do modelo de comunicação, conforme descrito por Shannon e Weaver em 1949. Faz sentido tomá-lo como uma referência?

Eu diria absolutamente sim. Há razões para considerá-lo morto. Temos que considerar as regras propostas a partir desse modelo como um ponto de partida para a análise do existente.

O “remix” que você pode obter a partir dos fluxos de massa e elementos contidos no princípio proposto por Shannon e Weaver pode tornar-se um estímulo para interpretar cenários atuais e tentar prever novos, especialmente agora que o marketing de conteúdo tornou-se uma verdadeira disciplina.

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2. Prosumer é o novo couch potato: como ele mudou o papel do consumidor nos últimos anos?

Um papel mais ativo, com certeza, que o vê como um interlocutor privilegiado para a empresa e que diz respeito à dinâmica de comunicação. Hoje, o consumidor não é apenas o anel que fecha a cadeia de produção, mas uma ferramenta potencial de envolvimento de outros consumidores.

A experiência de navegação, então, não é apenas limitada à web em geral, mas é mais cross-media: a viagem do cliente pode começar através de um comercial na TV, que o convida para ativar shazam em seu smartphone, que se refere a um conteúdo que reside on-line. Mecânica nova, às vezes mais imediata para o consumidor do que para aqueles que as processa.

As pessoas já não gostam de ser convencidas a comprar.[bctt tweet=”As pessoas não gostam de serem convencidas a comprar.”]

3. Todo mundo está falando sobre storytelling.

A questão é complexa. Até o momento, lemos muitas interpretações do termo, todos corretos e, simultaneamente, tudo errado, o resultado da falta de uma definição compartilhada real.

Muitos de nós procuramos uma maneira de construí-lo, mas o caminho é tortuoso. Certamente, na minha opinião, é errado atribuir a esse termo apenas em um valor tático. Ciente disso, sabemos que hoje a empresa tem muitas ferramentas para usar as regras que se misturam na metodologia de contar histórias: tanto de um mais estratégico e tático. Mas, na verdade, a questão é complexa e algumas linhas não são suficientes.

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4. O que significa pensar em transmídia?

Mais do que “pensar”, “desembrulhar” de acordo com uma lógica transmídia. Para ser breve: a construção de uma narrativa transmídia é criar uma história estruturada em toda a mídia, oferecendo os pontos de entrada do usuário para uma narrativa diferente, mas complementar, pelo menos do ponto de vista narrativo. É claro que aqui estão muitas escolas de pensamento e um monte de coisas sobre o que significa transmediality.

5. Ideia interessante sobre o B2B e B2C. Qual é a maior diferença na produção de conteúdo entre os dois contextos?

Para além do que dissemos acima, certamente a criatividade. A fim de criar um conteúdo valioso, envolvente e interessante relacionao a um produto B2B provavelmente serve um esforço criativo maior. Você precisa encontrar uma perspectiva de ganhar e que seja realmente interessante para o usuário final, talvez aproveitando a cauda longa.

O futuro é definitivamente no conteúdo que preenche esses ambientes, e aqueles que os produzem. Logo esses mesmos conteúdos (! De fato, isso já é feito) pede para sair da Rede Social e hibridizam em outras formas.

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