Marketing de Conteúdo: como reter aqueles que irão ler e aumentar a retenção de clientes

Marketing de Conteúdo: como reter aqueles que irão ler e aumentar a retenção de clientes

Aquisição de novos clientes é importante, mas há algo ainda mais importante: a lealdade e aumentar a retenção do cliente. Ao longo dos anos, vários

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Aquisição de novos clientes é importante, mas há algo ainda mais importante: a lealdade e aumentar a retenção do cliente.

Ao longo dos anos, vários estudos têm demonstrado o papel fundamental da fidelidade do cliente:

  • De acordo com a Harvard Business Reviewaquisição de novos clientes custa até 25 vezes mais do que manter os clientes existentes;
  • De acordo com a Bain and Co, aumentar a retenção de clientes em 5% aumenta os lucros em 25% a 95%;
  • Alguns estudos sugerem que os clientes, em última análise, não só existentes transportam mais facilmente a uma compra, mas é mais provável que seu ticket médio seja mais elevado em relação a um novo cliente.

Os clientes existentes, portanto, exigem menos esforço e oferecem retornos maiores, então é óbvio que para as marcas nutrir uma relação frutífera com os clientes existentes é ainda mais importante do que o prazer da conquista do novo.

Valioso apoio para construir uma relação duradoura com os clientes é o marketing de conteúdo.

A fórmula mágica para construir lealdade com Marketing de Conteúdo

Existem três maneiras básicas para reter clientes:

  1. Dê-lhes razões para voltar frequentemente em contato com a marca e seus canais de comunicação (tanto do site, mídia social, e-mail, blog ou outros).
  2. Faça a marca útil, indo além do mero produto para venda. Não é uma questão de convencer o cliente a comprar, mas fornecer conteúdos de interesse genuíno, eles podem resolver a dor de ponto ou estar em conformidade com as suas necessidades e seu estilo de
  3. Estabelecer um diálogo com os clientes, que reconhece o papel fundamental e continuamente fornece informações úteis para a interpretação de gostos e necessidades, mantendo a oferta da marca (e conteúdo) sempre fresco e interessante.

O cheatsheet para não esquecer

O segredo está em aplicar estes princípios de uma forma coerente e contínua. Para qualquer conteúdo que você precisa, pergunte:

  • Este conteúdo é capaz de resolver um grande problema para os meus clientes?
  • Este conteúdo ensina evitar um problema no futuro?
  • Este conteúdo é envolvente,ou pelo menos é divertido?

Se as respostas a essas perguntas são afirmativas, então é um conteúdo que vale a pena compartilhar.

Algumas ideias práticas para aumentar a retenção de clientes

Aqui estão algumas ideias práticas comumente usadas pela marca:

  • Compartilhar um artigo útil ou relevante do seu blog.
  • Faça perguntas para estimular a conversa.
  • Compartilhar conteúdo apenas para puro Fotografias e vídeos de trabalho, assim como jogos e realidade virtual.
  • Oferecer uma comunidade de clientes,onde eles podem se encontrar e trocar ideias (e porque não, oferecer insights e ideias úteis para o marketing).
  • Encontrar formas criativas para recompensar seus clientes / usuários

Tendo em conta o crescimento do lucro em proporção ao aumento na retenção de clientes, fidelização de clientes através de Marketing de conteúdo torna-se um desafio que nenhuma empresa pode dar ao luxo de ignorar.

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