Marketing 4.0 | Ambientes Complementares, mundo real e a importância do off-line

Marketing 4.0 - Estudo complementar da série "Estudando Kotler"

Neste capitulo, vamos entender como o off-line pode ser um grande diferencial nas suas estratégias de marketing

Marketing 4.0 | Pontos de Conexão e Jornada do Consumo
Marketing 4.0 – Quem são os JMN´s
AIDA: a desconstrução e adaptação moldada pela evolução do ambiente

 


Seja bem vindo à série que estamos estudando o Livro Marketing 4.0, doPhilip Kotler.

Depois de analisarmos com detalhes, no episódio anterior, as características dos JM´s, no conteúdo de hoje, vamos para um estudo bastante objetivo e que talvez seja o capítulo que justifique o título de capa: “Do Tradicional ao Digital”.

Logo no lançamento do livro, muitos entusiastas da comunicação digital e leitores de capa, logo criticaram dizendo que Kotler estaria matando as formas de comunicação tradicionais.

Ledo engano, caro amigo leitor de capa. Ledo engano.

Uma primeira observação importante: quando Kotler usa o termo: “tradicional”, no livro, ele não está fazendo referência aos meios de comunicação, mas sim as formas de se comunicar. De estratégias de comunicação.

Ele fala sobre ambientes que se complementam.

Vamos analisar um trecho desse capítulo que resume muito bem o insight central e mais importante dele.

Queremos agora apresentar o Marketing 4.0: uma abordagem que combina interação on-line e off-line entre empresas e consumidores.

Até aí, nenhuma novidade. O mesmo discurso de muitos. No entanto, logo em seguida ele complementa com um trecho que eu julgo muito importante:

Na economia digital, a interação digital sozinha não é suficiente. Na verdade, em um mundo cada vez mais conectado, o toque off-line representa uma grande diferenciação.

Não preciso ir muito longe para ilustrar o trecho acima. É só perceber como o ambiente se comporta hoje em dia.

Muitas das atualizações das pessoas são vindas de acontecimentos que elas julgam interessantes no mundo real. Parece absurdo dizer isso, mas é muito comum lidarmos com profissionais que estão fazendo gestão de conteúdo sem sair da cadeira e do computador.

Sem ao menos fazendo um trabalho de campo, assunto este para próximos conteúdos devido a importância e vastidão do tema. 🙂

Prossigamos…

O Impacto do mundo real, conectado ao digital

the-hidden-flag-marketing-off-line

Trazendo para o contexto do profissional de planejamento e marketing, é só observarmos como as ações criativas off-line tendem a viralizar com mais facilidade do que as ações que são pensadas exclusivamente para o ambiente digital.

Poderia citar inúmeras ações por aqui, mas vou citar a recente ação, The Hidden Flag, por dois motivos, pela importância de se abordar o contexto e por ter sido uma ação extremamente simples e que carrega uma mensagem e tanto.

Vídeo da ação

Estratégias de Comunicação são feitas para o mundo real

Em suma, podemos dizer que o capítulo quatro deixou bem claro para o leitor que um bom planejamento de marketing, mesmo que em plena era da hyperconectividade, não começa no digital.

O bom planejamento de marketing começa quando você entende como a marca do seu cliente pode se conectar de maneira eficaz no mundo real, para depois traduzir para ambientes complementares como o digital.

Quando o profissional consegue entender e criar essa sinergia, a comunicação não apenas começa a realmente representar de maneira uniforme o posicionamento do seu cliente na cabeça do público desejado, como também facilitará na sua compreensão e tomada de decisões futuras e próximos passos da marca dele.

Finalizando, tentem, sempre que possível, visualizar a conexão entre real e digital, entre plataforma e comportamento, antes de querer conversar com seu cliente e querer que ele se engaje com sua proposta de imagem ou venda.

Obrigado pela sua atenção e até o próximo conteúdo.

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: