7 lições de liderança das séries de TV

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Como reconhecer um verdadeiro líder? Desde a sua empatia, suas habilidades para resolver problemas ou a sua capacidade de ouvir sua equipe? Tentar de

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Como reconhecer um verdadeiro líder? Desde a sua empatia, suas habilidades para resolver problemas ou a sua capacidade de ouvir sua equipe?

Tentar definir a habilidade de um líder perfeito, veio à minha mente alguns dos protagonistas da série de TV. Quem melhor do que eles, que enfrentam apocalipses zumbis e aventuras ousadas, nos pode ensinar como liderar uma equipe?

SPOILER ALERT: Atenção: este artigo contém spoilers sobre Lost, The Walking Dead, Sons of Anarchy, Breaking Bad, Game of Thrones, House of Cards e Mad Men.

“Esta não é uma democracia”

Rick Grimes, The Walking Dead

Um líder tem o dever de fazer o que ele acha que é melhor para a equipe, então ele deve saber quando é hora de enfrentar as adversidades, tomar uma decisão e aplicá-la. Os resultados tangíveis e quantificáveis ​​do seu trabalho são a única evidência de que ele precisa ser ouvido.

Se você ganhou a confiança de seus funcionários ao longo do tempo, a decisão, embora não seja comum, será aceito.

Derek Stanzma, autor de Leadership: How to Lead Effectively, Efficiently, and Vocally in a Way People Will Follow, explica em poucas palavras simples, mas eficaz: “Fique calmo, tenha fé em si mesmo e ir” para tomar algumas decisões “.

“Se não podemos viver juntos, morremos sozinhos”

Jack Shepard, Lost

Quando você falhar em uma ilha deserta, a pior coisa que pode acontecer é ter algo a ver com os companheiros de aventura com pouco de espírito de equipe. Um bom líder sabe que a força do grupo reside na coesão do grupo, porque só juntos podemos derrotar monstros de fumaça na floresta e concorrentes com garras afiadas.

Além disso, lembre-se que se você faz parte de uma equipe, seu sucesso pessoal vai ajudar o time a jogar, porque se você fizer assim você define um padrão que os outros vão querer alcançar. Empurrando-se para fazer melhor, que ajuda a motivar os outros.

Em seu famoso TED Talk em 2009Simon Sinek fechou seu discurso dizendo: “Nós somos os líderes, e depois há aqueles que levam (aqueles que levam): um líder é aquele que obtém uma posição de poder ou autoridade, mas apenas Os líderes sabem inspirar. Nós seguimos aqueles que não leva porque nós devemos, mas porque nós queremos “.

“Não é fácil ser o rei”

Jax Teller, Sons of Anarchy

Ser o chefe não é fácil. Não há decisões fáceis, e precisa ficar acordado durante a noite. Às vezes, um líder tem que fazer coisas que você não deseja para o bem da comunidade.

Isso não significa que você deve ir ao redor para matar seus concorrentes. Em alguns casos, a equipe torna-se uma família de verdade: o que você está disposto a sacrificar? seu tempo, os seus interesses para seu próprio bem?

Você vai ter que tomar decisões que afetam a sua vida e a dos outros. O efeito pode ser positivo ou negativo e, em ambos os casos, você tem que estar preparado.

O sucesso de uma empresa depende da força de sua tribo e é determinada pela cultura tribal que só pode ser estabelecido como um líder forte e consciente. Dave Logan e John King, autores do livro “Tribal Leadership: Leveraging Natural Groups to Build a Thriving Organization” identificaram cinco fases da cultura corporativa / tribal, a partir de um ambiente hostil, até um total aceitação da cultura tribal pelos seus membros. Pense sobre qual estágio você pode colocar sua tribo e como, como o líder, pode melhorar a cultura corporativa.

“O meu nome”

Walter White / Heisenberg, Breaking Bad

Um bom líder deve considerar não só seus funcionários, mas também no exterior. Reputação é tudo em negócio e se você não se leva a sério dentro e fora de sua empresa você nunca vai ter o respeito que você está procurando.

Como você pode conquistar uma boa reputação se não for através do seu trabalho? Se há uma coisa da qual Walter White é orgulhoso é seu produto, para que ninguém tenha ido para um compromisso. Mas cuidado, isso não significa que suas ações podem ser guiadas por seu ego.

Para construir a sua reputação de liderança pode se usar quatro elementos-chave:

  • Suas ideias,
  • O que você define como um líder,
  • Como levar sua equipe,
  • Para o que e para quem é o destino da sua liderança.

Mate! mate os mestres, mate os soldados, mate todo homem que segura um chicote, mas não prejudique nenhuma criança. Golpeie todas as cadeias com escravo que você vê!”

Daenerys Targaryen, Game of Thrones

Imagine chegar em uma nova empresa e tratar a sua nova equipa, com desprezo e arrogância. Sua vida como um líder duraria muito pouco. O novo chefe pode ser respeitado, mesmo com o bem, provando para ser melhor do que seus antecessores e recompensar sua equipe por seus esforços.

Mas cuidado: não imponha muito cedo alterações que poderiam desestabilizar a equipe, lembre-se que o novo é você e por isso você deve ir para a reunião da equipe.

De acordo com Michael Watkins, professor da Harvard Business School especialista em liderança e gestão,  os primeiros 90 dias  para um novo líder são críticos porque uma pequena ação errada pode ter um impacto a longo prazo. Você tem pouco tempo para tentar ser um trunfo para a empresa, demonstrar porque ganhou o papel de líder e ao mesmo tempo ajudar seus funcionários nesta transição.

Você é um novo líder? Tomemos, por exemplo, este modelo baseado nos ensinamentos de Watkins (e criado por JD Meier, diretor de Digital Business Transformation, Enterprise Strategy Microsoft).

“Um leão não pede permissão antes de comer uma zebra”

Frank Underwood, House of Cards

Vamos enfrentá-lo, um líder também deve ser um mestre das marionetes que sabe como puxar as cordas certas. Não é apenas para manipular, mas para conhecer as pessoas, de modo a encaminhá-las no caminho que escolheu para eles.

A atenção de Frank aos detalhes, incluindo nomes, aniversários, esposas, distritos, passatempo, é um recurso poderoso. Underwood se destaca na identificação dos pontos fortes e fracos das pessoas que se envolve, e usa esta habilidade para motivar e obter o melhor (ou pior, dependendo do caso).

O truque é tratar a todos com respeito e dignidade e não cruzar o limiar entre o líder e tirano ou até mesmo os defensores mais ferrenhos podem se tornar inimigos.

Não se esqueça, também, que “a liderança é construída dia a dia, não todos os dias”, de acordo com John C. Maxwell: todos têm o potencial para se tornar um líder, mas apenas aqueles que são perseverantes o suficiente se tornam.

Em um estudo, mencionado no livro As 21 irrefutáveis ​​leis da liderança, e realizada considerando 90 líder, foi identificado que o que separa os líderes dos seguidores é a capacidade de desenvolver e melhorar as competências. Os líderes bem sucedidos nunca param para melhorar, aplicam autodisciplina e perseverança.

“Você quer respeitar? Saia e o conquiste sozinho “

Don Draper, Mad Men

Um líder também deve compreender, inspirar e empurrar sua equipe para dar o seu melhor. Pode ser difícil às vezes, mas só irá fazê-lo para o benefício de seus empregados, ajudá-los a assumir a responsabilidade. Deve incentivar o crescimento pessoal de sua equipe e permitir que os membros da equipe sejam livres para andar com seus próprios pés, quando eles estão prontos.

Theodore Roosevelt disse: “O melhor executivo é aquele que tem o bom senso de levar as pessoas a fazer o que ele quer que eles façam, e ter autocontrole suficiente pela abster-se de intromissão”.

Um bom mentor não tem medo de desafiar a sua equipe e ser duro quando necessário, mas não exagere demais: lembre-se de que seus funcionários se sentem emoções!

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