JobCast #4 | DEFUNTO NÃO TEM FACEBOOK

JobCast #4 | DEFUNTO NÃO TEM FACEBOOK

Mais um JobCast pra conta!! No JobCast #3, abordei de forma bastante resumida, alguns comportamentos inadequados para quem quer fazer um bom uso do

O Marketing de Conteúdo e a Geração Info-profissional
Marketing de Conteúdo: o desafio da ficha de poker
LinkedIn Pulse: produza, não copie

Mais um JobCast pra conta!!

No JobCast #3, abordei de forma bastante resumida, alguns comportamentos inadequados para quem quer fazer um bom uso do LinkedIn, que como todos sabem é uma rede social focada em fomentar o seu network profissional.

Devido ao feedback positivo de alguns amigos e conhecidos, o JobCast dessa semana também falará sobre comportamento, um comportamento um pouco mais delicado, e desta vez, muito comum no Facebook.

DEFUNTO NÃO TEM FACEBOOK!

Por que esse tema?

Há alguns meses atrás eu perdi um grande amigo em um acidente de moto e, durante uma, duas, 3 semanas ou mais, eu fiquei bastante triste, é claro, mas uma das coisas que fez parte e me ajudava a lembrar que eu tinha perdido um grande amigo, foram as outras pessoas desejando “descanse em paz”, no mural do Facebook dele.  Foi aí que percebi que precisava ajudar a família dele a realizar os passos que vou passar para vocês, de forma bastante resumida, mas que pode ser o caminho ideal e mais respeitoso possível quando você perder uma pessoa queria que tem conta no Facebook.

Se você tem um pouco de respeito com os  amigos e familiares do falecido, você deveria pensar duas vezes antes de desejar qualquer “descanse em paz” marcando a pessoa no Facebook ou publicando no mural do mesmo. É uma opinião bastante pessoal e delicada de se defender como certo ou errada, mas vamos ter bom senso e entender que existem pessoas estão sofrendo de verdade no momento e, sustentar isso com notificações em rede social só vai fazer mais gente sofrer por mais tempo.

Defunto não tem facebook e pode ser que a sua marcação, por melhor intencionada que tenha sido, seja apenas para mostrar para os outros que você se importa.

Perfil Memorial ou exclusão definitiva de conta

Dica: se você se importa de verdade com a pessoa, o certo é procurar os familiares, desejar as condolências pessoalmente e perguntar se eles desejam manter o perfil do  falecido, online. Para isso você tem dois caminhos, ou você transformar o perfil da pessoa em um memorial, que vai ficar online com o escrito “Em memória de fulano” ou, se caso a família desejar, solicitar a remoção do perfil, para isso basta acessar um link, responder algumas perguntas, enviar alguns documentos que provem proximidade da pessoa e aguardar o Facebook remover o perfil.

Importante: para que a opção memorial seja possível é necessário ir nas configurações de segurança do seu perfil (meio mórbido isso, mas..) e adicionar uma pessoa, de preferência uma familiar, como “contato herdeiro”. Nessa mesma opção, também é possível, caso você já tenha decidido que não quer que sua conta vire um memorial, habilitar a exclusão da conta em caso de falecimento. Nesse caso o Facebook só precisará ser notificado por alguma pessoa próxima preenchendo o formulário citado acima.

Fico por aqui e até o próximo post! 😉

COMMENTS

WORDPRESS: 3
  • comment-avatar

    Edson, excelente esse seu vídeo! Também acho um sofrimento – e uma falta de bom senso quando vejo marcações de pessoas falecidas!

  • comment-avatar
    Yuri 2 anos

    Perdi um amigo, e sou o contato herdeiro dele, como ponho o perfil como memorial ???

  • DISQUS: