Instagram Stories, Snapchat e o jogo de Xadrez Digital
Instagram Stories, Snapchat e o jogo de Xadrez Digital

Instagram Stories, Snapchat e o jogo de Xadrez Digital

Poucas horas depois do Instagram anunciar a implementação Instagram Stories, o previsto aconteceu: uma chuva de atualizações dos usuários experimentan...

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Poucas horas depois do Instagram anunciar a implementação Instagram Stories, o previsto aconteceu: uma chuva de atualizações dos usuários experimentando o novo recurso.

Entre conteúdos do tipo: “testando isso aqui…” , “Achei meio bosta”, “Snapgram”, e, “prefiro o Snap”, existe algo implícito no comportamento dos usuários que nós, profissionais de comunicação, devemos nos atentar: o saudosismo explícito de sempre, provando que cada vez mais o comportamento das pessoas está sendo ditado por dispositivos de interações instantâneas e em tempo real. Um saudosismo que merece uma visão mais antropológica do que técnica, eu diria.

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Instagram vs. Snapchat: A relação é mais ampla do que imaginamos

A relação usuário x aplicação social ganhou uma proporção que precisa de atenção. Precisamos, e com urgência, olhar para o ambiente digital como meio social, e não como uma simples ferramenta de compartilhamentos de formatos de conteúdo. Principalmente, quando ponto de conexão entre pessoas e ambiente são dispositivos móveis. Vide Pokemon Go, tema abordado no JobCast 19, com mais ênfase no que realmente importa para você que é profissional de comunicação.

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Instagram vs. Snapchat: Instagram Stories foi copiado Snap?

Sim. E não.  Se formos analisar ambas as redes como como plataformas de negócio, o Facebook copiou apenas o formato de conteúdo.

A essência e o posicionamento de marca do Instagram, por exemplo, continuam os mesmos, a interface comportou, sem muitas mudanças, a implementação do recurso, enfim, o que o Facebook fez foi trazer pra dentro da plataforma deles, a possibilidade da sua base de usuários usarem um recurso com tempo de exibição, implementado inicialmente pelo Snapchat. Simples e sem mistérios.

Mas, vamos nos atentar para alguns pontos mais estratégicos do movimento, e deixar de lado isso de apenas  dizer que foi cópia, “porque sim.”

É nítido que a maior preocupação do Facebook hoje em dia é continuar trabalhando estratégias de retenção de seus usuários. Afinal de contas, podemos dizer que manter um cliente satisfeito é mais fácil do que conquistar a confiança de novos, sem antes entender o que eles procuram. No JobCast 17, sobre a mudança de algorítimo do Facebook, eu abordei mais sobre esse assunto.

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Instagram vs. Snapchat: Todos ganham quando a concorrência é inquieta

Além de ser algo comum no mercado da tecnologia, esse movimento no mercado de redes sociais é algo extremamente importante.

Uma das regras básicas de qualquer mercado: a concorrência inquieta faz com que o mercado se mova. Faz com que criem, cada vez mais, soluções criativas para conquistar seu público. E, aqui, quando falo de público, estou falando de forma geral. Ganha o profissional de comunicação, ganham as marcas e ganham os usuários.

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Instagram vs. Snapchat: prós e contras

O Snapchat hoje está avaliado em 20 fucking bilhões de dólares, por isso, se você o tipo de profissional que gosta assassinar rede sociais, sempre que se depara com notícias desesperadas em buscar de cliques, de portais de comunicação, dizendo que a concorrência anunciou alguma  novidade, vamos com calma, jovem padawan. O Snapchat é bem maior do que a gente imagina. No entanto, existem alguns pontos simples que devemos levar em consideração para analisarmos as concorrentes de maneira mais madura.

Seguem abaixo, dois gráficos bastante interessantes sobre uma a amostra feita com 2000 usuários. Logo, por favor, como disse o meu amigo Estevão Soares, não seja um nubão e saia por aí panfletando este gráfico e dizendo que o Snapchat vai matar o Instaram. Como estamos falando de ambientes com audiências monstruosas e inúmeras outras métricas que devem ser levadas em consideração, tomar um gráfico analisado com apenas 2000 pessoas,  como estudo de mercado de nível avançado, pode não só ser precipitado, como imaturo da parte do profissional, OK?

Já falei por aqui sobre essa turma que gosta de assassinar redes sociais, por isso, não vale a pena insistir em explicar novamente.  Os gráficos são conteúdos adicionais, enviados pelo Estevão Soares, da estrategi.ca, via e-mail. Profissional que eu recomendo fortemente que acompanhem o trabalho. Neste mesmo e-mail, ele também disponibilizou o slide da palestra dele no CSM2016, que você pode conferir no Slideshare dele. 

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Instagram vs. Snapchat: Interface e usabilidade

Por mais que seja bonita e, aparentemente simples, a interface do Snapchat, se comparada a do Instagram, ainda, na minha opinião, é um pouco menos intuitiva. Antes de discordar, percebam que eu ressaltei o fato de que estamos comparando a interface e usabilidade de ambas, e não o que é melhor ou pior.

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Instagram vs. Snapchat: Tempo de carregamento

Isso é fato: o Snapchat é absurdamente mais pesado que o Instagram. No meu caso, por exemplo, esse foi um dos principais motivos de eu não ter empolgado com a rede, seguido da dificuldade de mensuração de resultados quando falamos de Snapchat pra negócios, que falarei um pouco mais abaixo.

Instagram vs. Snapchat: audiência e encontrabilidade

O Facebook tem uma base de dados bem maior que a do Snapchat, o que “facilitará” nas estratégias de engajamento e retenção da audiência ativa atual, antes mesmo e pensarem em conquistar a público do Snapchat.

Seria muita inocência da minha parte, pensar que eles não estão de olho da grama do vizinho, mas, na minha humilde opinião, implementar o Instagram Stories foi jogada de mestre para reter os atuais usuários, evitando que eles abandonem o Instagram, como eu tenho percebido que vem acontecendo na minha rede.

Outro ponto relevante que devemos analisar e, na minha opinião, de extrema importância quando estamos falando de redes sociais, é o caminho que você precisa realizar em ambas as redes pra encontrar e seguir as pessoas do seu interesse. Não facilitar a conexão entre pessoas conhecidas é algo grave para uma plataforma social não se preocupar.

O Instagram te entrega de bandeja as pessoas ligadas ao seu circulo de amigos, sem esforço. Por ser do Facebook, eles saem na frente no quesito encontrabilidade. Eu não lembro a última vez que eu procurei alguém para seguir no Instagram. Já no Snapchat esse processo é bem menos eficaz. Ele existe, mas na minha opinião é deficiente.

No entanto, o que eu posso afirmar aqui, caro leitor, é que ainda é muito cedo para avaliarmos os verdadeiros impactos que o Instagram Stories vai causar no mercado de redes sociais. No momento, eu ainda aguardo ansiosamente o movimento em resposta do Snacpchat, que, acredito eu, vão se mover o mais rápido possível.

Para finalizar, a dica que eu deixo pra você que trabalha diretamente com comunicação digital, é: não se prenda a saudosismos e a opiniões unanimes. Ser preguiçoso nessas horas não vai te ajudar muito. Começar a observar as jogadas e movimentos do mercado de redes sociais, com calma e com olhar mais crítico sobre os principais players do mercado, como corporações, e não como simples ferramentas “engessadas” para publicações e formatos, pode ampliar a sua percepção na hora de planejar soluções, com foco no que realmente interessa: a análise e mensuração de resultados, visando a busca de um objetivo mais estratégico da relação citada logo no primeiro parágrafo, entre pessoa e ambiente.

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Para ser um bom jogador, você precisa conhecer os movimentos antes de aplicá-los

A  comunicação estratégica no ambiente digital precisa ser como um jogo de xadrez. Você sabe exatamente o que tem que fazer para vencer o jogo, no entanto, o que vai te diferenciar dos outros jogadores é a forma  com que você conduz a sua linha e raciocínio antes de realizar as ações estudadas, visualizando o objetivo principal: a conquista. E, mesmo em uma partida perdida, sempre se aprende algo. Sempre se evolui.

Se você leu até aqui, espero que eu tenha te ajudado de alguma forma com este conteúdo,  muito obrigado pela sua atenção e até o próximo post.

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