Influenciadores Digitais: a análise mais importante
Influenciadores Digitais: o que mensurar na estratégia?

Influenciadores Digitais: o que mensurar na estratégia?

Influenciadores Digitais, conceito, estratégia e opinião.

De todas as possíveis variáveis mensuráveis dentro de uma estratégia que use Influenciadores Digitais como principal ativo da comunicação de uma marca, existe um que nunca deve ser deixado de lado: a análise de sentimento e reação das pessoas sobre o conteúdo.

A importância das comunidades online na nossa vida
Marketing Digital: reflita sobre sua participação no mercado
Os Desafios da Produção de Conteúdo em Vídeo – Ep.04: rotina

Dentro de qualquer estratégia de marketing, seja ela usando ou não de influenciadores Digitais, o que mensurar, vai depender muito dos objetivos da comunicação. Isso ninguém pode discordar.

Assista o episódio e, se tiver um tempinho, leia o texto complementar.

A importância da análise de sentimento na estratégia de Influenciadores Digitais

No entanto, falando especificamente de uma estratégia que tenha como principal ativo o influenciador digital, na minha opinião, fica claro que não basta olhar para os números desse cara.

É inegável, desde que as mídias sociais viraram canais de distribuição para a mensagem de marcas, que a análise de sentimento tem um papel extremamente importante na hora de interpretar o sucesso ou o insucesso da ação.

A análise de sentimento vai iluminar o caminho do planejador e de toda a equipe envolvida no projeto, fazendo com que cada decisão que precise ser tomada, vá além dos números.

Até porque, como dito no episódio 106, sobre tom de voz e audiência, quanto maior for a audiência desse influenciador, maior o risco de imagem que sua marca estará correndo.

A voz da audiência vai dizer muito, não só a escolha do influenciador foi assertiva, como também vai ditar boa parte do andamento da campanha.

É sempre bom ter em mente que quando o assunto é Marketing Digital, nenhuma estratégia pode ser estática.

Estratégia no ambiente digital é um organismo vivo

 

Estratégia no ambiente digital é um organismo vivo: se você não tiver olhar crítico sobre como as pessoas estão reagindo com a mensagem que a sua campanha está propagando, pode ser que seus resultados não sejam tão bons. Ou, ne melhor das hipóteses, você tenha resultados medianos.

Por isso, jovem padawan, sempre que você for coordenar uma estratégia com influenciadores digitais, considere dedicar boa parte dos esforços do monitoramento não só nas interações e na amplificação do engajamento com o público.

Conseguir  interpretar as entrelinhas que a análise de sentimento te entregará, será um grande diferencial para sua estratégia e com certeza surtirá efeito positivo no final.

O passado do influenciador precisa ser verificado

 

Por fim, e não menos importante, logo depois de entender a importância de escutar e saber como as pessoas estão reagindo com o conteúdo que o influenciador que você contratou está se saindo, é bom, antes de considerar a contratação do influenciador, dar uma avaliada no comportamento no dia a dia dessa pessoa.

Por mais que essa pessoa seja claramente um personagem nos conteúdos que produza, fica inviável separar o pessoal do profissional. Isso há muito tempo, desde as primeiras crises nas mídias sociais começaram a aparecer, a gente sabe que para influenciar a imagem de uma marca, basta ter internet.

Influenciar tanto de maneira positiva quanto negativa.


Gostou do conteúdo? Assine o canal no YouTube e receba por e-mail

COMENTÁRIOS