Influenciadores Digitais: a linguagem precisa ser genuína
Influenciadores Digitais: a linguagem precisa ser genuína

Influenciadores Digitais: a linguagem precisa ser genuína

Influenciadores Digitais, conceito, estratégia e opinião.

Influenciadores Digitais: a melhor maneira de se trabalhar com influenciadores digitais na sua estratégia de marketing digital é deixar que eles sejam eles mesmos. A linguagem precisa ser genuína.

LinkedIn: cuidado com a recolocação desesperada
O fim do Profissional de Mídias Sociais: O Postador
Influenciadores Digitais: a audiência não é o mais importante

Mais uma dica que vai meio parece óbvia, mas que precisamos dar atenção. Assista o terceiro episódio da série, Influenciadores Digitais, conceito, estratégia e opinião.

Influenciadores Digitais: o mínimo de interferência é o ideal

 

Quando se trabalha com estratégias de marketing digital usando de influenciadores no ambiente digital, o mínimo de interferência no roteiro pode ser o melhor caminho.

Se o cara conseguiu influenciar tanta gente, e você como anunciantes concordou em usar a audiência dele, audiência que ele construiu sendo ele: deixa o cara ser quem ele é.

Ou, em alguns casos, o personagem que ele criou.

Não adianta inserir influenciadores digitais na sua estratégia de marketing, se você não deixa o cara trabalhar com a linguagem dele, a mesma linguagem que ele construiu construiu e é escutado.

Disse que parece uma dica óbvia, no entanto, ainda é muito comum nos depararmos com empresas que contratam um influenciador digital apenas pela imagem do cara, e não pela voz e narrativa.

É influenciador digital, não é garoto propaganda

 

A lógica da estratégia que usa de influenciadores digitais é exatamente pelo fato de determinada pessoa ter uma audiência construída pela autenticidade do seu conteúdo, e não pela imagem da pessoa.

Se você contratar um influenciador digital, ditar o que ele tem que fazer, escrever um script pra esse cara, sinto muito lhe informar, mas fazendo isso você está seguindo o bom e velho modelo de merchandising, usando um garoto propaganda.

A diferença nesse caso será apenas o meio de distribuição escolhido: a internet.

Vale ressaltar que não estou, de maneira alguma, dizendo que a imagem desse influenciador não é importante. É importante, e muito. No entanto, ainda mais importante do que a imagem dele, é o tipo de narrativa que ele vai usar na mensagem.

É nítido que hoje em dia temos algumas grandes marcas contratando influenciadores digitais, e mais nítido ainda que essas marcas estão escrevendo todo o roteiro da comunicação, sem se preocupar em deixar o cara ele mesmo.

A melhor maneira de validar uma estratégia usando influenciadores digitais, é ter em mente que não basta pedir o mídia kit do car, ou procurar o agenciador dele, e contratá-lo.

Influenciadores Digitais: As Estratégias além do Briefing 


Além de conhecer o histórico de atuação desse cara, pessoal e profissional, como dito no episódio anterior, é de suma importância que no seu planejamento tenha um período em que o influenciador em questão vai conhecer e ter determinado período de experiência com a sua marca.

Seja produto ou serviços, esse cara, contratado como influenciador digital nas suas estratégias de marketing precisa conhecer a sua marca além do briefing.

Essa, na minha humilde opinião, é uma excelente maneira de fazer com que a narrativa dele não seja apenas genuína, mas seja transparente o suficiente para que as pessoas sintam ainda mais confiança da comunicação.

Sintam confiança na mensagem que esse influenciador pretendo passar. Eu sei que não é tão simples ser genuinamente transparente quando se quer vender algo, sabendo que as pessoas têm noção do contexto comercial por trás da comunicação.

No vídeo, abordo outros pontos sobre importância de uma narrativa genuína em uma estratégia usando influenciadores digitais, no momento, eu só peço que sempre que possível, sempre, mesmo, jovem padawan, evite construir a narrativa do influenciador.

Isso pode não deixar a comunicação tão transparente como deveria e, quando estamos falando de influenciar pessoas, a transparência precisa ser visto como critério importante.

Obrigado pela sua atenção e até o próximo conteúdo.


Inscreva-se no meu canal do YouTube

COMENTÁRIOS