O que você precisa saber sobre Inbound Marketing: conceito, elementos e processo completo

O que você precisa saber sobre Inbound Marketing: conceito, elementos e processo completo

O Inbound Marketing ou marketing de entrada é um conjunto de técnicas que visam atingir os nossos potenciais clientes de uma forma não-intrusiva e int

[Como] escolher o nome para a sua startup?
Quando o marketing de conteúdo não é a resposta
Como configurar o sucesso de uma estratégia de mídia social

O Inbound Marketing ou marketing de entrada é um conjunto de técnicas que visam atingir os nossos potenciais clientes de uma forma não-intrusiva e interromper o mínimo. A sua filosofia centra-se na marca ou a empresa ser encontrada por clientes, não é vender diretamente, mas são dadas a oportunidade de comprar algo.

O objetivo com este tipo de marketing é:

  • aumento de tráfego qualificado no nosso site.
  • O aumento da taxa de conversão de tráfego para leads.
  • Maior taxa de conversão de leads que cria novos clientes.
  • Melhorar a reputação online da marca ou empresa.

Em suma cada empresa que trabalha com inbound marketing quer capturar leads, que, ao longo do tempo, tornam-se clientes. Mas, sem interrompê-los de modo intrusivo, mas fazer o usuário chegar por seus próprios interesses e necessidades.

Técnicas

Marketing de conteúdo

Você tem que ter conteúdo que é de interesse para o público-alvo. Essas informações são coletadas em diferentes formatos como guias para download, blogs, tutoriais em vídeo, infográficos, podcasts …

inbound-marketing

SEO

Tarefa obrigatória para qualquer empresa, permitindo-nos alcançar melhores resultados nos motores de busca. Assim, a marca ganha mais visibilidade e gera mais tráfego web.

Social Media Marketing

Temos de nos concentrar em atrair leads qualificados que mais tarde se converterão em clientes. Para isso, você deve usar as redes sociais para divulgar melhor o conteúdo já que são plataformas facilmente acessíveis para usuários, torná-los mais populares e criar uma comunidade em torno da marca. As redes sociais são plataformas relativamente baratas para realizar campanhas.

Geração de leads

A geração de leads é uma relação ganha-ganha, tanto para o comprador quanto para o vendedor. O comprador consegue levantar informações de vários negócios que oferecem o produto ou serviço que ele está procurando e aos vendedores é dada a oportunidade de lançar o seu produto ou serviço para alguém que os deu permissão. E um fator importante para o vendedor é a alta taxa de conversão desses leads, pois são visitantes qualificados que praticamente já escolheram comprar de você.

Lead Scoring

Consiste em desenhas estratégias que nos permitam acompanhar a atividade e o comportamento dos leads quando navegam em uma página web. Desta forma podemos analisar o nível de interesse dos leads sobre produtos ou serviços.

Em suma, é uma avaliação das oportunidades de negócios.

Existem várias ferramentas que podem ajudar a executar esta tarefa se temos grandes volumes de leads e precisaremos irá avaliar informações complexas: HubSpot, Eloqua, Marketo e Pardot.

Lead nurturing

É uma técnica marketing para construir relacionamentos com clientes potenciais, mesmo se eles não estão atualmente à procura de comprar um produto ou serviço. Lead nurturing se destina a elevar o perfil da empresa aos olhos do cliente em potencial, tornando-se assim mais provável que o cliente irá compre o produto ou serviço da empresa.

Inbound Marketing vs. Outbound Marketing

Outbound Marketing é o conjunto de técnicas de marketing como a chamada, de televisão ou anúncios de rádio ou mailing frios que não estão na demanda por parte dos consumidores, mas a interrupção. Embora estas sejam técnicas que têm sido utilizadas ao longo das últimas, o consumidor está cada vez menos tolerante com essas interrupções e sua eficácia tem vindo a diminuir ao longo do tempo.

O Inbound Marketing sempre me fez pensar na expressão “Não importa o quanto corremos atrás das borboletas (clientes), elas sempre escolhem aqueles jardins mais floridos. Então, cultive flores no seu jardim (empresa), de todas as cores”.

É um estilo de marketing que consiste em focar em “melhorar seu negócio e não correr atrás de clientes”. Podemos também comparar o Inbound Marketing ao perfil do comercial “farmer” (fazendeiro) por oposição ao “hunter” (caçador).

Esse termo americano ilustra bem as ações de marketing digital visando a atrair o cliente para si, em vez de ir buscá-lo. Falamos também de clientes ganhos, em contraste com os clientes pagos (comprados com publicidade). Este conceito é semelhante ao Marketing de Permissão de Seth Godin.

Alguns fatos sobre o marketing de entrada

Um relatório anual sobre o Estado da Inbound Marketing mostrou dados de entrevistas com 3.339 profissionais de marketing em 128 países. Uma das conclusões é que o futuro do marketing tem muito a ver com marketing de entrada:

  • 58% dos profissionais estão o colocando em prática.
  • É eficaz porque gera 54% maisleads do que o tradicional Outbound Marketing.
  • 48% dos comerciantes pretendem aumentar seu investimentonesta área. É o terceiro ano consecutivo que os anunciantes aumentam os seus orçamentos em Inbound Marketing.
  • custo por leads de Inbound Marketing é mais baixo do que a de Outbound Marketing.
  • tempo gasto em horas de trabalho para tarefas de marketing de entrada já ascende a 44%.

O Inbound Marketing se tornou imprescindível em pouco tempo, pois a evolução da sociedade tem mostrado cada vez mais que é necessário falar diretamente com o cliente, atraindo as pessoas certas para a marca e/ou produto certo, na hora certa.

The Inbound Marketing Process Infographic

COMMENTS

WORDPRESS: 3
  • comment-avatar

    RT @ideiademkt: O que você precisa saber sobre Inbound Marketing: conceito, elementos e processo completo http://t.co/eaT8Ew7IDe

  • comment-avatar

    O que você precisa saber sobre #InboundMarketing: #conceito, elementos e #processo completo http://t.co/cftwYDN2Lp^LN @brunounix @101startup

  • comment-avatar

    Excelente artigo Bruno! Nós profissionais precisamos “aculturar o mercado”. O esforço em conjunto é importante para transmitir os conceitos e facilitar a adoção do Inbound no Brasil. Parabéns pelo artigo. Forte abraço!

  • DISQUS: