Inbound Marketing: 4 fases operacionais

Inbound Marketing: 4 fases operacionais

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Você se lembra da primeira boa sobre do ano? Aproximando-se do Inbound marketing e conhecer as etapas para aplicá-lo nas estratégias de marketing que nos permitam ser recebidos por pessoas que já manifestaram interesse em nossos produtos e transformá-los em clientes.

Já disse que o Inbound marketing é o ponto central do conteúdo, que deve ser de qualidade, não genérico.

Assim, será importante entender dois pontos-chaves; em primeiro lugar, temos de tratar o nosso site e / ou blog, antes de concentrar-se maciçamente os nossos esforços nas questões sociais, como instrumentos “externo”, o que não nos pertence, certamente útil para direcionar o tráfego, mas não como um lugar para começar a comunicação real do negócio. Não obstante, temos de criar conteúdo interessante para os nossos personas.

As pessoas estão acostumadas a publicidade tradicional que, além de interromper (marketing de interrupção) nos fornece algumas informações e confusão em sua maioria. Nos últimos anos, no entanto, mais e mais consumidores procuram por conta própria informação na web; Torna-se essencial criar e compartilhar conteúdo valioso na rede para ser recebido por visitantes já potencialmente interessados ​​nos produtos ou serviços que oferecemos.

converter

Operacionalmente, uma vez definida a estratégia e os objetivos, o projeto de marketing de entrada ocorre na sequência de quatro etapas:

  • Atrair
  • Converter
  • Concluir
  • Lealdade

Atrair

Na primeira fase, vamos tentar estabelecer uma conexão com os nossos potenciais visitantes; O tempo para se comunicar com um público amplo, é hora de pegar as pessoas certas. Neste contexto, é importante usar as ferramentas e maior desempenho, o blog, é talvez a melhor maneira de atrair visitantes. 

Gerenciar um blog nos permite publicar conteúdo valioso e nos faz reconhecidos como especialistas dos temas que estamos a tratar. Como resultado, as pessoas interessadas nesses tópicos, irão nos reconhecer como uma autoridade nesse campo e vão continuar a acompanhar e trazer novos visitantes interessados ​​em um círculo virtuoso e rentável. Entende-se que o conteúdo deve ser de qualidade , educacional e que responda a perguntas.

Após a definição do conteúdo, canais sociais vão fazer a diferença em relação divulgação e partilha. Todos os dias, muitas pessoas estão conectadas a redes sociais, é, portanto, nesses canais que temos que compartilhar nosso conteúdo para divulgar informações e tentar envolver pessoas interessadas neles. No social, além de compartilhar, você pode criar interação com os usuários, respondendo aos comentários, as perguntas feitas e gestão de qualquer crítica.

Outro importante é encontrar potenciais visitantes e clientes com uma cuidadosa seleção de palavras-chave. Todos os dias os nossos visitantes potenciais executam milhares de pesquisas em motores de busca. 

Assim, dado que o ponto fundamental do processo de atrair um visitante está em aparecer nos primeiros resultados orgânicos da SERP, como resultado das consultas de pesquisa inseridos quando provocado a necessidade de obter um pedaço específico de informações, temos de assegurar que o conteúdo que fizemos serão exibidos pelo motor de busca para a inclusão de palavras-chave específicas (keywords). 

Para isso, é essencial analisar com cuidado as palavras-chave através do qual podemos ser interceptados on-line, otimizar o nosso conteúdo para os motores de busca, fornecer links para palavras-chave relevantes com as quais vamos tentar o nosso potenciais visitantes on-line.

Eventualmente, mas não menos importante, a estrutura que damos ao nosso site vai ser interessante tanto para clientes potenciais e para motores de busca.

Conversão

Na fase da conversão, como transformar visitas na loja virtual em vendas? Aumentar a taxa de conversão é o maior dilema de qualquer comércio eletrônico. Perguntas como “por que a maior parte dos usuários deixam o site sem comprar nada?” e “como reduzir o abandono de carrinhos que já tinham produtos selecionados?” povoam a mente dos empreendedores voltados para o segmento online.

Uma vez que você atraiu visitantes do site, o próximo passo é converter esses visitantes em leads, reunindo suas informações de contato. No mínimo, você vai precisar seus endereços de e-mail. 

Algumas das ferramentas mais importantes na conversão de visitantes para clientes potenciais incluem:

  • Formulários
  • Solicitar à ação
  • Landing Pages
  • Contatos

Assim, criar uma lista confiável de e-mails vai demandar seu tempo e vai exigir sua paciência para descobrir o que exatamente seu público deseja. Pense sempre que, por trás de uma conta de e-mail, existe uma pessoa com desejos, carências, objetivos e, principalmente, necessidade de consumo. Então você não pode ir catalogando simplesmente e-mails, o seu banco de dados irá conter pessoas, isto é, clientes.

Conclusão

Depois do processo de conversão, vamos começar logo a partir da lista de contatos a entrar na terceira seção de operação, a fase de encerramento. A primeira avaliação será feita para compreender o estágio de conversão dos nossos contatos, nem todo mundo vai estar pronto para uma oferta comercial, para alguns, teremos atividades destinadas a ganhar a sua confiança para que não saiam correndo e gritando. 

Uma boa maneira de cultivar o relacionamento com o cliente em potencial, sem ser muito invasivo, é o envio pelo correio, enviando uma série de e-mails direcionados e relevantes para os seus interesses, o que pode tornar-se decisivo para convencê-lo a uma possível compra.

Lealdade

Chegado ao final da fase de vendas, certamente a fase mais importante para a nossa reputação on-line é a lealdade.

A chave para ter clientes satisfeitos, convencido de suas escolhas e tão dispostos a recomendar os nossos produtos também para seus contatos, é cultivar uma relação que não é apenas puramente comercial, mas também pessoal. Assim, teremos uma base de clientes que vai seguir-nos em nossas decisões, apoiando-nos com suas sugestões, comentários, críticas construtivas.

A base ideal para seguir em canais sociais também é gerenciar o atendimento ao cliente. Mas isso é outra história.

O aumento da taxa de conversão está diretamente ligado ao investimento na qualidade desses dois itens. E aí? Eles estão contemplados a contento no seu e-commerce?

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