A importância do design para o Inbound Marketing

A importância do design para o Inbound Marketing

Conteúdo do leitor Uma estratégia de Marketing de Atração (Inbound Marketing) eficiente não está baseada somente no conteúdo de alta qualidade. Embor

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Conteúdo do leitor

Uma estratégia de Marketing de Atração (Inbound Marketing) eficiente não está baseada somente no conteúdo de alta qualidade. Embora a produção de conteúdo seja vital para esse novo tipo de marketing, o design ainda é a tradicional “porta de entrada” dos usuários para o seu site ou blog, assim como para as ofertas que sua estratégia de inbound produz. Se você caiu de paraquedas neste artigo e não sabe muito bem – ou não sabe nada – do que se trata, pode acessar e ler este artigo esclarecedor sobre o que é Inbound Marketing.

Vamos exemplificar: se você produz um excelente e-book ou landing page com design pobre, certamente os possíveis clientes que estarão no meio do processo de fidelização vão estranhar seu trabalho. Da mesma forma, se suas landing pages não têm um layout comprometido, é certo que suas conversões serão prejudicadas. Esses descuidos com o design podem comprometer seriamente o seu projeto de marketing de atração.

Mas o que significa, exatamente, considerar o design em um projeto de Inbound Marketing? Abaixo, vamos listar algumas das preocupações que seu projeto de marketing de atração deve ter com relação ao design.

Site ou blog?

Já sabemos que, para um projeto de Inbound Marketing, é necessário ter uma plataforma, seja um blog ou um site. Essa plataforma deve, necessariamente, ter um layout de boa qualidade, pois é nesse ambiente que a maioria das conversões será realizada.

Já que não há uma regra clara sobre qual tendência de layout deve ser utilizada, o mais importante é manter uma unidade entre o tipo de layout da plataforma – site ou blog – e das suas ofertas. Explico melhor: se seu site adota o flat design – para saber mais sobre essa tendência, leia este post –, seus materiais devem seguir a mesma identidade visual: design limpo, com ícones simples e sem muitos efeitos, com cores destacadas, porém combinadas. A mesma ideia vale para o logo da sua marca.

E-books

E-books são ferramentas muito úteis para uma campanha de marketing digital. Porém, só escrever belamente um e-book, sem se preocupar com o layout dele, é um erro grave. Isso porque além do que está escrito – que deve ser sempre o mais importante, claro –, a forma do que está escrito também conta. Afinal, forma também é conteúdo, pois é pensando em como organizar o texto em um livro digital que levamos, também, a informação aos leitores.

Há, vale lembrar que um layout atraente para e-book pressupõe, como dito anteriormente, manter a identidade visual do seu material. Experimentar tipos parecidos para a escrita e apostar nas mesmas cores utilizadas no site ou blog são duas dicas que podem ajudar a manter a identidade visual dos seus livros digitais.

Landing page

As landing pages também necessitam de um layout atraente. Consideradas como a porta de entrada para as suas ofertas – e-books, planilhas, white papers etc. –, as landing pages devem ser voltadas à conversão dos usuários. Ou seja, devem oferecer uma ótima experiência de navegação, convergindo para a conversão.

Para isso, é fundamental que suas landing pages tenham botões que influenciem nas conversões, com call to action, sempre respeitando a identidade visual nos materiais.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais destacadas de uma campanha de inbound marketing. Hoje em dia, não basta pensar em um layout responsivo para suas campanhas de e-mail marketing focadas no inbound marketing. É necessário pensar primeiro no mobile. Se quiser se aprofundar mais no conceito de mobile first, veja mais nesse artigo.

Um layout ideal para e-mail marketing deve derrubar um mito muito comum entre quem produz e-mail marketing: não é necessário recheá-lo de links ou imagens para atrair clientes. Quanto mais limpo for o design e mais clara a experiência de navegação, melhor será para o usuário.

Redes sociais

Não há como ter um “design próprio” para redes sociais, já que as plataformas – os sites em si – não são das empresas que anunciam nelas, mas os próprios posts, ainda mais quando se tratam de imagens, devem ser esteticamente bem feitos. O layout dos posts, que devem ser originais, precisa manter a identidade visual (cansamos de falar disso, mas é necessário!) e também apostar no engajamento do leitor. Afinal, o real interesse, ao fazer inbound marketing nas redes sociais, é atrair o usuário para converter-se em leads para o seu negócio.

Se quiser saber mais sobre dicas de design para inbound marketing, há vários outros artigos de agências e blogueiros que podem lhe ajudar. O mais importante é entender a importância do design para suas estratégias de marketing de atração e também para o marketing digital do seu negócio!

 

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