Guia com estratégias para aumentar as visitas do seu blog

Guia com estratégias para aumentar as visitas do seu blog

No artigo de hoje, irei falar das principais estratégias que podem ser utilizadas para aumentar as visitas ao seu blog. Creio que seja interessante pa

LinkedIn Pulse: produza, não copie
5 lições de marketing digital do passado
Clube da Permuta: estudante, quanto vale o seu tempo?

No artigo de hoje, irei falar das principais estratégias que podem ser utilizadas para aumentar as visitas ao seu blog. Creio que seja interessante para muitos blogueiros iniciantes aprenderem técnicas para aumentar as visitas do blog.

Um aumento de visitas ao seu blog é sempre bom, não importa que tipo de blogueiro que você seja. A pergunta que todos temos na maioria das vezes, é como chegar a aumentar as visitas sem ter que gastar dinheiro em publicidade? Aqui eu apresento as melhores técnicas para aumentar suas visitas.

Aumentar visitas não é algo muito complicado de se fazer, mas é preciso de ter empenho de dedicação para trabalhar o conteúdo.

estrategia-trafegoblog

Mas … Como gerar o tão desejado tráfego e em uma base contínua?

A primeira coisa é ser coerente com seus artigos e ter um conteúdo de qualidade e atraente para que você possa receber o tráfego através dos vários sites e blog. Seus visitantes irão ficar e continuar por mais tempo.

Saiba que tudo evolui tão rápido que em pouco este artigo pode não ser tão eficaz.  A blogosfera é tão grande que para o seu site/negócio se tornar visível exige uma série de etapas para gerar uma série de links e obter o tráfego de várias fontes e automaticamente. 

Então deixo aqui algumas estratégias para você aumentar o tráfego para o seu blog e seu negócio e com excelentes resultados.

Estratégia de nicho de mercado

A coisa mais importante quando se inicia um negócio é encontrar um nicho de mercado, que nós gostamos que sejamos apaixonados, sobretudo, rentável. Muitas vezes omitir esta etapa pode se tornar o pior erro de começar o nosso blog, como é o fundamento de todas as empresas, ser fundada para ser lucrativa, saudável e bem sucedida.

Iniciar um negócio on-line não é simples e leva tempo, e é por isso que encontrar um nicho de mercado é fundamental quando iniciar o seu negócio.  Uma grande vantagem é saber sobre o nicho de mercado para o qual você vai fazer, já que uma das coisas mais importantes em um negócio on-line é promover um grande conteúdo, que ajuda as pessoas que estão dentro do seu nicho.

Estudar o mercado é essencial para saber quanta demanda existe para o que você vai oferecer e se você tem o potencial para ter um negócio rentável.

É por isso que é importante fazer pesquisa de mercado, mas felizmente para estudarmos os nichos de mercado podemos utilizar o Ubersuggest que permite você buscar determinadas palavras-chaves e receber as informações sobre o quanto a demanda e a competição tem um nicho em que você pensou.

Sempre olhe para as várias combinações de palavras-chave que estão relacionados com a sua ideia de negócio. O Ubersuggest oferece uma ferramenta completa para fazer sua pesquisa de mercado e avaliar se o seu nicho é rentável.

Encontrar o seu nicho de mercado não é tão difícil, mas se destacar nele sim, faça uma autoanálise e honestamente determinar o que você gosta, o que você ama. Sabendo disso, encontre uma grande ideia de negócio. Encontrar um nicho é o primeiro passo para iniciar o seu negócio, se você almeja espírito de iniciativa e independência que as pessoas têm com o seu próprio negócio. O primeiro passo para o sucesso é determinar qual nicho de mercado é seu.

Estratégia de Networking

A primeira tática é aumentar as visitas para alavancar sua rede atual. Se você trabalha em um projeto como um empreendedor solitário, você provavelmente sabe que uma das chaves para qualquer negócio é o networking.

Se por sorte, tem conseguido desenvolver nos últimos anos uma rede de bons contatos, a primeira coisa que você precisa fazer depois de ter montado o seu blog e você tem 3 ou 4 bons artigos para ler, é informar a todos que você está lançando uma nova aventura e os mais importantes estão na sua lista de contatos (o maior apoio que você pode chegar à frente deste novo projeto), eu recomendo tomar o tempo para se encontrar com eles para tomar um café, ir para algum evento ou comer junto com eles para explicar em detalhes como e por que de seu novo projeto.

Esta é a forma mais imediata de gerar tráfego e aumentar os visitantes do seu blog e não se esqueça, porque permite que você aproveite o trabalho que você fez antes.

Estratégia de curadoria de conteúdo

Curar conteúdo desempenha um momento muito importante para ter um blog de conteúdo fresco. Há sempre a inspiração própria, então você deve criar uma boa lista dos meios de comunicação que o inspiram para ajudá-lo a aprender coisas novas todos os dias, então assim, ir melhorando o seu capital de conteúdo para compartilhar com seus leitores.

Estratégia de comentários

Esta é uma das técnicas mais fáceis e simples que você pode colocar em prática. A técnica de divulgação por meio de comentários pode ser feita por qualquer um, mas requer alguns cuidados:

  • Escreva seus comentários com o mínimo de erros de ortografia e/ou de coerência e coesão.
  • Tente sempre comentar por primeiro em posts de blogs que recebam um alto tráfego e que estejam relacionados ao seu nicho de mercado.
  • Procure comentar em blogs que já recebem um alto número de comentários.

Você também pode ler abaixo algumas dicas para ganhar mais visitas comentando em outros blogs para elevar esta técnica a um nível de eficiência muito maior.

1.1 – COMENTAR EM BLOGS DE ASSUNTOS SEMELHANTES

Mas talvez você possa escolher blogs onde os usuários e comentadores acham interessante o assunto que você escreve. Por exemplo: em um blog sobre mídias sociais (que não trata, basicamente, sobre mídias sociais) eu poderia divulgar o meu, pois alguns leigos no assunto da podem acabar se interessando e, talvez, vir a tornarem-se leitores fidelizados.

1.2 – O NÚMERO DE VISITAS DO BLOG

Geralmente blogs com altos índices de tráfego podem lhe trazer mais visitas, já que a chance de outros visitantes lerem seu comentário e se interessarem por ele é muito maior.

1.3- NÚMERO DE COMENTÁRIOS NO BLOG

Blogs onde os debates geralmente são extensos e os artigos recebem muitos comentários são os melhores para colocar na sua lista já que, geralmente, um novo comentador analisa os comentários anteriores para ter embasamento do que falar. Portanto, a chance de alguém ler seu comentário também aumenta nesses blogs.

1.4 – BLOGS DE OPINIÃO

Artigos opinativos recebem muitos comentários, e participar de discussões como estas geralmente pode lhe trazer boas visitas. Claro que você não precisa retirar de sua lista blogs que não opinam, mas os que criam opiniões (principalmente controversas) recebem bons comentários.

Tente criar uma lista de pelo menos 10 a 20 blogs que entram nessas considerações. Pode parecer um número extenso, mas atualmente existem tantos blogs sobre o mesmo assunto que fica muito fácil fazer esse trabalho.

Estratégia em mídia social

As Redes Sociais e agregadores de conteúdo são sites onde você pode divulgar seus próprios posts e participar de discussões acerca de outros assuntos enviados e com outros usuários das redes. É um dos métodos mais utilizados atualmente, sendo parte essencial de uma estratégia de otimização de mídias sociais.

Utilizar agregadores de conteúdo pode dar o sustento inicial de sua relevância e autoridade no nicho que você atua, pois você mantém contato direto com um grande número de pessoas com quem pode compartilhar várias ideias.

[ctt tweet=”Sem promoção não há conversão, invista em seu conteúdo. http://ctt.ec/ZIneS+ via @101startup” coverup=”ba82j”]

1.1 – UTILIZE O TWITTER PARA AUMENTAR O TRÁFEGO

O Twitter é um  certamente um dos melhores serviços para a divulgação de informação. E tudo o que recebe uma grande quantidade de usuários é uma potência onde você pode divulgar seu trabalho.

Você pode aplicar algumas dicas para divulgar com eficiência o seu blog no Twitter e ganhar visitas gradativamente:

  • Zele de seus tweets: Compartilhe o que seus seguidores querem ler, focando principalmente o nicho no qual o seu blog está inserido.
  • Dê RT’s com frequência: compartilhe também o que os outros estão dizendo.
  • Sempre publique alguns conteúdos durante o dia, não precisar ficar enchendo a timeline de informação, mas nunca abandone os seus seguidores.

1.2 – CRIE UMA PÁGINA NO FACEBOOK

O Facebook se tornou um dos melhores meios de divulgação, devido à alta adesão do serviço por parte dos brasileiros, por isso é interessante usarmos este meio para melhorar as visitas em nossos blogs.

Uma das principais dicas que dou para aumentar as visitas a partir do facebook, é você entender como funcionar o Edgerank que é o algoritmo do facebook responsável por exibir os nossos conteúdos aos fãs, então é de suma importância, conhecer os usuários e os horários de pico da sua página.

Como sempre antes de entrar em táticas, quero ressaltar mais uma vez que se você vai ao Facebook sem uma estratégia clara de divulgação, é provável que perca muitas horas de seu tempo e obtenha resultados muito pequenos.

Há questões importantes serão respondidas:

  • Quais são seus objetivos?
  • Quem é seu público? Quais são suas necessidades? Onde eles moram, quantos anos?
  • O que pretendemos para o Facebook? Que sabor você quer deixar na boca de seus fãs?
  • Como você vai medir o sucesso ou o fracasso?

Antes de agir, pensar. Ter ideias claras é um enorme valor. Minha recomendação é usar Facebook para estabelecer o contato humano com as pessoas, educar e ao mesmo tempo entreter.

1.3 – CRIE UMA PÁGINA NO GOOGLE +

O Google + é a rede social criada para brigar com o Facebook, mesmo o Google + não ter deslanchado aqui no Brasil, ainda, divulgar o conteúdo no Google + é importante porque o Google + é GOOGLE.

Atualmente, usuários mais comuns são profissionais de mídia digital, webmasters e desenvolvedores de conteúdo para blog de tecnologia, internet, redes sociais, etc. Se o seu site cai nestas categorias, usar o Google + é uma excelente maneira de encontrar o tráfego qualificado no seu blog ou website.

3 dicas para ganhar tráfego do Google +:

  1. Publique regularmente seu conteúdo no Google +
  2. Segmentar seus círculos: Crie círculos para determinados tipos de perfis que tem adicionado.
  3. Pergunte sobre seu nicho: Nem tudo que você publicar no Twitter e facebook precisa ir para o G+, pergunte aos usuários que conteúdos eles querem.
  4. Uma dica do Rand Fishkin da SEOMOZ é que primeiro divulgue seu conteúdo no Google +, pois ele é indexado instantaneamente pelo Google.

1.4 – CRIE SEU PERFIL NO PINTEREST

O Pinterest pode ser uma ótima maneira de conduzir o tráfego e de sensibilização para o seu blog/marca. Uma das maneiras mais úteis de direcionar o tráfego para seu site através de Pinterest é fazer com que seu blog seja amigável para esta Rede Social. Essencialmente, isso quer dizer, que o site deve ter imagens visualmente interessantes e que sejam fáceis de adicionar a Pinterest.

Os critérios mais importantes que devem ter um site ou blog é o interesse visual. O Pinterest é uma rede social onde as pessoas compartilham fotos e fazem boards temáticos. Por exemplo, muitas pessoas criaram boards com imagens de roupas, acessórios, calçado, infográficos, etc. Se você tem um blog dedicado à moda, você tem uma oportunidade dentro desta rede social se você incluir uma variedade de imagens.

Um ingrediente essencial para tornar seu site amigável para Pinterest é a capacidade de pinar uma imagem. Embora qualquer pessoa com o botão “Pin it” no seu navegador possa compartilhar imagens. Adicione o Pin Button em seu site ou blog e deixe os usuários trabalharem por você pinando suas imagens.

Estratégia com o slideshare

Atualmente existem vários lugares para publicar conteúdo na web e, provavelmente você quer que o seu conteúdo esteja bem posicionado nos mecanismos de busca. Um lugar que pode ser benéfico, em termos de ranking nos mecanismos de busca, é o Slideshare.

Como qualquer mídia social, se você é um networker ativo no Slideshare comentando, favoritando, juntando-se grupos e linkando para slideshows, a possibilidade de aumentar a sua visibilidade de seu slideshow e backlinks é bem maior.

Se você é como eu, você tem meia dúzia de apresentações do PowerPoint no seu computador que não estão fazendo nenhum trabalho para você. Carregue-as para Slideshare!

Criar uma apresentação eficaz – capaz de capturar a atenção dos usuários sem fazê-los dormir na cadeira é uma verdadeira arte, mas há diversos truques que podem ser usados, e assim, aproveitar o potencial do Slideshare para compartilhar a apresentação mais tarde.

O Slideshare se encaixa em qualquer estratégia de conteúdo. Sou um grande crente em marketing de conteúdo: em essência, é ele é responsável por interligar pessoas, relacionamentos, estratégias de otimização e compartilhamento de conteúdo.

Estratégia SEO

As técnicas de SEO também devem ser usadas quando queremos aumentar as visitas a partir da busca orgânica, principalmente do Google, e, geralmente, da mais alta qualidade.

Sugiro que gaste pelo menos 60% do seu tempo livre para divulgar o seu blog a aprender cada vez mais técnicas de SEO para utilizar em seu blog. É desta forma que você montará um índice de tráfego que não será abalado com o tempo e que te proporcionará, ao futuro, um “descanso” a mais na hora de divulgar o seu blog.

Uma das principais maneiras de aumentar as visitas ao seu blog é claro, tentar escrever para os seus leitores, mas também escrever para o Google. Estou falando de todas as táticas de SEO (confira táticas de SEO para WordPress). A escrita para o Google é coisa séria, ainda mais depois que o Google panda começou a assombrar os blogueiros.

A arte do título é algo que você terá que dominar junto com a arte das palavras-chave. Você tem que entender que as pessoas estão fazendo buscas por termos e associações de palavras. Se você não usar esses termos, é provável que você não vá receber todo o tráfego que você poderia receber ser tivesse usando palavras-chaves que muitos outros blogs não estão utilizando.

Isto é muito, muito frequentemente, especialmente em pessoas que têm muita experiência em um assunto particular. Muitas vezes, usam termos que estão corretos, mas são termos que não atingem os novatos e, neste caso, você está perdendo uma boa fatia de leitores.

SEO é uma ótima maneira de aumentar as visitas ao seu blog porque é um tráfego altamente segmentado. As posições no ranking tendem a ser muito estável ao longo do tempo. E algo muito importante é não o conceito da Cauda Longa (long tail). Sem compreender isso, provavelmente, você não conseguirá aumentar as visitas.

Estratégia de RSS FEED

 Assinatura por Feed é algo que hoje em dia muitos blogs usam. É uma opção muito importante para o blog que devemos dar alguma importância. O Feed de um blog é algo que o usuário pode tomar como referência para acompanhar as atualizações do blog, por isso é de extrema importância manter a alimentação de nosso blog, à vista dos visitantes.

1.1 – MAS QUAL A VANTAGEM DE DISPONIBILIZAR UM FEED?

A principal questão de disponibilizar ou não os Feeds é esta. Por que devo disponibilizar os Feeds do meu blog se, assim, o pessoal só vai ler pelo agregador e eu não vou receber nem visitas.

Feeds lembra a palavra “fidelizar”, não é mesmo? Então, essa é uma das características de um serviço de Feeds. Um leitor só assina seus Feeds se gostar muito de seu blog e quer lê-lo todo dia! Claro que talvez o número de visitas acabe diminuindo, mas isso nem sempre é ruim.

Eu assino os Feeds de vários blogs, e quando me dá na telha, eu sempre dou uma passadinha no blog para comentar ou ver os arquivos antigos do blogueiro, já que não são disponibilizados nos Feeds. Seus leitores que assinam seus feeds vão fazer o mesmo quando tiverem vontade.

1.2 – FEEDS COMPLETOS, CERTO?

O maior erro cometido pelos blogueiros iniciantes (e talvez os mais avançados) é disponibilizar apenas a introdução de seus textos nos feeds. Isso afugenta muitos e muitos assinantes. Hoje, simplicidade é tudo. E uma coisa muito chata é ter que abrir uma página sempre que precisar lê-la. De que vale o Feed, então?

Eu chego a ficar triste ao ler um bom blog e, ao assinar os Feeds, ver aquela porcaria de duas linhas toscas. Não faça isso em seu blog, ou eu nunca vou assinar seus Feeds.

Estratégia de e-mail marketing

O E-mail Marketing é uma técnica de divulgação das mais antigas e que, tem sido abordada em peso nos principais blogs profissionais em atividade. Quando você tem uma boa estratégia de e-mail marketing, você consegue que seus assinantes visitem seu blog e se gostarem do conteúdo o compartilhará. Mas não é o suficiente implementar uma estratégia e esquecê-la, você tem que sempre atualizar e encontrar novas formas de continuar a atrair os leitores para o seu blog. Isto está muito conectado com uma estratégia de conteúdo. Então deixe-me dizer-lhe os pilares que você deve ter em mente ao usar o e-mail marketing

  • Capturar subscritores sempre que puder e sem parecer agressivo;
  • Definir um cronograma de envio de campanhas e convidar os leitores ao visitarem conteúdo novos e antigos.
  • Torne-se fã dos autoresponders para entregar conteúdo automaticamente para seus assinantes.

Se você não sabe muito sobre isso, eu convido você a descobrir como criar uma boa estratégia com o curso e-mail marketing para iniciantes.

Estratégia de autor convidado

Os Guest Posts são artigos que você publica em outros blogs, como um blogueiro convidado. É uma enorme potência a ser explorada na blogosfera brasileira. Os blogueiros estrangeiros já utilizam a técnica há muito tempo para ganhar dinheiro online.

Para divulgar com eficiência, procure primeiramente um blog com assunto idêntico ou semelhante ao seu e que receba um índice de visitas maior do que o que você recebe. Depois, escreva um texto com assunto que ainda não exista neste blog, com a máxima qualidade possível, e submeta-o para o dono do blog, dizendo por que motivos você quer ter este post publicado por lá. Seja rápido e simples, sem firulas.

Quais são os benefícios do Marketing de Artigos?

  • Prestígio e visibilidade: Publicar bons artigos ou textos especializados durante certo tempo e em diferentes meios joga a favor da nossa marca, aumentar a nossa popularidade e permitir que as pessoas saibam da nossa existência ou começar a reconhecer-nos como uma autoridade no nosso nicho. A médio e longo prazo, resultar em novos clientes e mais oportunidades de emprego e serviços nos meios sociais.
  • Mais Visitas: Ao colocar um link do nosso projeto ou blog em um artigo escrito para outro, aumentaremos o número de visitantes ao nosso blog, ganhando leitores fiéis.
  • Link Building: O marketing de artigo é outra grande estratégia para a construção de Link Building. Desta forma, podemos obter links de qualidade e melhorar a nossa posição. Bonus track: Coloque palavras-chave (relacionados com o nosso blog) no link de texto âncora que aparece no final do artigo, bem como o corpo do texto.
  • Habilidades Pessoais: Escrever para os outros com freqüência nos obriga a nos esforçamos e dar uma atenção especial à escrita. Com o tempo, adquirimos  experiência necessária para melhorar a nossa escrita e os nossos próprios conteúdos.

Estratégias de anúncios

1.1 – Comece com o Google AdWords

Com o Google AdWords você pode publicar anúncios no Google, você estará trabalhando o posicionamento de sua marca, sempre que os seus potenciais clientes procurem os produtos ou serviços que você oferece. A parte interessante disso, é que os anúncios só são exibidos aos usuários que pesquisarem seus produtos, este tráfego é de alta qualidade.

1.2 – Criar anúncios do Facebook

Facebook permite segmentar os anúncios para mais de um bilhão de usuários por país, características demográficas e interesses.

No entanto, se o que você quer é gerar tráfego para o site, escolha o tipo de anúncio para promover o seu site e não sua página na rede social.

A perseverança, consistência e paciência

Existem muitas outras maneiras de aumentar as visitas, mas citei aqui as que são mais importantes, são os alicerces sobre os quais repousa a geração de tráfego para um blog.

O blog é como trabalhar para uma empresa é algo que temos que tomar como uma atividade no médio e longo prazo, pois são uma série de pequenas contribuições se somam e, finalmente, acaba sendo uma coisa muito boa e importante para seu negócio.

Se você é um empreendedor solitário ou proprietário de uma MPE acho que o blog pode ser a pedra angular de toda a sua estratégia de marketing e pode desenvolver aqui um canal de comunicação direto com seus clientes.

COMMENTS

WORDPRESS: 13
  • comment-avatar

    Novo artigo => Guia com estratégias para aumentar as visitas do seu blog http://t.co/z7pUomEiZs

  • comment-avatar

    Novo artigo => Guia com estratégias para aumentar as visitas do seu blog http://t.co/amtlsJGLUi

  • comment-avatar

    Guia com estratégias para aumentar as visitas do seu blog http://t.co/a6S1VzqvrF

  • comment-avatar

    RT @brunounix: Novo artigo => Guia com estratégias para aumentar as visitas do seu blog http://t.co/amtlsJGLUi

  • comment-avatar

    Guia com estratégias para aumentar as visitas do seu blog – No artigo de hoje, irei falar das principais… http://t.co/pv5aTjkRdl

  • comment-avatar

    Guia com estratégias para aumentar as visitas do seu blog – No artigo de hoje, irei falar das principais… http://t.co/6Hody9qb1u

  • comment-avatar

    Bruno, aprendi muito com seu texto, pois sou novata na área. Era isso que eu estava precisando e procurando.
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos e experiencias publicamente. Continue assim.

    Parabéns!

  • comment-avatar

    Tenho que concordar com você, paciência e consistência são a chave. O trabalho diário e consistente de gerar conteúdo de qualidade e divulgar não dão resultado da noite para o dia, justamente aí que muita gente desista. Excelentes dicas, obrigado!

  • comment-avatar

    Guia com estratégias para aumentar as visitas do seu blog http://t.co/0VBEo1edfl
    #marketingdigital #midiasocial

  • comment-avatar

    Guia com estratégias para aumentar as visitas do seu blog http://t.co/snIwA38QwJ #midiasocial

  • comment-avatar
    Paulo Barros 4 anos

    Você força as pessoas curtir sua pagina isso não é bom cara, eu pelo menos, não quero ter que voltar nunca mais aqui!!

    • comment-avatar

      Eu não forço!!

      Em cima tem um botão de fechar, se pessoa quiser curtir, ela curte, se não é só fechar a janela,

  • comment-avatar

    Parabéns suas dicas são de grande valo são muito boa para pessoas que agora esta aprendendo com blogs http://www.photoshoponline.inf.br/

  • DISQUS: